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Curso Técnico de Enfermagem 2012 Enfermeira: Kássia Luz de Oliveira.

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1 Curso Técnico de Enfermagem 2012 Enfermeira: Kássia Luz de Oliveira

2 Para que serve a Nutrição??

3 Nutrição: é a ciência que estuda as diversas etapas que um alimento sofre, desde a sua introdução no organismo – mastigação, até sua eliminação. Ato involuntário após introdução no sistema digestório (digestão, absorção, metabolismo e eliminação dos nutrientes). Alimentos: são substâncias introduzidas no organismo visando promover o crescimento, a reparação dos tecidos, produção de energia e equilibrio das diversas funções orgânicas.

4 S aciar a fome; Combustível para viver > bem-estar e a disposição para as atividades; Demonstrar afeto, carinho; Essa adequação está subordinada: ao momento biológico da vida; aos hábitos individuais (cultural, religião, crença); à situação econômica social; sistema digestório e ao órgão ou sistemas alterados por alguma enfermidade Deve ser suficiente para cobrir as exigências calóricas do organismo, mantendo o peso normal e o equilíbrio corporal.

5 O que são nutrientes? São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades.

6 Nutrientes: fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos; materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição de células envelhecidas,...

7 Os Nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais.

8 FINALIDADES DA NUTRIÇÃO A dieta deve ser equilibrada e completa, tendo 3 finalidades principais: Aporte potencial de energia Aporte de nutrientes Aporte de água e eletrólitos

9 Nutrientes Energéticos: Compostos por carboidratos, que fornecem energia para o corpo realizar diversas atividades. EXEMPLO: deambular, correr, esportes e outros. Principais fontes: Cereais: arroz, milho, trigo, outros. Tubérculos e Raízes: Batata, mandioca, inhame,... Diversos: Pães, massas, biscoitos, outros

10 Nutrientes Construtores Compostos pelas proteínas, responsáveis pela formação e renovação dos tecidos do corpo. EXEMPLO: os músculos, ossos e outros. Principais fontes: Carnes: vermelha(bovinos, suínos), carne branca(aves, peixes), ovos, outros Leite e derivados: queijos, iogurte, outros Leguminosas: feijão, fava, lentilha, grão de bico, outros

11 Nutrientes Reguladores Têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos, conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento do intestino, pois são ricos em fibras. Principais fontes: Verduras: alface, escarola, agrião, couve, outros Legumes: abobrinha, cenoura, pepino, outros Frutas: mamão, laranja, abacaxi, melão, abacate.

12 NUTRIENTES ESSENCIAIS São aqueles que não são produzidos pelo organismo, portanto devem ser obtidos pela alimentação – Aminoácido essencial; São eles: ácidos graxos, e alguns aminoácidos: metiotina( feijão- inicio do cordão genético), lisina (trigo - crescimento ósseo, formação do colágeno), leucina (energia durante exercícios), triptofano (legumes - sensação de bem-estar), treonina (imunidade), fenilalanina...

13 mas..., o que é alimentação equilibrada?

14 PIRÂMIDE ALIMENTAR ADAPTADA À REALIDADE BRASILEIRA

15 BASE DA PIRÂMIDE ALIMENTAR Composta por alimentos fontes de energia (Cereais, Tubérculos e Raízes). Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: Café da manhã: Cereais ou pães. Almoço e jantar: arroz, macarrão, batata. 5 a 9 porções 1 porção equivale a 150 Kcal EXEMPLOS DE PORÇÃO Arroz cozido (branco ou integral) - 4 colheres (sopa) Batata cozida - 1 1/2 unidade Pão de forma - 2 fatias Pão francês - 1 unidade Cereal matinal sucrilhos - 1 xícara (chá) Macarrão cozido - 3 1/2 colheres (sopa)

16 SEGUNDO NÍVEL Representa os alimentos ricos em fibras, sais minerais, vitaminas e água, ou seja, HORTALIÇAS E FRUTAS. 4 a 5 porções 1 porção equivale a 15 Kcal Acelga crua picada -9 colheres (sopa) Alface -15 folhas Berinjela cozida -2 colheres (sopa) Beterraba -2 colheres (sopa) Pepino -4 colheres (sopa) Pimentão cru -3 colheres (sopa) Tomate -4 fatias GRUPO HORTALIÇAS EXEMPLOS DE PORÇÃO Devem entrar nas principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outros pratos.

17 GRUPO FRUTAS 3 a 5 porções 1 porção equivale a 35 Kcal Banana prata -1/2 unidade Goiaba -1/4 unidade Laranja pêra -1 unidade Maçã -1/2 unidade Mamão papaya -1/3 unidade Manga -1/2 unidade Melancia e melão -1 fatia EXEMPLOS DE PORÇÃO Deve entrar na alimentação em grande variedade, e são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos.

18 TERCEIRO NÍVEL A adaptação brasileira subdividiu este nível de acordo com qualidade protéica de cada tipo de alimento, hábitos alimentares e a contribuição de micronutrientes de cada tipo de alimento. São a principal fonte de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Também fornecem proteínas, necessárias para o crescimento. GRUPO LEITE E DERIVADOS 3 porções 1 porção equivale a 120 Kcal

19 Iogurte integral natural -1 copo Leite em pó integral -2 colheres (sopa) Leite semi desnatado -1 copo (requeijão) Queijo de minas -1 1/2 fatia Queijo mussarela -3 fatias Queijo prato -2 fatias Requeijão -1 1/2 colher (sopa) EXEMPLOS DE PORÇÃO GRUPO CARNES E OVOS 1 a 2 porções 1 porção equivale a 190 Kcal São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais. Devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.

20 GRUPO DAS LEGUMINOSAS EXEMPLOS DE PORÇÃO 1 porção 1 porção equivale a 55 Kcal Feijão cozido -1 concha Grão de bico cozido -1 1/2 colher (sopa) Lentilha cozida -2 colheres (sopa) Soja cozida -1 colher de servir Este grupo fornece a maior parte da proteína da alimentação básica do brasileiro. São colocadas à parte por não possuem os mesmos valores nutritivos que as carnes e ovos. Bife grelhado -1 unidade Carne de peru tipo blanquet -15 fatias Peito de frango grelhado -1 unidade Lingüiça de porco cozida -1 gomo Merluza cozida -2 filés Ovo mexido -1 unidade EXEMPLOS DE PORÇÃO

21 1 a 2 porções 1 porção equivale a 110 Kcal Açúcar mascavo -1 colher (sopa) Açúcar refinado -1 colher (sopa) Glucose de milho (Karo) -2 colheres (sopa) Mel -1/2 colheres (sopa) EXEMPLOS DE PORÇÃO GRUPO AÇÚCARES Representa alimentos ricos em GORDURAS e AÇÚCARES e por serem altamente calóricos, grandes porções ou o freqüente consumo destes alimentos, inibem o apetite para alimentos mais saudáveis e podem promover a obesidade infantil TOPO DA PIRÂMIDE

22 GRUPO GORDURAS 1 a 2 porções 1 porção equivale a 73 Kcal Azeite de oliva -1 colher (sopa) Bacon -1/2 fatia Manteiga -1/2 colher (sopa) Margarina -1/2 colher (sopa) Margarina light -1 colher (sopa) EXEMPLOS DE PORÇÃO PIRÂMIDE ALIMENTAR FUNCIONAL Esta Pirâmide Alimentar é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes além da nutrição, como diminuição do colesterol sangüíneo, prevenção do aparecimento de câncer, etc.

23 Alimentação variada De 5 a 6 refeições/dia; Coma sempre frutas e verduras; Usar, sal e açúcar com moderação; Tome diariamente bastante água; Prepare sua alimentação com bastante higiene; Mantenha o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos; Escolher locais tranquilos para as refeições; Mastigar bem os alimentos; Utilizar temperos naturais: pimenta, gengibre,ervas... Faça das refeições um encontro agradável! Dicas para uma alimentação saudável:

24 "Os sábios são os que buscam sabedoria. Os tolos pensam já tê-la encontrado." - Napoleão Bonaparte


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