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Apoio ao Aluno Para Sucesso da Aprendizagem. Mini-curso Planejamento, Estruturação e Gestão de Curso e Disciplina a Distância Janae Gonçalves Martins,

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1 Apoio ao Aluno Para Sucesso da Aprendizagem

2 Mini-curso Planejamento, Estruturação e Gestão de Curso e Disciplina a Distância Janae Gonçalves Martins, Dra Fernando José Spanhol, M.Eng.

3 ROTEIRO Histórico; Conceitos; Tecnologias básicas; Visão de Procesos;

4 Desde os tempos mais remotos, o homem vem Produzindo Tecnologias O tambor, a fumaça, a dança, os gestos, o olhar, o som da voz....

5 1970 Tec. Tec. de Treinamento Instrutor Meio Ambiente Mainframe Terminal de impressora Transistor Fornecido fita cassete para aquisição da teoria Prática de sistema em sala de aula A maioria altamente técnicos Sem experiência em treinamento A necessidade de se especializar cada vez mais no ensino O estrondo da Tecnologia da Informação

6 1995 Tec. Tec. de Treinamento Instrutor Meio Ambiente Online tele-tutoring passa de fixador para provedor de soluções De instrutor para tutor e facilitadror Internet Videoconferência

7 2005 Tec. Tec. de Treinamento Instrutor Meio Ambiente

8 Uso da tecnologia como meio de suporte de processos que visam melhorias nos procedimentos existentes na educação. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO

9 TECNOLOGIA(S) Mídia: teleconferência, videoconferência, meios digitais – http, vídeo; Hardware: PC, palmtops, celular, TV, …; Comunicação: Com fio, sem fio (wireless); Processos: modelos, atividades, metodologias; Sistemas de Informação: desenvolvimento voltado à web, java, banco de dados, entre outros;

10 Recursos Didáticos Material Impresso Telefone Fax TV/Vídeo/DVD Teleconferência Videoconferência Computador TV Digital Internet AVA

11 Educação a Distância - EaD A EaD é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes. (Arétio, in Ibánez, 1996, p. 10)

12 GERAÇÕES DE EAD 1ª Geração de EaD: surge em Ensino por correspondência 2ª Geração de EaD: 1970 e Rádio-educação e a Teleducação – via satélite e kits de materiais impressos 3ª Geração de EaD: Internet 4ª Geração de EaD: ??

13 O Caminho trilhado em EaD por algumas instituições internacionais

14 Início de atividades em EaD no Brasil AnoInstituição/Programa 1904Lançamento de cursos por correspondência anunciados em jornais do RJ 1922 e 1925 Rádio Sociedade do RJ (Roquete Pinto) 1978MEC e Fundação Roberto Marinho: Telecurso 2º Grau e Supletivo do 1º Grau atualmente Telecurso Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC): Pós-Graduação via videoconferência

15 VÍDEO-AULA E MATERIAL IMPRESSO

16 TELECONFERÊNCIA

17 VIDEOCONFERÊNCIA Discada - IP

18 VÍDEOCONFERÊNCIA Vídeo usando LIBRAS

19 VÍDEO STREAMING

20 MEIOS DIGITAIS

21 VÍDEO STREAMING (ii): vídeo-chat

22 CONTEÚDO: ANIMAÇÕES

23 REALIDADE VIRTUAL

24 Educação através de Aventura

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26 Jogos; Cabri-géomètrec; Logo; RPG; Resolução de Problemas

27 Estruturação da Educação a Distância

28 Definição dos objetivos/finalidades macro da EaD e,as especificidades de cada setor, bem como indicação das tecnologias e recursos humanos pertinentes. Apresentação dos diversos setores operacionais e seus relacionamentos (organograma); Indicação/revisão layout da programaçao visual;

29 Estruturação da Educação a Distância Quadro de pessoal necessário com devidas atribuições das atividades de cada um, formação acadêmica e competências desejáveis para atuação em cada área; Programa de capacitação e aperfeiçoamento (inicial e continuado) para toda a equipe, em suas áreas específicas (elaboração de conteúdos, tutoria, editoração/reprodução de mídias etc.); Customizaçao da plataforma específica para EaD, integrado ao site institucional.

30 Metodologia para concepção Estruturação da Educação a Distância Educação Corporativa Desenvolvimento de Competências Individuais e Organizacionais Consecução da Estratégia e Aumento do Desempenho Papel da Educação a Distância: Como planejá-la? Como estruturá-la? Como obter resultados concretos? ? Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

31 Planejamento da Educação a Distância Corporativa Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo 3o PassoDiagnosticar a Cultura Organizacional 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais Estabelecer a Estratégia de educação à distância 5o Passo Próximas etapasPróximas etapas Definições TáticasDefinições Táticas Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

32 1º Passo: Conhecer a Estratégia Organizacional Estruturação da Educação a Distância -Conhecer integralmente o foco do negócio de sua organização; -Conhecer detalhadamente o planejamento estratégico e as táticas de sua organização; -Saber como se dá o processo de planejamento estratégico; -Acessar e apoiar os agentes decisores do banco para um melhor planejamento da organização. Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

33 2º Passo: Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual Estruturação da Educação a Distância -Identificar as lacunas entre o sistema de aprendizagem atual e a estratégia organizacional existente; - Em 80% dos casos, a estratégia de aprendizagem é inadequada (VINTEN, 2000). - Analisar o sistema de aprendizagem atual, elegendo competências envolvidas, processos de planejamento educacional e verificação de resultados obtidos; Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

34 3º Passo: Diagnosticar a Cultura Organizacional Estruturação da Educação a Distância Implantação da EaD = Mudança Organizacional Uma das principais variáveis influenciadoras do sucesso ou fracasso na operacionalização de mudanças organizacionais. Cultura Organizacional Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

35 3º Passo: Diagnosticar a Cultura Organizacional (continuação) Estruturação da Educação a Distância Invisíveis a olho nu mas determinantes: - Sua percepção sobre EaD; - Valores; - Sentimentos; - Estrutura de poder informal. Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

36 3º Passo: Diagnosticar a Cultura Organizacional Estruturação da Educação a Distância Cultura favorável à Educação a Distância (EaD) -Aprendizagem permanente; - Organização focada no desenvolvimento de competências; - Valorização do on-the-job learning; - Descentralização no planejamento de carreira; - Foco na gestão do conhecimento; - Foco na autonomia; - Apoio da alta gerência; - Aprendizagem integrada a sistemas de RH. Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

37 4º Passo: Mapear as Competências Organizacionais e Individuais Estruturação da Educação a Distância Competências Organizacionais Conjunto de características organizacionais que tem o potencial de garantir a consecução exitosa de sua estratégia. Inclui valores, conhecimentos, habilidades, capital estrutural e de clientes. A partir da estratégia organizacional, mapear um conjunto de competências organizacionais e individuais. Modelo de Competências Mapear e descrever os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o alcance dos objetivos organizacionais e associá-los a diferentes cargos e/ou atividades organizacionais. Competências Mapeadas Banco de Competências

38 4º Passo: Mapear as Competências Organizacionais e individuais (continuação) Estruturação da Educação a Distância Gestão do Conhecimento Gerenciamento dos ativos de conhecimento da organização para que esses estejam disponíveis a todos que necessitam dentro da organização, a qualquer momento. Objetos de Conhecimento Módulos de Conteúdo Módulos de EaD Portal Corporativo do Conhecimento Banco de Competências

39 5º Passo: Estabelecer a Estratégia de EaD Estruturação da Educação a Distância - Identificar oportunidade ou problema a ser equacionado (o que se quer com a EaD); - Especificar o relacionamento entre a política aprendizagem e outros subsistemas organizacionais; - Estabelecer antecipadamente como os resultados serão avaliados; - Garantir uma compreensão global dos pressupostos de EaD; -Estabelecer o escopo - Será interno ou envolverá a cadeia produtiva?

40 Exemplos de Melhores Práticas em Planejamento de EaD Corporativo Cisco Systems, IBM, Dell Computers, GTE, Shell, Unipart, Rockwell Collings, U.S. Navy EaD focada no negócio Planejamento detalhado e criterioso Suporte e comprometimento da alta gerência Integração da EaD com outras estratégias: GC, carreira e avaliação de desempenho Forte endomarketing Redução de custos com capacitação (BOWLES, 2002)

41 Exemplos de Melhores Práticas em Planejamento de EaD Corporativo Cisco Systems, IBM, Dell Computers, GTE, Shell, Unipart, Rockwell Collings, U.S. Navy Equilíbrio nas fontes de conteúdo: pacotes prontos, desenvolvimento customizado e desenvolvimento interno Desenho instrucional cuidadoso – Aprendizagem 1o; Tecnologia 2o. Estabelecimento de parceria com a área de tecnologia da informação Apropriado mix de atividades on-line e presenciais Gerenciamento por competências (BOWLES, 2002)

42 EaD - Tijucas EaD – Bal. Camboriú

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44 Princípios Didáticos Autonomia; Aprendizagem colaborativa e cooperativa; Interação e interatividade; Avaliação contínua e diagnóstica.

45 É estimulada quando os estudantes compreendidos como seres autônomos, gestores de seu processo de aprendizagem, capazes de se autodirigir e autoregular. Autonomia Interdependência Compartilhamento Responsabilidade Aprender a aprender

46 Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa É a relação compartilhada que se estabelece entre os participantes para realização de atividades de interesse comum. Integração Coletividade Compartilhamento Equipes Atividades interativas Diálogos

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48 Interação e Interatividade Envolve a troca constante das experiências do grupo por meio de ferramentas e atividades organizadas. Participação Partilha INERENTE A APRENDIZAGEM

49 Coordenador; Professor(a); Aluno(a); Apoio técnico; Articulação pedagógica. Interação dos Atores do Processo

50 A mediação Pedagógica em EaD: professor - aluno A mediação pode se manifestar quando o professor: - Possibilita ao aluno adoção de métodos auxiliares para responder as atividades; - Propõe situações que, estando além das capacidades e conhecimentos já dominados pelos sujeitos, evidenciam o início rudimentar de novas habilidades. (MEDEIROS, 2003)

51 A mediação Pedagógica em EaD: professor - aluno A mediação pode se manifestar quando o professor: - Possibilita ao aluno adoção de métodos auxiliares para responder as atividades; - Propõe situações que, estando além das capacidades e conhecimentos já dominados pelos sujeitos, evidenciam o início rudimentar de novas habilidades (MEDEIROS, 2003).

52 A mediação pedagógica em EaD: professor - aluno A mediação pedagógica do professor torna-se fundamento-chave das ações de todos os envolvidos no processo educacional. As várias formas de linguagem, os artefatos culturais, como, por exemplo, o computador a Internet, etc.

53 Processos: Evolução Histórica do Paradigma Educacional

54 Possibilidades da Educação a Distância Inclusão social Novas formas de construção do conhecimento (pró-atividade) Novas formas de Interatividade (tecnologias de comunicação) Flexibilizar formatos de oferta de cursos Reutilização de conteúdos Domínio de ferramentas tecnológicas Valorização do autodidatismo e a velocidade do aprendizado Valorização do trabalho em equipe, negociação, capacidade de síntese, criatividade

55 Interação do Aluno Interação com a interface do curso; Interação com os conteúdos para adquirir a informação necessária para formar a base do conhecimento; Interação entre colegas; Interação com o professor e com especialistas; Interação com redes sociais; Interação com o seu contexto.

56 Avaliação A avaliação é um contínuo desafio ao processo ensino-aprendizagem, pois além dela revelar a postura do educador e os princípios que norteiam a sua prática pedagógica, favorece a tomada de decisões e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes (UNIVALI - ProEn, 2002, p. 91)

57 Avaliação Interações entre: alunos X professores, aluno X aluno, aluno X conteúdo, aluno X tecnologia.

58 Formas de avaliação para EaD Avaliação presencial Avaliação a distância Avaliação mista Auto-avaliação

59 Formas de avaliação para a EaD Avaliação presencial O Decreto de 1998, no seu artigo 7 o, determina que a avaliação do rendimento do aluno, para fins de promoção, certificação ou diplomação, realizar-se-á no processo por meio de exames presenciais, de responsabilidade da Instituição credenciada para ministrar o curso, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto autorizado. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2002)

60 Aluno Professo r Ambiente de Aprendizagem Aluno Avaliação Fonte: Adaptado de Freitas (2001) Avaliação em EaD

61 A avaliação mista É aplicada tanto a distância como de modo presencial, durante a realização de um curso ou disciplina. Avaliação em EaD

62 Auto-avaliação Integra unidades didáticas ou módulos. Exercícios construídos pelo professor, realizados e corrigidos pelo próprio aluno, com gabaritos on-line ou presentes no material impresso.

63 Devem ser definidos previamente e estar de acordo com os objetivos traçados no Plano de Ensino CATEGORIAS: raciocínio; habilidades de compreensão e análise; habilidade de síntese; método de trabalho; atitudes; Critérios de avaliação (BORBA,1999)

64 Planejamento em EaD O planejamento envolve reflexividade crítica sobre os objetivos e as metas que se deseja alcançar. Ele permite a intervenção pedagógica de forma mais pontual.

65 Planejamento em EaD Envolve variáveis de duas naturezas: macro micro Souza (1999)

66 objetivos da instituição; finanças; equipe de gestão e técnica-educacional multidisciplinar; recursos em Tecnologia da Informação - TI; fornecimento de produtos em TI; apoio aos estudantes; análise da estrutura. Macro planejamento

67 Uma metodologia de trabalho em EaD envolve: pedagogos, designers, especialistas de conteúdo, em TI entre outros. Micro planejamento

68 Projeto Meneghel (2002) define nove fases na etapa de projeto de um curso a distância: 1. decisão do assunto do curso; 2. definição do perfil do aluno; 3. descrição do módulo: conteúdo, objetivos, avaliação da aprendizagem;

69 Projeto 4.listagem dos recursos; 5.definição do estilo do curso na Internet; 6.descrição da seqüência do módulo; 7.decisão dos recursos e das ferramentas; 8.desenho dos storyboards; 9.integração storyboards e ambiente de aprendizagem.

70 Implementação A implementação deve considerar: objetivos, necessidades, perfil dos alunos e professores, conteúdo e limitações técnicas. Envolve grupos específicos que são responsáveis pela execução e manutenção do projeto.

71 LOGÍSTICADE PROCESSOS LOGÍSTICA DE PROCESSOS

72 SoluçãoProdutosServiços EaD Graduação, Sequencial Cursos de Especializa- ção Cursos de Capacitação Instructional Design Formação, capacitação e gestão da equipe de suporte ao aluno a distância Preparação/adequação de material didático (impressso, videoaula, CD- ROM,...) Capacitação de professores Gestão de projeto de EaD Formação de profissionais para EaD Tecno- logias Plataforma: (LMS) Conteúdo Personalização do LMS Acessiblidade e Usabilidade Digital Desenvolvimento de recursos sob- demanda Integração com sistemas legados Produção de conteúdos digitais Gestão de projetos

73 SoluçãoProdutosServiços Portais de conhe- cimento Framework para criação de portais Produção de conteúdos digitais Consultoria e treinamento em tecnologias para desenvolvimento de portais Desenvolvimento de portais sob demanda Design gráfico para web Desenv. de Sistemas Sistemas para segurança de informa- ção Gestão de projetos de desenvolvimento de sistemas Consultoria e treinamento em tecnologias para desenvolvimento de sistemas

74 Obrigado!! Janae Gonçalves Martins Fernando José Spanhol


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