A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos MILTON SANTOS Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos MILTON SANTOS Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos MILTON SANTOS Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia AULA 2

2 A Universidade e os BIs Aula 2

3 A Universidade O que é universidade? Quando foi criada? Qual a sua história? Qual a sua missão? Como ela está estruturada?

4 A Universidade O que é universidade? Uma universidade é uma instituição que atua em diversas áreas do conhecimento, sendo os seus três pilares básicos: o ensino, a pesquisa e a extensão. Enquanto instituição de ensino, a universidade prover educação em nível de graduação e pós- graduação.

5 A Universidade Quando foi criada? Dentro da definição moderna, na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII; Numa definição mais abrangente, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos próximo à Atenas; As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália (Bolonha – 1088) e Inglaterra (Oxford – 1096) No Brasil temos a FAMED/UFBA (1808), UFRJ (1920), UFMG (1927) e USP (1934).

6 A Universidade Qual a sua missão? Fomentar a geração de conhecimentos em diversas áreas do saber, através de pesquisa científica [PESQUISA]; Formação de pessoas para atuar em diferentes áreas da sociedade, seja como força de trabalho direta ou em atividades de ensino e pesquisa [ENSINO]; Interagir diretamente com a comunidade local para trabalhar na solução de problemas apresentados por esta, envolvendo docentes e discentes nestas atividades [EXTENSÃO].

7 A Universidade Como está estruturada? Fisicamente, em unidades de ensino, pesquisa e extensão ou administrativas. As unidades podem ser Escolas, Faculdades, Centros ou Institutos; Em geral, as unidades de ensino são divididas em Departamentos que oferecem componentes curriculares e Colegiados (ou Programas) responsáveis pela coordenação dos cursos de graduação e pós; Cada unidade tem seu Diretor e uma Congregação.

8 A Universidade Como está estruturada? Hierarquicamente, a universidade é formada no topo pela Reitoria e suas Pró-Reitorias, além dos Conselhos Superiores; As unidades de ensinos têm os seus próprios regimentos; Orgãos Suplementares, vinculados à Reitoria (Biblioteca Central, CPD, Editora,etc); Orgãos Complementares, vinculados às unidade de ensino.

9 A UFBA Quando foi criada? Qual a sua missão? Como está estruturada? Quais são os planos de reestruturação?

10 A UFBA Quando foi criada? A partir da aglutinação das unidades de ensino da Bahia no ano de 1946, através de decreto federal; Antes já existiam: a Faculdade de Medicina (1808), Escola Politécnica (1897) e Escola de Direito (1891);

11 A UFBA Qual a sua missão? Gerar e propagar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos; Propiciar formação continuada nas diferentes áreas de conhecimento, visando o exercício de atividades profissionais e a participação no desenvolvimento da sociedade; Estimular o desenvolvimento da ciência, a criação e o pensamento crítico-reflexivo;

12 A UFBA Qual a sua missão? Contribuir para o processo de desenvolvimento regional e nacional, realizando o estudo sistemático de seus problemas e a formação de quadros científicos e técnicos ao nível de suas necessidades; Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios, resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição.

13 A UFBA Como está estruturada? Além dos Orgãos Superiores (Reitoria e Pró-Reitorias, etc), a UFBA é constituída de 29 unidades de ensino que abrigam: 46 cursos de graduação, 43 cursos lato sensu e 61 stricto sensu (2004); A mais nova unidade da UFBA é o IHAC. Ela abriga os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e cursos de pós- graduação.

14 A UFBA Planos de reestruturação: O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; Universidade Nova na UFBA

15 A UFBA Planos de reestruturação: O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; Universidade Nova na UFBA

16 Universidade Nova Projeto UFBA Nova: abertura de programas de cursos experimentais e interdisciplinares de graduação (BIs); consolidar programas de renovação do ensino de graduação, por meio de projetos acadêmico- pedagógicos criativos e consistentes; incentivar reformas curriculares.

17 Universidade Nova Arquitetura atual

18 Universidade Nova Nova arquitetura Licenciatura (formação docente) Bacharelado Interdisciplinar Bacharelado (Profissional I) Outros Diplomas (Profissional II) Mestrado Doutorado

19 Bacharelados Interdisciplinares O que é? Qual a duração? Quais os objetivos? Como está estruturado?

20 Bacharelados Interdisciplinares O que é? O BI pode ser definido como curso de formação universitária interdisciplinar, geral e propedêutica (preparatória); Ele abrange quatro diferentes áreas do conhecimento: Humanidades, Artes, Sáude, Ciência e Tecnologia;

21 Bacharelados Interdisciplinares O que é?

22 Bacharelados Interdisciplinares Qual a duração? 6 semestres com mínimo de 400h em atividades curriculares; Mínimo de horas para conclusão: 2400h; Número médio de componentes curriculares por semestre: 5; Atividades complementares fora e dentro da Universidade para complementar formação curricular; Curso pleno superior.

23 Bacharelados Interdisciplinares Quais os objetivos? Capacitar pessoas para realizar uma leitura pertinente, sensível e crítica da realidade natural e humana em que está inserido, além de prepará-las para enfrentar as exigências do mundo do trabalho no desempenho de ocupações diversas que mobilizem, de modo flexível, conhecimentos, competências e habilidades gerais e específicos;

24 Bacharelados Interdisciplinares Quais os objetivos? Promover o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão a aquisição de ferramentas cognitivas que conferem autonomia para a aprendizagem ao longo da vida bem como uma inserção mais plena na vida social, em todas as suas dimensões. Servir como requisito para a formação profissional de graduação, formação científica ou artística de pós-graduação.

25 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Ano IAno IIAno III Eixo Linguagens Eixo Interdisciplinar Eixo Integrador Eixo Área de Concentração

26 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Formação Geral (Ano I) – habilidades que permitam a compreensão pertinente e crítica da realidade natural, social e cultural; Este bloco integraliza uma carga horária mínima de 720 horas (30 % do total); Compõe-se de três eixos;

27 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo linguagens: Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação Língua Estrangeira Moderna Linguagens Matemáticas Linguagens Artísticas

28 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Interdisciplinar Temático: Estudos da Contemporaneidade As Três Culturas: – Humanidades – Artes – Ciências

29 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares

30 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Formação Específica – destinado a proporcionar aquisição de competências e habilidades. Este bloco integraliza um mínimo de horas (50% do total); Compõe-se de três eixos:

31 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo de Orientação Profissional: Cursos de apresentação de campos/áreas profissionais Cursos definidores das áreas de concentração

32 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Propedêutico: Troncos-comuns de campos científicos, artísticos ou técnico-profissionais Módulos de carreiras acadêmicas e profissionais específicas, antecipando componentes curriculares da formação nos ciclos seguintes

33 Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares Atividades Curriculares Interdisciplinares: – em Comunidade; – em Instituição.

34 BI de C&T Áreas de Concentração BI de C&T: Livre Ciências da Terra e do Mar Computação Ciências Básicas da Tecnologia

35 BI de C&T Quadros Curriculares

36 Semestre ISemestre IISemestre III Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II (CH=68 h) (CHS=4 h) Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III (CH=68 h) (CHS=4 h) Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CHS=4 h)(CH=68 h)(CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CH=68 h) (CHS=4 h) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Oficina de Comunicação Acadêmica em Ciência e Tecnologia (ou livre)(CH=68 h) (CHS=4 h) Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h Quadro Curricular – Área de Concentração: Livre

37 Semestre IVSemestre VSemestre VI Cultura Artística IIOptativa-5Optativa-10 (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-1Optativa-6Optativa-11 (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-2Optativa-7Optativa-12 (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-3Optativa-8Optativa-13 (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-4Optativa-9Optativa-14 (CH=68 h) (CHS=4 h) Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h Quadro Curricular – Área de Concentração: Livre

38 Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências da Terra e do Mar Semestre ISemestre IISemestre III Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística ICultura Humanística II (CH=68 h) (CHS=4 h) Ciência e Tecnologia ICiência e Tecnologia IICiência e Tecnologia III (CH=68 h) (CHS=4 h) Estudos sobre a Contemporaneidade IEstudos sobre a Contemporaneidade IICiência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CHS=4 h)(CH=68 h)(CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna ILíngua Estrangeira Moderna IICiência e Tecnologia V (ou livre) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CH=68 h) (CHS=4 h) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Oficina de Comunicação Acadêmica em Ciências da Terra e do Mar (ou livre)(CH=68 h) (CHS=4 h)(CH=34 h) (CHS=2 h) (CH=68 h) (CHS=4 h) Ciências da Terra e do Mar (CH=34 h) (CHS=2 h) Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

39 Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências da Terra e do Mar Semestre IVSemestre VSemestre VI Cultura Artística IIOptativa-2Optativa-7 (CH=68 h) (CHS=4 h) Física Geral e Experimental I-EOptativa-3Optativa-8 (CH=102 h) (CHS=6 h)(CH=68 h) (CHS=4 h) Geologia para GeociênciasOptativa-4Optativa-9 (CH=102) (CHS=6h)(CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-1Optativa-5Optativa-10 (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-6Optativa-11 (CH=68 h) (CHS=4 h) Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

40 Semestre ISemestre IISemestre III Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II (CH=68 h) (CHS=4 h) Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III (CH=68 h) (CHS=4 h) Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CHS=4 h)(CH=68 h)(CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CH=68 h) (CHS=4 h) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Matemática Discreta I (ou livre)(CH=68 h) (CHS=4 h) Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h Quadro Curricular – Área de Concentração: Computação

41 Semestre IVSemestre VSemestre VI Cultura Artística IIEstruturas de Dados e Algoritmos IProgramação Orientada à Objetos (CH=68 h) (CHS=4 h) Introdução à Lógica de ProgramaçãoLinguagens para Aplicações ComerciaisBanco de Dados e Aplicações (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-1Redes de Computadores IAdministração de Redes (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-2Engenharia de Software IEngenharia de Software II (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-3Oficina de Comunicação Acadêmica em Computação Optativa-4 (CH=68 h) (CHS=4 h) Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

42 Semestre ISemestre IISemestre III UN-CA1 Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística ICultura Humanística II (CH=68 h) (CHS=4 h) Ciência e Tecnologia ICiência e Tecnologia IICiência e Tecnologia III (CH=68 h) (CHS=4 h) Estudos sobre a Contemporaneidade IEstudos sobre a Contemporaneidade IICiência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CHS=4 h)(CH=68 h)(CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna ILíngua Estrangeira Moderna IICiência e Tecnologia V (ou livre) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CH=68 h) (CHS=4 h) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Cultura Artística II (ou livre)(CH=68 h) (CHS=4 h) Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências Básicas da Tecnologia

43 Semestre IVSemestre VSemestre VI Engenharia Econômica e GestãoCiências do AmbienteMecânica dos Sólidos e Materiais (CH=68 h) (CHS=4 h) Física Geral e Experimental I-EEmpreendedorismo em Engenharia e Tecnologia Física Geral e Experimental III-E (CH=102 h) (CHS=6 h)(CH=34 h) (CHS=2 h)(CH=102 h) (CHS=6 h) Cálculo AOficina de Comunicação Acadêmica em Engenharia e Tecnologia Cálculo C (CH=102 h) (CHS=6 h)(CH=34 h) (CHS=2 h)(CH=102 h) (CHS=6 h) Álgebra Linear AFísica Geral e Experimental II-EOptativa-1 (CH=68 h) (CHS=4 h)(CH=102 h) (CHS=6 h)(CH=68 h) (CHS=4 h) Cálculo B (CH=102 h) (CHS=6 h) Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

44 Currículos de Engenharia Alguns cursos da UFBA: Ambiental Civil Computação Elétrica Mecânica Química

45 Currículos de Engenharia Ciclo básico comum a todas as engenharias: CÓDIGONOME MAT002Matemática Básica II MAT025Estatística III-A MAT042Cálculo II-A MAT043Cálculo III-A MAT044Álgebra Linear I-A MAT045Processamento de Dados MAT174Cálculo Numérico I MAT195Cálculo Diferencial Integral I QUI029Química Geral MAT007Cálculo IV (Elétrica e Química)

46 Currículos de Engenharia Ciclo básico comum a todas as engenharias: CÓDIGONOME FIS121Física Geral e Experimental I-E FIS122Física Geral e Experimental II-E FIS123Física Geral e Experimental III-E FIS124Física Geral e Experimental IV-E

47 Engenharia Elétrica


Carregar ppt "Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos MILTON SANTOS Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google