A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Gestão Pública e de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Econômico Programa « Université des Cadres » (UNICA) Programa « Université

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Gestão Pública e de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Econômico Programa « Université des Cadres » (UNICA) Programa « Université"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Gestão Pública e de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Econômico Programa « Université des Cadres » (UNICA) Programa « Université des Cadres » (UNICA) Apresentação para a ENAP (Brasil)

2 Contexto O MINEFI francês : o maior Ministério da Economia, das Finanças e da Indústria do mundo. Profissões variadas; uma organização vertical. Reforma orçamentária já votada; entrará em vigor no início de 2006.

3 (**) Um servidor que trabalha meio período conta 1 unidade.

4 Contexto das capacitações Conflito social de 1989 : criação dos primeiros seminários inter-diretorias. Fusão Finanças e Indústria : criação do Centro de Aperfeiçoamento de Altos Funcionários. Fracasso da « Missão 2003 ». Criação do Instituto de Gestão Pública e de Desenvolvimento Econômico.

5 O IGPDE 215 servidores. 3 gabinetes, numerosos departamentos. Capacitação, mas não só isso... Públicos diferentes (administração central, ministerial, interministerial).

6 Benoît Chevauchez Diretor-Geral Pesquisa, Estudos e Acompanhamento Comitê para a História Econômica e Financeira da França (1) Nathalie Tournyol du Clos Diretora Programa Université des Cadres Cursos via web e Inovação Pedagógica Realização e Divulgação dos Produtos do Instituto Gestão do Sistema de Informação Marie Deketelaere Diretora Adjunta Philippe Blumenfeld Diretor Adjunto Yves Talaud Secretário-Geral Relação com o Cliente Preparação para Concursos e Exames Profissionais Compras e Mercados Comunicação e Documentação Controle de Gestão Qualidade Gestão Financeira e Contábil, Estágios Externos Gestão de Recursos Humanos e Meios Assuntos Europeus e Internacionais Ciclo de Altos Estudos para o Desenvolvimento Econômico Abertura, Debates e Intercâmbios Capacitação para o Desenvolvimento Pessoal e para a Adaptação ao Emprego Capacitação para a Gestão Pública Capacitação para a Tecnologia da Informação e para a Comunicação Organograma do IGPDE

7 Clientes dos ciclos de formação para os dirigentes De 1992 a 1998 : Ministro e organizações sindicais. De 1998 a 2002 : Ministro e seu Gabinete. Desde 2002 : Secretário-Geral do MINEFI e Diretorias.

8 A Alta Função Pública « à francesa » Dois caminhos de acesso : –As Grandes Escolas (ENA, Polytechnique, Mines) –O concurso interno Dificuldade para capacitar conjuntamente esses dois públicos. Questionamento sobre a gestão dessa Alta Função Pública na França atualmente.

9 Programa Universités des Cadres Desafios Identificar as competências de que precisa o Ministério para realizar a modernização do Estado. Dotar os dirigentes de instrumentos para passarem de uma cultura de meios para uma cultura de resultados. Desenvolver a totalidade dos dirigentes cujas formações iniciais, profissões e experiências sejam muito diferentes.

10 Programa Université des Cadres Ciclos ministeriais, um conjunto de cursos, uma cultura, uma rede O Programa Université des Cadres pretende ser um espaço de participação e de intercâmbio com vistas a contribuir para a criação de uma cultura comum ao MINEFI. Todas as grandes organizações criaram universidades corporativas : no MINEFI, mais especificamente no IGPDE, o Programa Université des Cadres pretende dotar a totalidade dos dirigentes do Ministério de uma cultura de gerenciamento, de modo que estejam aptos a trabalhar com os princípios da nova gestão pública. O Programa Université des Cadres do IGPDE integra a formação dos dirigentes ao longo de suas carreiras.

11 Programa Universités des Cadres Três níveis Os altos funcionários recém ingressados (Ciclo Ministerial de Formação Inicial, CMFI): servidores, 3 semanas de capacitação em setembro, 6 locais, 200 instrutores: professores das Escolas, temporários. O IGPDE reúne os altos funcionários públicos no momento em que são promovidos e nomeados para funções importantes/ estratégicas, em grupos de 40 a 50, oriundos de todas as Diretorias, para um ciclo de dez dias sobre temas ligados ao gerenciamento operacional. Os dirigentes são convidados e reunidos em grupos de 40, para um ciclo de 10 dias sobre gerenciamento estratégico, numa data próxima de assumir suas funções.

12 Université des Cadres Objetivos estratégicos Promover integração (descompartimentar). Desenvolver uma cultura comum. Mobilizar os dirigentes para a mudança. Criar uma rede.

13 ProgramaUniversité des Cadres Objetivos da capacitação de altos funcionários Primeira sessão Gerenciamento e Comunicação Trabalhar sobre os próprios modos de comunicação e gerenciamento (jogos de papéis e outros exercícios). Apreender o que é gerenciamento na função pública hoje e suas diferenças com o setor privado. Refletir sobre o que é conveniente fazer, uma vez nomeado para uma nova função (100 primeiros dias). Adquirir uma visão das conseqüências da reforma orçamentária sobre o gerenciamento e a pilotagem.

14 ProgramaUniversité des Cadres Objetivos da capacitação de altos funcionários Segunda sessão Conduzir o Desempenho Coletivo Conhecer os diferentes procedimentos ligados à qualidade do serviço prestado ao usuário. Compreender as etapas da reconfiguração dos processos. Aprofundar a experiência de pilotagem através dos objetivos. Munir-se de instrumentos de gestão de projetos.

15 ProgramaUniversité des Cadres Objetivos da capacitação de altos funcionários Terceira sessão Compreender os Indivíduos e as Organizações Apreender o contexto da mudança nas organizações. Começar a se apropriar dos conceitos e a usar os instrumentos da sociologia das organizações. Questionar-se sobre a postura gerencial num mundo complexo (psicologia social). Decodificar as relações com as organizações sindicais a fim de gerenciar o diálogo social.

16 ProgramaUniversité des Cadres Objetivos da capacitação de dirigentes Primeira sessão Gerenciamento, Liderança e Comunicação Realizar um diagnóstico de seus próprios modos de comunicação. Refletir sobre as diferenças entre gerenciamento e liderança. Ter uma visão do impacto da reforma orçamentária sobre o gerenciamento estratégico. Procurar saber : Como os outros fazem?

17 ProgramaUniversité des Cadres Objetivos da capacitação de dirigentes Segunda sessão Antecipar e Agir Adotar um olhar prospectivo; refletir sobre o futuro do Ministério da Economia, das Finanças e da Indústria-MINEFI. Analisar as diferentes estratégias de mudança e os pontos de controle/vigilância de cada uma delas.

18 ProgramaUniversité des Cadres Objetivos da capacitação de dirigentes Terceira sessão Compreender as Organizações e os Indivíduos Começar a se apropriar dos conceitos e a utilizar os instrumentos da sociologia das organizações. Questionar-se sobre a postura gerencial num mundo complexo (psicologia social).

19 ProgramaUniversité des Cadres Objetivos da capacitação de dirigentes Quarta sessão Conduzir a Mudança e o Diálogo Social Decodificar as relações com as organizações sindicais a fim de gerenciar o diálogo social. Aprofundar a própria compreensão da condução da mudança. Analisar experiências de condução da mudança e de diálogo social.

20 Programa Université des Cadres Público- alvo Dirigentes : o segundo escalão da administração central (chefes de serviço e subdiretores); o primeiro escalão dos serviços descentralizados (pilotos da ação do Ministério em campo). Altos funcionários : o terceiro escalão da administração central; os segundo e terceiro escalões dos serviços descentralizados. Momento : em ambos os casos, quando assumem as primeiras funções nesses escalões (quando são admitidos/ promovidos nessas novas funções).

21 Programa Université des Cadres Grupos, duração 6 grupos de 40 a 50 pessoas cada um. 2 grupos de dirigentes e 4 grupos de altos funcionários 12 dias para os altos funcionários, 10 dias para os dirigentes, em 4 sessões. Definição dos participantes : conforme o fluxo de nomeações de dirigentes e de altos funcionários. 60 dias de sessões por ano dias / pessoas por ano.

22 Programa Université des Cadres Organização As capacitações são ministradas por consultores. A concepção, a coordenação dos consultores, as melhorias, o fio condutor e o monitormanto permanente cabem à coordenadora responsável. A logística, as inscrições e o acompanhamento dos participantes cabem à equipe (3 gestores de capacitação que acompanham 2 grupos cada um durante todo o ano; um coordenador de orçamento e finanças e um coordenador de intranet).

23 Programa Université des Cadres Organização Os ciclos são compostos de várias sessões: –Altos funcionários: 3 vezes 3 dias + 2 dias –Dirigentes: 3 dias, em seguida 3 vezes 2 dias. Um dia de encerramento e de apresentação conjunta. Primeira sessão: 3 dias seguidos em hotéis próximos de Paris (dinâmica de grupo). As outras sessões acontecem nas instalações do IGPDE, num centro de capacitação de referência. A estada e as refeições são pagas pelo IGPDE a todos os participantes.

24 Programa Université des Cadres Métodos pedagógicos Variados e adaptados : –Quando se tratar de conhecimentos a transmitir : método expositivo, por especialistas. –Quando se tratar de compartilhar experiência : palestras de funcionários com reconhecido saber/experiência, seguidas de debates. –Quando o objetivo for aquisições práticas : método de análise de casos, exercícios em workshops conduzidos por consultores. –Quando se buscar agir sobre os comportamentos : métodos lúdicos, jogos de papéis, testes (MBTI), exibição de filmes, quarteto de cordas etc.

25 Programa Université des Cadres Trabalho com os consultores Optar por não ter um consultor único, mas sim um grupo de especialistas por tema. Coerência do conjunto e articulação entre as diferentes exposições/apresentações : a cargo da coordenadora responsável. Co-construção dos trabalhos diários coordenados pelos consultores, de acordo não só com os objetivos mas também com os resultados dos questionários de avaliação. Trabalho, segundo os consultores, delicado e difícil.

26 Programa Université des Cadres A avaliação pedagógica é fundamental para a condução do programa Efetuada por uma empresa de fora. Os questionários detalhados são regularmente preenchidos e analisados. Os participantes já conhecem a síntese de suas avaliações quando do início da sessão seguinte. As avaliações servem para corrigir as seqüências mal avaliadas de uma sessão para outra. As avaliações servem também para o balanço e as melhorias anuais.

27 Programa Université des Cadres Avaliações em andamento Um balanço do primeiro ano foi feito, com três elementos principais: resultados das avaliações, visão dos consultores e visão dos responsáveis. Uma reunião do Comitê de Orientação foi realizada no final de junho último (todos os chefes de serviço das grandes diretorias). As propostas foram validadas: redução do ciclo dos dirigentes, mudança de alguns conteúdos, manutenção do trabalho conjunto. A montagem dos ciclos para 2004 está em andamento: contratação de novos consultores etc.

28 Programa Université des Cadres Zoom sobre os trabalhos conjuntos À época do CPCS : projetos e relatórios apresentados como capacitação-ação criaram muitas frustrações. Nova fórmula para o Programa UNICA : trabalhos conjuntos apresentados verbalmente, em equipe, de maneira pedagógica, durante o encerramento do ciclo. Um ambiente de trabalho caloroso, apresentações criativas e comprometidas. Uma certeza : é preciso mantê-los e consolidá-los (18 equipes em 2002 e 2003).

29 Programa Université des Cadres Lições após dois anos de experiência Importância do estatuto institucional, da legitimação dos ciclos para e pela instituição. Importância da qualidade logística (ciclos de prestígio, primeira sessão residencial). Papel essencial da coordenadora responsável. Observatório privilegiado das expectativas dos dirigentes e altos funcionários e de seus anseios por reformas.

30 Programa Université des Cadres Lições após dois anos de experiência Área sensível que exige continuidade, mesmo em caso de mudança política. Essas capacitações têm como objetivo atuar sobre os comportamentos: necessidade de agir permanentemente. Problema da pouca disponibilidade dos dirigentes e altos funcionários para capacitações. Necessidade de encontrar a boa distância em relação à política: uma proximidade muito grande fragiliza o dispositivo (ef. CPCS); um distanciamento muito grande compromete a legitimação dessas capacitações.


Carregar ppt "Instituto de Gestão Pública e de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Econômico Programa « Université des Cadres » (UNICA) Programa « Université"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google