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TRILHA ECOLÓGICA. INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL AMBIENTAL Objetivo: Traduzir e interpretar uma dada SITUAÇÃO AMBIENTAL NÃO É SIMPLES INFORMAÇÃO, trabalha com.

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1 TRILHA ECOLÓGICA

2 INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL AMBIENTAL Objetivo: Traduzir e interpretar uma dada SITUAÇÃO AMBIENTAL NÃO É SIMPLES INFORMAÇÃO, trabalha com significados buscando firmar conhecimentos, exercitar valores cognitivos, criar perspectivas, suscitar questionamentos, despertar para novos conhecimentos e perspectivas, fomentando a participação da comunidade. Percepção, Curiosidade, Criatividade. Valorização do meio ambiente, agente transformador e multiplicador das concepções obtidas e absorvidas!

3 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Integração SÓCIO-AMBIENTAL º Conhecimento º Conscientização: parte integrante º Mudança de comportamento º Agente transformador e multiplicador º Qualidade de vida PERCURSOS INTERPRETATIVOS

4 TIPOS Temáticos: Um ou mais temas. Finalidade: elaborar uma imagem ou raciocínio específico; compreensão do tema definido. Meio ambiente, flora e fauna. Descoberta: Não obedecem a uma definição prévia de temas. Finalidade: levantamento geral de informação sobre uma região ou simplesmente a aventura. Material pedagógico e/ou informativo / divulgativo As TRILHAS ECOLÓGICAS são percursos interpretativos

5 TRILHAS ECOLÓGICAS INTERPRETATIVAS É uma ferramenta da Educação Ambiental É um instrumento pedagógico muito importante É um percurso orientado metodológicamente

6 TRILHAS ECOLÓGICAS INTERPRETATIVAS TRILHAS, como meio de interpretação ambiental, visam não somente a transmissão de conhecimentos, mas também propiciam atividades que revelam os significados e as características do ambiente através dos elementos originais, por experiência direta e por meios ilustrativos, sendo assim instrumento básico de programas de educação ao ar livre (Pádua & Tabanez, 1997) (Tilden 1967, Ashbaugh & Kordish 1971 apud Possas, 1999) ÁREAS NATURAIS: laboratórios vivos, salas de aula naturais Experimentação direta; interesse, curiosidade, descoberta.

7 GRUPOS-ALVOS Qualquer segmento da sociedade Crianças, adultos, melhor idade Ao homem urbano - tem menor contato Ao homem rural - tem maior contato Às escolas e Universidades - como instrumento de ensino e pesquisa Às famílias - como meio de descoberta da natureza Aos amantes da natureza - para aprofundar conhecimentos Aos indiferentes - como forma de despertar Etc.

8 Trilha UnC IMPLEMENTAR ALUNOS DO ART. 170 COMO GUIAS. IDENTIFICAR UM NÚMERO MAIOR DE ÁRVORES NATIVAS E COLOCAR PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO NAS MESMAS. PLACA COM O MAPA DE TODOS OS PONTOS INTERPRETATIVO DAS TRILHAS. VER ESPÉCIES EXÓTICAS E IDENTIFICAR SEUS PROBLEMAS.( PINUS E UVA DO JAPÃO). IMPLANTAÇÃO DE ÁRVORES FRUTIFERAS.

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14 VANTAGEM DAS TRILHAS yÔnus relativamente baixo. yConstituem um instrumento pedagógico prático e dinâmico, proporcionando uma aproximação à realidade dos assuntos abordados ySuscitam uma dinâmica de observação, de reflexão e de sensibilização. Proporcionam uma diversificação de atividades yPropôem um comportamento a ser adotado

15 OBRIGADO


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