A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto Plínio Alexandre dos Santos Caetano Simara Maria Tavares Nunes PET Química USP Ribeirão Preto Plínio Alexandre dos Santos Caetano Simara Maria Tavares Nunes

2 2 IntroduçãoIntrodução 2006 – Criação do Grupo; Temática: Meio Ambiente; Diversos Projetos contemplando a indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão - projetos de extensão universitária, semanas de estudo, dentre outros; I PET Estudos – tema: BIOTECNOLOGIA – Criação do Grupo; Temática: Meio Ambiente; Diversos Projetos contemplando a indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão - projetos de extensão universitária, semanas de estudo, dentre outros; I PET Estudos – tema: BIOTECNOLOGIA.

3 3 I PET ESTUDOS Público-Alvo: Graduandos em Química (Bacharelado e Licenciatura) Público-Alvo: Graduandos em Química (Bacharelado e Licenciatura) Palestras: Palestras: Introdução à Biotecnologia; Introdução à Biotecnologia; Nanotecnologia; Nanotecnologia; Células tronco; Células tronco; Química de Produtos Naturais; e Química de Produtos Naturais; e Transgênicos Transgênicos Público-Alvo: Graduandos em Química (Bacharelado e Licenciatura) Público-Alvo: Graduandos em Química (Bacharelado e Licenciatura) Palestras: Palestras: Introdução à Biotecnologia; Introdução à Biotecnologia; Nanotecnologia; Nanotecnologia; Células tronco; Células tronco; Química de Produtos Naturais; e Química de Produtos Naturais; e Transgênicos Transgênicos

4 4 Trabalho envolveu: Trabalho envolveu: Pesquisas; Pesquisas; Produção material didático; Produção material didático; Divulgação do evento; Divulgação do evento; Uso de recursos multimídias nas apresentações; Uso de recursos multimídias nas apresentações; Apresentações, Vídeos e Material Produzido: Apresentações, Vídeos e Material Produzido: Trabalho envolveu: Trabalho envolveu: Pesquisas; Pesquisas; Produção material didático; Produção material didático; Divulgação do evento; Divulgação do evento; Uso de recursos multimídias nas apresentações; Uso de recursos multimídias nas apresentações; Apresentações, Vídeos e Material Produzido: Apresentações, Vídeos e Material Produzido: Descrição do trabalho

5 5 SondagemSondagem Foi realizado contínuo acompanhamento dos participantes, por intermédio de questionários. Foi realizado contínuo acompanhamento dos participantes, por intermédio de questionários. Ao final, foram realizadas entrevistas e os PETianos também expressaram suas vivências. Ao final, foram realizadas entrevistas e os PETianos também expressaram suas vivências. Foi realizado contínuo acompanhamento dos participantes, por intermédio de questionários. Foi realizado contínuo acompanhamento dos participantes, por intermédio de questionários. Ao final, foram realizadas entrevistas e os PETianos também expressaram suas vivências. Ao final, foram realizadas entrevistas e os PETianos também expressaram suas vivências.

6 6 ResultadosResultados

7 7 Idade dos Participantes

8 8 Curso dos Participantes

9 9 Das Percepções Avaliação Relativa às Palestras Afirmaram ter aprendido muito com as palestras 70 % Afirmaram ter aprendido, contudo sugerem modificações 5% Afirmaram ter sido despertados para o interesse pela área ou ocasionalmente trabalhar em área correlata 45 % Sugerem melhorias no uso de recursos 45 % Avaliaram como adequados os recursos empregados 45 % Avaliaram como adequadas as dinâmicas empregadas 65 % Avaliaram como didáticas as apresentações 50 % Avaliaram como conveniente a escolha do tema, mediante a atualidade 85 % Propuseram Sugestões Gerais 10 %

10 10 Avaliação Relativa ao Material Elaborado pelo Grupo e Distribuído aos Participantes Avaliaram como bem elaborado o material 55 % Avaliaram como adequada a formatação do material 40 % Afirmaram ter visitado o sítio na internet do grupo 10 % Afirmaram ter pesquisado mais à respeito do tema Biotecnologia 5 % Nota Atribuída ao I PET Estudos: 8,2 Nota Atribuída ao Material: 8,6 Auto-avaliação de Participação: 7,2

11 11 Fotos do Desenvolvimento do I PET Estudos, promovido pelo PET Química DQ – FFCLRP - USP

12 12 PETianos Recursos Empregados para Elaboração das Apresentações do I PET Estudos - Biotecnologia Cursos – 10% Dicas e Auxílio Profissional – 20% Recursos Diversos – 30% Web – 50% Livros e Revistas – 40% (adquiridos)

13 13 Avaliação Geral realizada pelo PET Química DQ – FFCLRP – USP Aprendizado na Elaboração de Materiais 40 % Avaliação como atividade completa no que tange ao tripé: Pesquisa, Ensino e Extensão 70 (1) % Avaliação do Desenvolvimento da Atividade Como Fácil 60 % Avaliação da Temática como: 1 – Perfeitamente Adequada / 2 – Adequada (2) 30 % 70 % Nota Atribuída Pelo Grupo à Atividade / Tempo Estimado para Elaboração de Cada apresentação 8,2 12 dias (1) 30% do grupo aponta falhas no quesito extensão, por falta de tempo de divulgação; (2) Outras respostas não obtidas

14 14 Conclusão: Filosofia PET x idéias de Piaget Aprender a fazer e compreender o que é feito Experiência rica para toda a comunidade acadêmica local e, a partir destas informações levantadas: Focaremos melhor nossas próximas açõesConclusão: Filosofia PET x idéias de Piaget Aprender a fazer e compreender o que é feito Experiência rica para toda a comunidade acadêmica local e, a partir destas informações levantadas: Focaremos melhor nossas próximas ações

15 15 BibliografiaBibliografia Laville, C., Dione, J., A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas, Porto Alegre, Bogdan, R., Biklen, S., Investigação Qualitativa em Educação, Portugal, Piaget, J., Fazer e Compreender, São Paulo, Laville, C., Dione, J., A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas, Porto Alegre, Bogdan, R., Biklen, S., Investigação Qualitativa em Educação, Portugal, Piaget, J., Fazer e Compreender, São Paulo, 1978.

16 16 AgradecimentosAgradecimentos Ao Programa de Educação Tutorial, PET, do Ministério da Educação, ao Grupo PET Química DQ FFCLRP USP e à Prof a Dr a Gláucia Maria da Silva, co-tutora do PET Química USP Ribeirão Preto


Carregar ppt "Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google