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QUALIDADE E MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "QUALIDADE E MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE E MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO
FÁBIO PINHEIRO

2 Qualidade e Melhoramento da Produção
Todas as operações, não importa quão bem gerenciadas, são capazes de melhoramento. As abordagens e técnicas de melhoramento Melhoramento da produção Gerenciamento da Qualidade Total

3 1 Melhoramento Revolucionário
1.0 Abordagens de Melhoramento 1 Melhoramento Revolucionário Baseado em “inovação” Mudança grande e dramática na forma como a operação trabalha Ex: introdução de uma máquina nova.

4 2 Melhoramento Contínuo
Abordagens de Melhoramento 2 Melhoramento Contínuo Presume mais e menores passos de melhoramento incremental. Ex: simplificar a seqüência de questões quando se faz reserva em um hotel

5 “kaizen significa melhoramento.
Melhoramento Contínuo “kaizen significa melhoramento. Quando aplicada para o local de trabalho, kaizen significa melhoramentos contínuos envolvendo administradores e trabalhadores de forma igual”

6 Melhoramento Revolucionário Melhoramento Contínuo
Efeito Curto prazo, mas dramático Longo prazo de duração, mas não dramático Passo Passos grandes Passos pequenos Armação de tempo Intermitente e não incremental Contínuo e incremental Mudança Abrupta e volátil Gradual e constante Envolvimento Seleciona alguns “campeões” Todos da organização Abordagem Individualismo – idéias e esforços individuais Coletivismo – esforços de grupos e abordagem de sistemas

7 Melhoramento Revolucionário Melhoramento Contínuo
Fonte BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda – Administração da qualidade e da produtividade – abordagens do processo administrativo – São Paulo: Atlas, 2001. Melhoramento Revolucionário Melhoramento Contínuo Estímulos Inovação tecnológica, novas invenções, novas teorias Know-how tradicional e estado da arte Riscos Concentrados, “todos os ovos em uma mesma cesta” Dispersos, muitos projetos simultaneamente Requisitos Práticos Requer grande investimento, mas pequeno esforço para mantê-lo Requer pequeno investimento, mas grande esforço para mantê-lo Critérios de Avaliação Resultados por lucro Processos e esforços por melhores resultados

8 Ciclo PDCA A filosofia do melhoramento contínuo Kaizen tem como sua mais conhecida representação o ciclo PDCA, que pode ser definido como um método gerencial para promover a melhoria contínua.

9 As 4 fases do PDCA: Plan planejar Do fazer Check verificar Action agir
Prof.: Fábio Pinheiro

10 P = plan (planejar) Nesta etapa são definidas as metas que se deseja atingir, geralmente, anuais. As metas devem relevar pontos importantes como as tendências de mercado, os fornecedores, a situação política do país e do mundo. Após definidas as metas, deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las.

11 D = do (fazer) Aqui todos os envolvidos com as ações são treinados nos procedimentos que têm como base as metas estabelecidas, realizam as atividades e colhem dados, para a fase de verificação. É a fase de implantação do planejamento.

12 C = check (verificar) Esta é uma etapa puramente gerencial, verificando se as ações executadas estão de acordo com as metas estabelecidas. Os dados utilizados são aqueles coletados na etapa anterior, que são analisados e comparados com o planejado (fase planejar).

13 A = action (agir) Nesta etapa, a atuação é corretiva, ou seja, caso a operação realizada não esteja de acordo com o planejado, deve-se atuar corretivamente através de planos de ação para correção de rumo visando a meta estabelecida. Deve-se voltar à fase planejar e revisar as metas já atingidas traçando novos desafios, procedimentos, etc.

14 Sistemas de Padronização
Em função dos desafios e obstáculos impostos pelo cenário atual de intensa concorrência, as empresas têm buscado melhorar o desempenho e reduzir custos, através da implantação de alguns programas de gestão. Dentre as várias ferramentas utilizadas por empresas que buscam a Gestão da Qualidade Total, destacam-se: Padronização de Processos Programa 5S Certificação através do ISO 9000.

15 Padronização de Atividades
Uma organização que não possui padrões de suas atividades de rotina nunca poderá garantir a qualidade do que faz. A padronização pode ser definida como a unificação dos indivíduos segundo modelos aceito por um grupo.

16 Padronizar com Sucesso
O que é padronização de processos? É uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho, sem prejudicar a sua flexibilidade. Padronizar com Sucesso Criar uma estrutura para a padronização. Executar os passos para a padronização. Monitorar e acompanhar o processo evolutivo da implementação e atualizá-lo quando necessário.

17 5 “S” e suas vantagens Seiri Senso de utilidade
Seiton Senso de arrumação Seiso Senso de limpeza Seiketsu Senso de asseio pessoal Shitsuke Senso de disciplina Reduz a necessidade de controle Facilita a execução das tarefas Evita perdas Divide a responsabilidade Reduz custos

18 ISO 9000 O nome genérico ISO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados com a sistematização de atividades para garantia da qualidade. ISO garantir a qualidade de um produto após as fases de projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.

19 Benefícios da Padronização:
utilização adequada dos recursos; uniformidade no trabalho; registra o conhecimento tecnológico; facilita o treinamento do pessoal; melhora o nível técnico do pessoal; evita desperdício do tempo.

20 TQM Com a ampla abertura do mercado, a nível mundial, as organizações sabem que não bastam ser as melhores em sua região, mas que precisam ser de classe mundial e preparadas para concorrerem em qualquer parte do mundo.

21 Gestão da Qualidade Total (TQM)
Esta conscientização alavanca o crescimento em termos de competitividade, reduzindo custos, melhorando a qualidade e colocando o foco nos clientes, esses, cada vez mais exigentes, quanto à qualidade. A Gestão da Qualidade Total é a ferramenta gerencial que potencializa a melhoria de produtos/serviços, neste atual panorama de intensa concorrência.

22 segurança na utilização motivação da equipe
5 Itens - TQM qualidade intrínseca custo baixo pontualidade segurança na utilização motivação da equipe

23 Qualidade Intrínseca Significa garantir a qualidade do produto ou serviço que se produz independente da manifestação do cliente. As organizações devem planejar e executar o trabalho de forma a garantir que, ao final do processo, a qualidade esteja conforme o proposto, isto é, atender as especificações dos clientes.

24 Custo Baixo O objetivo é trabalhar com custos baixos, na aquisição de insumos, na operação, no desenvolvimento de fornecedores, etc. Este, pode representar uma maior competitividade da organização, ou até mesmo a sua sobrevivência. Custo baixo não significa preço de aquisição baixo, este pode ser reduzido, entretanto, pode representar muitos custos adicionais associados com a falta de qualidade.

25 Pontualidade Com o advento do conceito de baixos níveis de estoques, onde as entregas de insumos são pulverizadas, assim, questão da pontualidade passa a ser fundamental para não interromper a produção. Hoje, muitos fornecedores estão suprindo diretamente na linha de produção de seus clientes.

26 Segurança na Utilização
É garantir aquilo que está se produzindo. A qualidade também deve estar presente durante o consumo e utilização dos produtos ou serviços pelo cliente, e não apenas quando é fabricado. Assim, confiabilidade e durabilidade tornam-se importantes nesta questão.

27 Motivação da Equipe TQM tem como base o ser humano, e não poderia ser pequena a preocupação com a capacitação e motivação da equipe. Entende-se que o funcionário motivado produz com mais qualidade, e as organizações devem estar sempre pesquisando o clima interno e relacionamento das equipes. Indicadores de absenteísmo, de acidentes de trabalho, de treinamento, e outros, permitem a tomada de ações para melhoria no ambiente.

28 10 Mandamentos para o TQM Total satisfação dos clientes
Desenvolvimento de recursos humanos Gerência participativa Constância de propósitos Aperfeiçoamento contínuo Delegar responsabilidades Gerência de processos Disseminação de informações Não aceitação de erros Estreitar a relação com os fornecedores (parceria)


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