A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
CONTROLADORIA: UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Profª Águida Mirian Oliveira Kuhn

2 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA
RAMO DE CONHECIMENTO CONTROLADORIA ORGÃO ADMINISTRATIVO

3 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC
CONTROLADORIA CONCEITOS BÁSICOS CONTROLADORIA COMO RAMO DO CONHECIMENTO – Conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade que suprem adequadamente as necessidades informativas dos gestores para o processo decisório.

4 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC
CONTROLADORIA CONCEITOS BÁSICOS CONTROLADORIA COMO ORGÃO ADMINISTRATIVO – Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de uma determinada organização.

5 Turbulência, incerteza e dinamismo
O Ambiente da Área de Controladoria Turbulência, incerteza e dinamismo ciclos de vida mais curtos de produtos, concorrência, renovação tecnológica constante, mercados globalizados, entre outros RISCO DECISÃO

6 DIMENSÃO DE CONTROLE DE DADOS E INFORMAÇÕES E A CONTROLADORIA
A área de controladoria é responsável pelo controle contábil, de custos, fiscal e de ativo, voltada sempre a disponibilizar informações confiáveis e tempestivas aos gestores com base nesses controles. É também usuária desse banco de dados e informações, através dos quais pode analisar e simular cenários e comunicar a informação. Estabelece as conexões do processo de gestão, com base em informações obtidas a partir do uso de um sistema de informações

7 DIMENSÃO DE CONTROLES E PROCEDIMENTOS INTERNOS
Conjunto das normas e procedimentos e de controles internos formais estabelecidos com o propósito de padronizar o comportamento administrativo Busca proporcionar meios seguros de acompanhamento das ações dos membros organizacionais Sustenta as outras dimensões e é formatada para propiciar um ambiente de transparência dos atos administrativos e de suas conseqüências

8 DIMENSÃO DE CONTROLES E PROCEDIMENTOS INTERNOS E A CONTROLADORIA
A controladoria tem a incumbência de monitorar o funcionamento dos elementos que integram essa dimensão e de aferir se o seu produto, que é a informação, tem a qualidade requerida para que as atividades organizacionais sejam desenvolvidas com segurança.

9 FINALIDADE DA CONTROLADORIA
Tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. Promoção da eficácia das decisões; Monitoramento da execução dos objetivos estabelecidos; Indicação das correções de rumo. A missão fundamental da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global.

10 FINALIDADE DA CONTROLADORIA
Subsidiar o Processo de Gestão – por meio de um sistema de informação que permita simulações e projeções sobre eventos econômicos no processo de tomada de decisões. Apoiar a Avaliação de Desempenho – elaboração e análise de desempenho das áreas e dos gestores. Planejamento – apoio à direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos. Acompanhamento – verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas e revisá-los.

11 FINALIDADE DA CONTROLADORIA
Promover a eficácia organizacional; Viabilizar a gestão econômico-financeira; Participar ativamente do planejamento e controle das operações.

12 CONTÉUDO PROGRAMÁTICO
Contextualização -Planejamento - Gestão e Controladoria -Avaliação de Desempenho- Ferramentas de Gestão. UNIDADE I – CONTEXTUALIZAÇÃO Função da Controladoria, Função do Controller e Ambiente da organização. UNIDADE II - PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Planejamento Estratégico e Operacional, Implementação ( Estratégias, missão, ambiente, objetivos, metas) e Acompanhamento de Execução.Gestão e Controladoria: Processo decisório, Plano Estratégico, Sistema de Avaliação de Desempenho e Modelo de Gestão. UNIDADE III - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E FERRAMENTAS DE GESTÃO Aspectos introdutórios, tipos de indicadores, administração por centro de responsabilidade e modelos de avaliação de desempenho. Ferramentas de Gestão: EVA, Balanced Scorecard e Benchmarking e ABC.

13 OBJETIVO DA DISCIPLINA CONTROLADORIA
GERAL - Compreender o processo de gerenciamento das empresas por meio das funções de controladoria, planejamento, controle e avaliação de desempenho e ferramentas de gestão empresarial . POR UNIDADES DE ENSINO: UNIDADE I - Conhecer os conceitos, fundamentos básicos e o papel da Controladoria. Reconhecer a empresa como um sistema, com base no estudo de suas relações com o ambiente em que se insere, bem como das relações existentes entre os elementos que a compõe. OBJETIVOS DA UNIDADE II - Compreender os fatores dos ambientes interno e externo que influenciam a empresa.Permitir o delineamento da visão, missão, política, cenários competências essenciais que proporcione uma visão estruturada do planejamento de uma organização. OBJETIVOS DA UNIDADE III - Conhecer e utilizar os principais indicadores e medidas de avaliação organizacional. Utilizar as ferramentas de gestão no processo decisório empresarial.

14 DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Avaliar o aluno através do seu desempenho individual e com relação ao seu grupo de trabalho através das discussões, pesquisas, participação e tarefas desenvolvidas em sala de aula. Diagnóstico a cada conteúdo novo; formativa no desenvolvimento do conteúdo e somativa nas avaliações finais com base em todo contexto desenvolvido e, naturalmente, adequado à capacidade de assimilação dos alunos como um todo.

15 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA - BÁSICA
PEREZ JUNIOR, Jose Hernandez; PESTANA, Armando Oliveira; FRANCO, Sérgio Paulo Cintra. Controladoria de Gestão: Teoria e Prática. São Paulo, Atlas, 1995. FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: Teoria e prática. 2. Ed São Paulo: Atlas, 1997. CATELLI, Armando. Controladoria: Uma abordagem de gestão econômica. 2. Ed. São Paulo, Atlas,2001,2007.

16 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA- COMPLEMENTAR
MASAYUKI Nakagawa, Introdução a Controladoria: conceitos-sistemas-implementação, 5ed, São Paulo, Atlas MOSIMANN, Clara Pellegrinello; FISCH, Silvio.Controladoria: seu papel na administração de empresas. 2. Ed. São Paulo, Atlas,1999. PADOVESI, Clovis Luis. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos- estrutura –aplicação. São Paulo,Thomsom, 2007. CAMPIGLIA, Americo Oswaldo; CAMPIGLIA,Oswaldo Roberto P. Controles de gestão: controladoria financeira das empresas. São Paulo. Atlas, 1995. SLOMSKI, Valmor . Controladoria e governança na gestão pública. São Paulo.Atlas, 2007.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google