A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Orientação geográfica Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Orientação geográfica Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Orientação geográfica Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP

2 Orientação Um dos aspectos mais importantes para a utilização eficaz e satisfatória de um mapa diz respeito ao sistema de orientação empregado por ele. O verbo orientar está relacionado com a busca do oriente, palavra de origem latina que significa nascente. Assim, o nascer do Sol, nessa posição, relaciona-se à direção (ou sentido) leste, ou seja, Oriente. O emprego dessa convenção está a um dos mais antigos métodos de orientação conhecidos.

3 Orientação Esse método baseia-se no movimento aparente do sol, assim: O braço direito na direção do nascer do sol, apontando, para a direção leste ou oriental; O braço esquerdo na direção na oposta, em direção onde o sol se põe (horizonte) – oeste ou ocidental. Conseqüentemente, a frente estará voltado para o norte, setentrional ou boreal; E as costas indicará a direção sul, meridional ou austral.

4 Orientação pelo Sol

5 Orientação pelo Cruzeiro do Sul Cruzeiro do Sul ("Crux") é a constelação mais conhecida e mais reconhecível do hemisfério sul, apesar de que há outros grupos de estrelas que podem formar uma cruz e ser confundidas com o Cruzeiro do Sul, especialmente a Falsa Cruz, não muito distante. Diferente do hemisfério norte, onde a estrela Polaris (Estrela Polar - North Star) aponta efetivamente ao norte, no hemisfério sul não há uma estrela que aponte para o sul. O Cruzeiro do Sul, por sua facilidade de reconhecimento, é usado para indicar o sul.

6 Orientação pelo Cruzeiro do Sul Para reconhecer o Cruzeiro do Sul, procure a "Intrometida", uma pequena estrela de pouco brilho do lado direito do centro da constelação (veja o desenho). Às vezes, em tempo nebuloso ou quando há muita luz ambiente, a intrometida é difícil de ver. Neste caso existem duas outras estrelas que você pode encontrar para indicar que você está vendo o Cruzeiro do Sul "verdadeiro". estas são as Estrelas Alpha Centauri e Beta Centauri.

7 Orientação pelo Cruzeiro do Sul Existem duas formas de usar o Cruzeiro do Sul para nos orientar ao Sul: "Estender" por 4,5 vezes a haste mais comprida da Cruz, formado por Acrux e Gacrux Traçar uma linha perpendicular entre as estrelas "Guardiãs da Cruz", também como "Apontadoras", Alpha e Beta Centauri; onde cruzar com uma linha estendida da haste mais comprida da cruz

8 Orientação Tomando por base as direções norte, sul, leste e oeste como os principais pontos cardeais, pode-se construir a chamada “Rosa do ventos”, a qual contém direções intermediárias estabelecidas com o intuito de auxiliar a orientação do usuário.

9 Localização de pontos (lugares) na superfície da Terra Com o intuito de determinar a localização precisa de pontos na superfície, pode-se dividir a Terra em partes iguais, denominadas hemisférios.

10 Localização de pontos (lugares) na superfície da Terra De acordo com o sistema de convenções adotado: Hemisfério Norte localiza-se ao norte da linha do equador. Hemisfério Sul localiza-se ao sul da linha do equador; Hemisfério Oriental localiza-se a leste do meridiano de Greenwich. Hemisfério Ocidental localiza-se a oeste do meridiano de Greenwich.

11 Paralelos e Meridianos Paralelo: são as linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido horizontal, paralelamente a linha do equador. Portanto, a maior circunferência que corta a Terra é a linha do equador. Meridiano: são as linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido vertical, paralelamente ao meridiano de Greenwich e passam pelos pólos sul e norte e cruzam-se entre si, nesse pontos, semelhante ao gomos de um mexerica.

12 Latitude e Longitude Latitude: é a distância dada em ângulos de qualquer ponto da superfície da Terra em relação a linha do Equador. Existem 180 paralelos, sendo 90 no hemisfério norte e 90 no hemisfério sul, sendo o 0º a linha do Equador e 90º o pólo norte ou sul, distinguindo-os pelos hemisfério norte ou sul. Os locais próximos ao equador tem valor baixo, pois estão mais próximos a linha do Equador. Esses pontos são chamados de baixa latitude. Os locais situados próximos aos pólos apresentam valores alto, pois estão mais distantes da linha do Equador. Esse pontos são chamados de alta latitude.

13 Latitude e Longitude Longitude: é a distância dada em ângulos de qualquer ponto da superfície da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. Existem 360 meridianos, sendo 180 no hemisfério Oriental e 180 no hemisfério Ocidental, sendo o 0º o meridiano de Greenwich.

14 Latitude e Longitude

15 Coordenadas Geográficas São um conjunto das linhas de latitude (paralelo) e longitude (meridiano) que se cruzam entre si e servem para localizar qualquer ponto na superfície da terra.


Carregar ppt "Sistema de Orientação geográfica Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google