A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 5 A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: As Organizações vistas como Culturas MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2010. MESTRADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 5 A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: As Organizações vistas como Culturas MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2010. MESTRADO."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 5 A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: As Organizações vistas como Culturas MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO - FCPL SEMINÁRIO TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES – PROF. DR. LUIS AURELIANO GAMA DE ANDRADE Angela, Claudia, Gabriel, Pábio, Roberto e Victor. MESTRANDOS:

2 Contextualizando: Morgan e as 8 metáforas das organizações 1− Máquinas 2 − Organismos 3 − Cérebros 4 − Cultura 5 − Sistemas políticos 6 − Prisões psíquicas 7 − Fluxo e transformação 8 − Instrumentos de dominação

3 CAPÍTULO 5 - A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL Organizações vistas como cultura Abordagem do capítulo: cultura e organização: as organizações vistas como fenômeno cultural, a organização e o contexto cultural, culturas e subculturas das organizações. a criação da realidade organizacional: a cultura é obediência a regras ou representação; a organização é a representação de uma realidade compartilhada. Abordagem do capítulo: cultura e organização: as organizações vistas como fenômeno cultural, a organização e o contexto cultural, culturas e subculturas das organizações. a criação da realidade organizacional: a cultura é obediência a regras ou representação; a organização é a representação de uma realidade compartilhada.

4 “ a cultura delineia o car á ter da organiza ç ão ”. Morgan, p Cultura Cultura - padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais quotidianos. Durkheim: o desenvolvimento é acompanhado pela desintegração dos padrões de ordem social, crenças e valores dando lugar a padrões baseados na estrutura ocupacional.

5 CAPÍTULO 5 - A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL Organizações vistas como cultura Aves

6 Organizações como fenômeno Cultural "Vivemos em uma sociedade organizacional, onde grandes organizações são capazes de influenciar o dia-a-dia das pessoas." (Presthus) Dualidades culturais: Trabalho x lazer Sociedade de produção artesanal x Sociedade de organizações formais Dramatização pag. 122

7 Organização e Conceito Cultural

8 A ascensão do Japão Campos de Arroz + Samurais proteção do empregado, servir um ao outro, aceitação do próprio lugar e a dependência do sistema O declínio industrial da Inglaterra obrigação de obedecer às elites gerenciais A fama de “numero um” das empresas americanas individualismo competitivo recompensar o bom comportamento e punir os mal sucedidos desempenho industrial e econômico é tratado como um jogo Exemplos de contexto cultural:

9 Culturas e Subculturas das Organizações Os indivíduos pertencentes a uma cultura têm diferentes personalidades enquanto compartilham de muitas coisas comuns, logo, isto também acontece com grupos e organizações, sendo que este fenômeno é reconhecido como “cultura organizacional”. Em Roma, faça como os romanos! Estudo de caso: Companhia de seguros americana; Hewlett- Packard (HP); International Telephone and Telegraph (ITT). macacos

10 Cultura: Obediência a regras ou representação? Líderes formais não criam sozinhos a cultura da organização, os líderes informais são grandes influenciadores de opinião. A cultura não é algo imposto. Ela se desenvolve durante a interação social. A subcultura – realidades organizacionais que resultam de vários sistemas de valores diferentes que competem entre si e que impedem a criação de uma cultura corporativa uniforme.

11 Organização: representação de uma realidade compartilhada. "Venda o produto ao pessoal de vendas" (HP) "Peças montadas em 48 horas em qualquer lugar do mundo, ou então a Cat para." (Caterpillar) "IBM significa serviços." (IBM) "Venda o produto ao pessoal de vendas" (HP) "Peças montadas em 48 horas em qualquer lugar do mundo, ou então a Cat para." (Caterpillar) "IBM significa serviços." (IBM)

12 CAPÍTULO 5 - A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL Organizações vistas como cultura

13 LIMITAÇÕES DA METÁFORA 1 – a tentativa de criar novas formas de consciência a respeito da organização pode levar ao surgimento de gurus, levando a arte da administração a ser um processo de controle ideológico 2 – tender a ver a cultura como um conjunto de de variáveis distintas 3 – as pessoas ignorarem o estágio em que ocorre a representação – todos constroem ou representam realidades, mas não necessariamente sob circunstâncias de sua própria escolha. LIMITAÇÕES DA METÁFORA 1 – a tentativa de criar novas formas de consciência a respeito da organização pode levar ao surgimento de gurus, levando a arte da administração a ser um processo de controle ideológico 2 – tender a ver a cultura como um conjunto de de variáveis distintas 3 – as pessoas ignorarem o estágio em que ocorre a representação – todos constroem ou representam realidades, mas não necessariamente sob circunstâncias de sua própria escolha.


Carregar ppt "CAPÍTULO 5 A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: As Organizações vistas como Culturas MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2010. MESTRADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google