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Objetivos do estoque  Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos.

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1 Objetivos do estoque  Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes. Quanto maiores as quantidades estocadas, maiores serão os custos de manutenção. Quanto maior for a quantidade do pedido, maior será o estoque médio e mais alto será o custo de mantê-lo. O objetivo é encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total.  Objetivos de nível de serviço: devem ajustar-se os custos de manter e de pedir de modo que sua soma seja minimizada. Uma vez que o nível de estoque cresce explosivamente com disponibilidades elevadas, o nível de serviço utilizado, na maioria das vezes, é menor que 100%. Deve-se obter o maior equilíbrio possível entre a produção e o custo total de estoque, de um lado, e o nível de serviço prestado aos clientes, de outro lado.

2 Supply Chain  Tem como uma das principais finalidades agregar valor ao cliente sob diversas formas  Valor agregado ao cliente pode ser entendido como proporcionar ao cliente produtos e serviços que têm um valor maior do que os oferecidos por concorrentes em mercados semelhantes  O valor para o cliente pode ser interpretado como o valor presente da diferença entre o que ele estaria disposto a pagar pelos produtos e serviços do fornecedor menos o que o fornecedor recebe como receita, isto é, o preço que o cliente paga.  Outra interpretação do valor percebido pelo cliente consiste na melhor combinação entre qualidade, serviõ ao cliente, preço e prazo de entrega para os produtos e serviços demandados pelos clientes.

3 Supply Chain  É preciso tomar cuidado na análise e considerar que existe um efeito em cascata nas margens de venda. A margem de venda do fabricante vai incidir sobre toda a sua estrutura de custos.  A cadeia de suprimentos, supply chain, surge como proposta de solução, que parte do preço que o consumidor final estaria disposto a pagar pelo produto ou serviço e aplica-se um desconto para se chegar ao preço final de venda. Esse desconto ou diferença é o valor agregado para o cliente. A partir daí, o cálculo é feito para trás, aplicando margens de venda consistentes para todos os integrantes para se chegar aos respectivos preços de venda.

4 Supply Chain  Para que uma empresa desenvolva uma estratégia de supply chain, ela deve começar avaliando a cadeia total de logística em que atua vis-à-vis a seus objetivos do negócio.

5 Desafios da Inovação  Para conseguir sua rápida e bem-sucedida implementação, alguns desafios devem ser superados:  É fundamental ser sagaz na implementação  Diferenciar as diversas categorias, que vão desde os que tendem a adotar a inovação com presteza até aqueles que tendem a resistir a ela  Características intrínsecas à inovação, que quando comparadas com a tecnologia vigente, oferecem significativa vantagem relativa, alta compatibilidade, baixa complexidade de utilização, alta facilidade de experimentação antes da adoção e, por último, ampla visibilidade  A baixa complexidade requer reconhecer necessidade de adaptação de pessoas, organizações, além é claro, da própria inovação como requisito efetivo para perseguir a adoção.

6 Desafios da inovação  Estágios da inovação que precisam ser respeitados para ter sucesso: estabelecer o que se pode fazer, fazer a combinação entre as oportunidades tecnológicas sensoriadas no mercado e os problemas identificados na organização, ajustar, reconhecendo as percepções dos afetados pela mudança e adequando o nível de complexidade segundo essas percepções, informar, criar rotina.  Schumpeter popularizou o conceito de que inovar é influenciar a destruição criadora.  Existe porém uma versão atualizada da teoria da destruição criadora, que explica a verdadeira importância da tecnologia disruptora não é que vai simplesmente substituir produtos existentes, mas que constitui um poderoso meio de ampliar mercados e oferecer novas funcionalidades.


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