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Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias Hotel 5 Hotel de Congressos.

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1 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias Hotel 5 Hotel de Congressos Análise da Estratégia

2 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 2 Identificação O Hotel 5 pertence ao grupo Ciprotur. Localiza-se na ilha de Sta. Maria. A unidade tem 64 quartos standard, 18 family suites e 5 suites sénior. Possui uma sala de reuniões com 240 m 2, com capacidade para 220 pessoas em plateia, 100 em escola e 170 em U.

3 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 3 Análise do Meio Envolvente Contexto Nacional CONTEXTOTendência Económico Moeda única. Estabilidade económica. Sócio-cultural Aposta nos congressos para aproximação dos clientes internos e externo. Político Legal Afrouxar das fronteiras na Europa. Tecnológico Novas tecnologias para transmissão de dados. Evolução nos transportes aéreos.

4 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 4 Modelo das Cinco Forças ao Sector do Turismo de Congressos Segmento Potencial de novas entradas Elevadas barreiras à entrada devido à complexidade da cadeia de valor associada ao sector. Conclusão: Baixo Pressão de produtos substitutos Ausência de produtos substitutos no sector. Conclusão: Alta Poder negocial dos fornecedores Baixo poder negocial dos fornecedores visto não haver dependência para a execução do serviço. Conclusão: Alta Poder negocial dos clientes Elevado poder negocial devido à disponibilidade de muita informação do mercado da concorrência. Clientes bem informados Conclusão: Baixo Rivalidade entre concorrentes actuais Elevada concorrência no sector Conclusão: Baixa Conclusão final Atractividade média-baixa

5 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 5 Recursos da Empresa –Recursos Humanos: Tem 28 trabalhadores qualificados; Formação contínua; Acompanhada de critérios de qualidade. –Recursos financeiros: Situação bastante estável e sólida. –Recursos Organizacionais: Implementação do sistema de qualidade; Avaliação periódica da satisfação dos clientes e fornecedores.

6 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 6 Factores Críticos de Sucesso Factores críticos de sucesso do turismo de congresso Competências do Hotel5Competências a desenvolver Qualidade do serviçoRecursos humanos formadosFormação contínua Facilidades para eventosDisponibilidade de salas Actividades extra congressos- Observação submarina - Passeios a pé e a cavalo - Pesca desportiva - Caça - Passeios de barco - Praia e piscina - Turismo histórico e cultural - Animação nocturna Golfe Organização técnicaApoio técnico no localFormação especializada AcessibilidadeParcerias com entidades locais para melhorar transporte terrestre e aéreo de forma a baixar custos e reduzir distâncias Restauração-Serviço adequado -Diversificação da ementa Especialização em gastronomia local

7 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 7 Factores críticos de sucesso do turismo de congresso Competências do Hotel5 Competências a desenvolver Atractividade do destino- Destino atractivo- Parcerias com entidades locais para promover adequadamente a imagem da ilha e do hotel Envolvente- Elevada hospitalidade- Promover, juntamente com entidades locais, o clima ameno e agradável durante todo o ano e Paisagem exótica Segurança- Boa- Promover a imagem do destino como um destino seguro Alojamento- Serviço standard e aumentado - Capacidade reduzida Factores Críticos de Sucesso (cont.)

8 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 8 Adequação Estratégica do Hotel 5 Factores críticos de sucesso Competências centraisDisponibilidadeQualidadeImagemNovidade Alojamento4444 Facilidades para congressos4433 Restauração4444 Actividades extra-congressos3435 Pontuação: Insuficiente (1) a Excelente (5)

9 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 9 Análise SWOT Pontos Fortes - Oferta de espaços privilegiados para realização de congressos. - Realização de actividades extra- congressos originais, tirando partido da envolvente. - Especialização da cozinha do hotel em gastronomia local. - Organização do evento e apoio logístico disponibilizado pelo hotel. Pontes Fracos - Localização periférica em relação à concorrência. - Capacidade limitada. - Carência de animação nocturna. Oportunidades - Construção de um Campo de Golfe - Construção de Marina - Construção de um Poli-desportivo - Abertura do Grupo SATA para facilidades de transporte aéreo - Melhoria nos transportes marítimos inter- ilhas Sugestões - Aposta na realização de eventos desportivos. - Criação de roteiro gastronómico. Sugestões - Negociação com o Grupo SATA para atribuição de lugares a preços especiais para grupos. - Aliança estratégica com entidades locais para desenvolvimento de animação nocturna.

10 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 10 Análise SWOT (cont.) Pontos Fortes -Oferta de espaços privilegiados para realização de congressos. -Realização de actividades extra- congressos originais, tirando partido da envolvente. -Especialização da cozinha do hotel em gastronomia local. - Organização do evento e apoio logístico disponibilizado pelo hotel. Pontes Fracos -Localização periférica em relação à concorrência. -Capacidade limitada. - Carência de animação nocturna. Ameaças -Vulnerabilidade do turismo de congressos a determinados acontecimentos (ex: sismos, crises económicas) e ao efeito moda. - Surgimento de outras unidades hoteleiras igualmente dirigidas para turismo de congressos, em outros destinos nos Açores, com preços mais competitivos. Sugestões - Criação de departamento especializado para a captação de turismo de congressos, investindo na promoção junto às empresas nacionais. Sugestões - Aposta em novos mercados, nomeadamente nos emigrantes e nos nórdicos, oferecendo pacotes atractivos.

11 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 11 Análise Comparativa Factores Críticos de Sucesso Hotel 5 Sta. Maria Hotel S. Miguel Hotel Madeira Hotel Lisboa Hotel Algarve Hotel Porto Qualidade do serviço Facilidades para eventos Actividades extra-congressos Organização técnica Acessibilidade Restauração Atractividade do destino Envolvente Segurança Alojamento = Muito fraco; 5 = Médio; 10 = Muito forte

12 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 12 Matriz de Produtos-Mercados Mercados – Segmentos de Clientes Famílias Empresas (Congressos) Empresas (Deslocados em serviço) Outros Alojamento ??? Restauração ??? Ginásio ??? Sala Congressos??? Organização eventos??? - Já servido ??? – Potencial incerto Sem potencial

13 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 13 Modelo de Ansoff Produto/Serviço ActualNovo Mercado Actual Penetração no mercado - Aumentar a utilização - Conquistar quota Extensão do produto - Ampliação do ginásio - Criar polidesportivo Novo Extensão do mercado - Servir mais segmentos através de captação do turismo de congressos Diversificação - Utilizar o polidesportivo para atrair organizações desportivas (estágios, torneios, etc.…)

14 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 14 Missão – Objectivos - Estratégias MissãoObjectivosEstratégias Missão: Providenciar um local de repouso e convívio de qualidade para as famílias que visitam a ilha de Sta. Maria.

15 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 15 Missão – Objectivos - Estratégias Objectivos financeiros: –Aumentar o volume de negócio; –Conquistar quota de mercado; –Melhorar os resultados. Objectivos não financeiros: –Implementar os sistemas de qualidade; –Aumentar a notoriedade como destino de famílias e como turismo de congressos; –Melhorar o nível de serviço.

16 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 16 Estratégia Atendendo aos objectivos definidos, a estratégia a adoptar passa pela diversificação do produto a oferecer ao cliente. Além do produto Sol e Praia destinado ao mercado das famílias, a empresa irá fazer um esforço para captar igualmente um novo segmento de mercado, as empresas nacionais, com vista à realização de congressos, apostando assim num novo produto.

17 Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias MBA – Estratégia Empresarial, Maio de 2006Jeana Carvalho /Manuela Pereira/ Milena Dias 17 Estratégia (cont.) Vantagens competitivas Identificadas: –Envolvente; –Segurança; –Novidade. Aposta na diferenciação. Segundo o Modelo das Estratégias Genéricas de Porter, a vantagem competitiva direccionar-se-á para a Diferenciação num mercado restrito (Foco com diferenciação). Diferenciação simbólica.


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