A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de capacitação de Monitores: Dinâmica de Grupo Março de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de capacitação de Monitores: Dinâmica de Grupo Março de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de capacitação de Monitores: Dinâmica de Grupo Março de 2012

2 TRABALHO COM OS GRUPOS DE PROFESSORES Mediação e coordenação. Importância do trabalho do Monitor. Liderança Bom relacionamento com os integrantes do grupo Garantir a participação de todos os integrantes do grupo Garantir resultados.

3 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO Explicitação das regras de funcionamento. Finais de semana 8 horas por dia, totalizando 16 horas por final de semana. Controle do tempo para as intervenções dos integrantes do grupo, garantindo que todos possam participar, sem monopolização. Evitar temas que não estão em pauta. Discussão e propostas sobre as expectativas de aprendizagem, da forma como está definido no protocolo da Oficina.

4 ORGANZAÇÃO DO TRBALHO EM GRUPO Início dos trabalhos por grupo Apresentação do monitor ao grupo, falando de forma muito geral sobre o projeto e o papel que ele irá exercer Tempo provável: 5 minutos Apresentação dos integrantes do grupo,destacando a expectativa de cada um em relação a sua participação no projeto. “ Aquecimento”- tempo provável: 20 minutos. Apresentação do Video- tempo provável: 20 minutos. Apresentação projeto “ Parâmetros da Educação Básica de Pernambuco” ( Power-point)- tempo provável: 50 minutos Tempo para perguntas: 20 minutos

5 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO Leitura do documento: Ler atentamente o documento sobre Parâmetros Curriculares, enfocando a parte que estará em discussão no dia. Tempo para leitura- 40minutos Dinâmica da discussão: Lingua Portuguesa: Por eixos Matemática:Por áreas EJA ( Língua Portuguesa e Matemática) Tempo provável: 5 horas no primeiro dia 2ºdia: tempo provável 7 horas. Conclusões- 1 hora

6 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO. Nas GREs em que seja possível utilizar apenas um datashow,as seguintes atividades do primeiro dia de discussão serão conjuntas para os quatro grupos: Apresentação do vídeo Apresentação do Power-point. Os quatro monitores deverão se apresentar rapidamente.As demais atividades serão realizadas nos grupos específicos.

7 PONTOS POLÊMICOS Questões polêmicas poderão ser remetidas a outro final de semana, previsto para a discussão Neste caso, o CAEd deverá ser informado por Caso haja necessidade, os especialistas serão contatados para prestar esclarecimentos ao monitor. Fica a critério do CAEd avaliar a necessidade do envolvimento do especialista. Quando as questões polêmicas aparecem no final de semana em que a discussão termina, não é possível protelar a solução.Neste caso as questões, mesmo que conflitantes são encaminhadas.

8 PONTOS POLÊMICOS -2 Em relação aos pontos polêmicos e às divergências: Deverá haver empenho na construção de Acordo. Nenhuma proposta será objeto de votação. Todas as propostas do grupo, mesmo conflitantes, deverão constar da Ficha Síntese elaborada pelo Monitor. O encaminhamento das propostas conflitantes já pode ser considerado um acordo. As propostas serão encaminhadas às Comissões de Especialistas.

9 OBSERVAÇÕES GERAIS A frequência dos professores nos grupos de trabalho deve ser verificada em todos os turnos durante a realização da Oficina O instrumento utilizado será a lista de Presença. A frequência deverá ser encaminhada ao CAEd a cada final de semana por meio do , A desistência do monitor ou outros impedimentos deverão ser comunicados ao CAEd o mais rápido possível.


Carregar ppt "Oficina de capacitação de Monitores: Dinâmica de Grupo Março de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google