A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OCEANOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OCEANOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 OCEANOGRAFIA

2 Histórico A Oceanografia é considerada uma ciência recente, embora a busca do entendimento científico do ambiente marinho remonte os tempos de Aristóteles.O marco inicial da oceanografia moderna foi a viagem do “H.M.S. Challenger”,em 1872.Durante 3 anos, esse veleiro inglês percorreu 110 mil quilômetros,por todos oceanos,objetivando-se investigar as características físicas e químicas da água;dos depósitos do fundo oceânico;e a distribuição da vida marinha.As pesquisas durante a viagem resultaram em 50 volumes ( páginas e ilustrações) o que permitiu grande avanço dessa ciência. A partir desse marco, a oceanografia progrediu através de novas expedições;surgindo conselhos internacionais e institutos na Europa e Estados Unidos. A UNESCO cria seu escritório de oceanografia em 1961,propiciando ,mais tarde, o surgimento da Comissão Oceanográfica Intergovernamental(IOC) ,tendo sede no próprio Órgão da UNESCO,em Paris. Entre 1957 e 1958, realizou-se o Ano Geofísico Internacional - organizado pelo Comitê Científico sobre Pesquisa Oceânica (SCOR) - com a participação de mais de 50 países, inclusive Brasil, em estudos sobre o planeta e seus oceanos.

3 Histórico - Brasil No Brasil, os estudos oceanográficos, iniciaram-se com a criação do Instituto Paulista de Oceanografia, em Pouco depois, em 1951 o instituto foi transferido para a Universidade de São Paulo.Em 1948, a Diretoria de Navegação e Hidrografia(DHN), já incluía a oceanografia na formação dos oficiais; e em 1971 foi criado o primeiro curso de graduação em oceanologia, na Universidade do Rio Grande, consolidando assim a ciência no país.

4 O que é oceanografia? A oceanografia é uma ciência multi e inter-disciplinar. Consiste no estudo dos mares e oceanos sob todos os aspectos, desde sua descrição física à interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além da interação destes com os continentes e os demais ecossistemas, e também sua influência na atmosfera do planeta. Se encontra, basicamente, dividida em 4 grandes áreas: a oceanografia física, a química, a biológica e ,por fim, a geológica.

5 4 RAMOS PRINCIPAIS

6 Oceanografia física É o ramo da oceanografia que estuda os oceanos e suas interações com a atmosfera e a litosfera, baseando-se em princípios físicos. A oceanografia física ocupa-se das características das massas de água e pesquisa fenômenos como: correntes marinhas, marés, ondas, vórtices e outros. Um fenômeno bastante interessante à oceanografia física é a ressurgência, ou afloramento (mais conhecido pela expressão em inglês “upwelling”), que consiste na subida das águas profundas do oceano, frias e ricas em nutrientes, para a superfície. Essencial para a manutenção da vida nos mares.

7 Oceanografia Química É o ramo da oceanografia que estuda especificamente a química dos oceanos como um todo;abrangendo assuntos como composição, concentração de compostos na água e a geoquímica dos oceanos. Esse ramo é fundamental para o entendimento da poluição dos oceanos e suas consecutivas soluções. Com suas ferramentas é possível caracterizar o comportamento dos metais pesados, óleos e matéria orgânica; tanto na coluna d´ água quanto nos sedimentos. Os estudos químicos relacionam-se aos processos biológicos dos ecossistemas ,através da caracterização de processos como bio-acumulação, ou seja, transmissão de elementos químicos nas cadeias alimentares dos ambientes marinhos.

8 Oceanografia biológica
A oceanografia biológica busca compreender a interação dos mecanismos biológicos que funcionam nos oceanos. Difere da biologia marinha por estudar os organismos marinhos com um enfoque mais abrangente, sempre relacionando com a física, a química e a geologia do oceano. Na oceanografia biológica os organismos estudados são em basicamente 3 grupos: plâncton, nécton e bentos, divididos com base na porção que habitam do oceano e seus métodos de locomoção.

9 Oceanografia Geológica
É o ramo que estuda a geologia das porções cobertas ou em contato com os oceanos,bem como os processos resultantes de sua interação com as variáveis físicas, químicas e biológicas. A oceanografia geológica estuda tópicos como: gênese dos oceanos, sedimentação marinha, geomorfologia, formação de feições geológicas, entre outros ; tendo grande aplicabilidade na exploração de petróleo e de recursos minerais marinhos.

10 PROFISSÃO Profissional de formação técnico-científica, o oceanógrafo é direcionado à profunda compreensão e até previsão do comportamento dos oceanos sob todos os seus aspectos. Mesmo voltado para uma área específica, a formação abrangente do oceanógrafo capacita-o a ter uma visão crítica e criativa, voltada para resolução de problemas, além de uma postura empreendedora. É altamente qualificado a compreender os processos naturais, como conjunto, e a resolver problemas que dizem respeito ao domínio marinho.

11 Campos de atuação Levantamento, processamento e interpretação das condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos meios marinhos e costeiros; suas interações e previsões dos comportamentos desses parâmetros e dos fenômenos a eles relacionados. Desenvolvimento e aplicação de métodos, processos e técnicas de exploração, explotação, beneficiamento e inspeção dos recursos naturais dos meios marinhos e costeiros. Desenvolvimento e aplicação de métodos, processos e técnicas de preservação, conservação e monitoramento dos meios marinhos e costeiros. Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas direcionados para obras, instalações, estruturas e quaisquer outros empreendimentos nos meios marinhos e costeiros.

12 Orientação, direção, assessoramento e prestação de consultorias relacionadas aos meios marinhos e costeiros. Realização de perícias, emissão e assinatura de laudos técnicos e pareceres, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de gestão dos ambientes marinhos e costeiros.

13


Carregar ppt "OCEANOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google