A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento. Ricardo Triska, Dr.Eng. Professor Adjunto do Departamento de Ciência e Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento. Ricardo Triska, Dr.Eng. Professor Adjunto do Departamento de Ciência e Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento. Ricardo Triska, Dr.Eng. Professor Adjunto do Departamento de Ciência e Gestão do Informação / UFPR IBICT /Coordenador Geral de Administração

2 Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento Ricardo Triska, Dr.Eng. O processo de formulação da proposta de um registro para uma BD em GC revela uma dependência entre aprendizagem e inovação; inovação: decorrente do entendimento de um evento passado e da percepção e capacidade de declaração de uma necessidade presente ou futura.

3 Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento Ricardo Triska, Dr.Eng. Por que base de dados para gestão do conhecimento? A velocidade de mudança do ambiente está maior que a capacidade de resposta das organizações, em termos de estrutura e aporte tecnológico, e a possibilidade de se valer da análise de registros de situações semelhantes faz com que seja possível tabular elementos de decisão. Kanter, R.M Numa economia onde a única certeza é a incerteza, a única fonte garantida de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento Nonaka, I.

4 Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento Ricardo Triska, Dr.Eng. Motivação para gestão do conhecimento É importante que as empresas saibam o que sabem sobre o seu negócio, e a sua condição de reação ao mercado, para que não seja necessário reinventar uma solução já tomada pela empresa sob circunstâncias similares.

5 Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento Ricardo Triska, Dr.Eng. Características desejáveis num software para gestão do conhecimento Coletar informações geradas dentro e fora da organização, na fonte de origem (ou fonte original); Fazer com que a troca de informações na empresa se dê baseada na plataforma digital; Auxiliar na filtragem de informações importantes, pelo menos até uma determinada extensão; Fazer com que os processos garantam a extração do conhecimento na organização; Possibilitar a expressão bem como a implementação das habilidades criativas dos empregados; Possibilitar uma interação fácil e troca de idéias; Disponibilizar (internalizar) informações de “qualquer esquina do mundo”, se esta for relevante para a empresa; Facilitar a recuperação de todas estas informações aos empregados. Nirmala Palaniappan Coletar informações geradas dentro e fora da organização, na fonte de origem (ou fonte original); Fazer com que a troca de informações na empresa se dê baseada na plataforma digital; Auxiliar na filtragem de informações importantes, pelo menos até uma determinada extensão; Fazer com que os processos garantam a extração do conhecimento na organização; Possibilitar a expressão bem como a implementação das habilidades criativas dos empregados; Disponibilizar (internalizar) informações de “qualquer esquina do mundo”, se esta for relevante para a empresa; Facilitar a recuperação de todas estas informações aos empregados. Possibilitar uma interação fácil e troca de idéias;

6 Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento Ricardo Triska, Dr.Eng. Características desejáveis num software para gestão do conhecimento Coletar informações geradas dentro e fora da organização, na fonte de origem (ou fonte original); Fazer com que a troca de informações na empresa se dê baseada na plataforma digital, par assegurar que o item 1 seja atendido; Auxiliar na filtragem de informações importantes, pelo menos até uma determinada extensão; Fazer com que os processos garantam a extração do conhecimento na organização; Possibilitar a expressão bem como a implementação das habilidades criativas dos empregados; Possibilitar uma interação fácil e troca de idéias; Disponibilizar (internalizar) informações de “qualquer esquina do mundo”, se esta for relevante para a empresa; Facilitar a recuperação de todas estas informações aos empregados. Nirmala Palaniappan

7 Ricardo Triska, Dr.Eng. IBICT / Coordenador Geral de Administração e_mail:


Carregar ppt "Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento. Ricardo Triska, Dr.Eng. Professor Adjunto do Departamento de Ciência e Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google