A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO. INTRODUÇÃO Por que gerenciar custos? Abertura de mercados Ambientes de acirrada competição Necessidade de otimizar gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO. INTRODUÇÃO Por que gerenciar custos? Abertura de mercados Ambientes de acirrada competição Necessidade de otimizar gestão."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO

2 INTRODUÇÃO Por que gerenciar custos? Abertura de mercados Ambientes de acirrada competição Necessidade de otimizar gestão empresarial Nesse ambiente há necessidade de informações relevantes para gerenciar custos e rentabilidade de produtos, linhas e serviços de clientes, entre outras formas de segmentação

3 Necessidade de Precisão na apuração dos custos OS CUSTOS APURADOS DEVEM SER CONFIÁVEIS; É PRECISO SISTEMA DE GESTÃO DE CUSTOS. Calcular o custo unitário total de cada produto, assumindo o custo unitário total como resultante da soma dos custos variáveis aos custos fixos, ou a soma dos custos diretos aos custos indiretos, atribuídos aos produtos.

4 DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS VARIÁVEIS A atribuição dos custos variáveis aos itens fabricados é efetuada facilmente por meio das fichas técnicas (também conhecidas como árvore dos produtos, estrutura física e lista de componentes de cada produto. Mesmo que algumas empresas considerem outros fatores, geralmente são computadas na ficha técnica somente as matérias-primas e embalagens requeridas para fabricação dos produtos.

5 Os Custos Variáveis do produto Caneta Azul QuantidadeDescrição dos Componentes Custo unitário ($)Custo Total ($) 01 unid. 01 carga 01 unid. Tampa da ponta Tubo de plástico Tampa traseira Tinta – Azul Bico esferográfico Embalagem plástica 0,05 0,10 0,02 0,03 0,06 0,04 0,05 0,10 0,02 0,03 0,06 0,04 Total de Matérias-primas0,30

6 DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS FIXOS O gestor da fábrica de canetas terá dificuldades para apurar os custos fixos, como salários dos operários, depreciação de equipamentos, manutenção fabril, aluguel do prédio industrial e outros, aos produtos fabricados.

7 Os Custos Fixos a serem alocados ao produto Caneta Azul Fatores/ProdutosCaneta Azul Caneta Preta Caneta Verde Salários $ Depreciação $ Aluguel $ Manutenção $ Total de Custos Fixos $ ?????????? ?????????? ?????????? ? A dúvida que surgirá consiste na determinação do valor dos fatores de produção utilizados que cabe para cada unidade fabricada.

8 Como alocar os Custos Fixos aos Produtos? É necessário recorrer a procedimentos específicos, conhecidos como Métodos de Custeio

9 O QUE SÃO MÉTODOS DE CUSTEIO? Método é um vocábulo de origem grega e resulta da soma das palavras meta (resultado que se deseja atingir) e hodós (caminho). É, portanto, o caminho para chegar aos resultados pretendidos. Custeio significa atribuir valor de custo a um produto, mercadoria ou serviço. Para efetuar tal atribuição de valor utiliza-se a ficha técnica (para os custos diretos ou variáveis) ou recorre-se a métodos de custeio (no caso dos custos indiretos ou fixos.

10 MÉTODOS DE CUSTEIO MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE Absorção (e suas variações) ABC (Activity-based Costing ou Custeio Baseado em Atividades) UEP (Unidades de Esforço de Produção) Variável ou Direto (Marginal)

11 Virtudes e Limitações dos Métodos de Custeio Os quatro métodos de custeio mencionados possuem virtudes e limitações, cabendo à empresa que pretende utilizá-los averiguar qual se adapta melhor às necessidades informativas e às peculiaridades das operações executadas.


Carregar ppt "PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO. INTRODUÇÃO Por que gerenciar custos? Abertura de mercados Ambientes de acirrada competição Necessidade de otimizar gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google