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Alunos: Daniel Pini Bouabsi, Eliane Chiaretto Tigrinho, Francisco Xavier, Jakson Böttcher Argenta, Marcelo Andreguetto Prof. Dr. Jorge Guerra.

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1 Alunos: Daniel Pini Bouabsi, Eliane Chiaretto Tigrinho, Francisco Xavier, Jakson Böttcher Argenta, Marcelo Andreguetto Prof. Dr. Jorge Guerra

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3 Suzuki cem anos de inovação Cem anos de qualidade, tecnologia e satisfação

4 História Fundador Michio Suzuki inaugurou a Suzuki Loom Works em No início, era indústria têxtil, passou a diversificar seus negócios, iniciando, assim, a produção de carros compactos primeira motocicleta motorizada : Power Free Colleda lançou uma 125cc bicilíndrica e um novo ciclomotor – 1ª vitória na categoria 50cc, na competição British Isle of Man TT Race e, desde então, a marca começou a participar de várias competições conquistando recordes como no MotoGP, Campeonato Mundial de Motocross, Campeonato Mundial de SuperBike, entre outros. Hoje, a Suzuki comercializa produtos diversificados: motocicletas, automóveis, quadriciclos e produtos navais; conta com unidades de venda em 280 países e áreas ao redor do mundo e participa, em escala mundial, de renomados eventos de esporte, como MotoGP, que comprovam a tecnologia, durabilidade e a rapidez das motos comercializadas, valorizando o produto oferecido aos seus clientes.

5 TOLEDO DA AMAZÔNIA Missão Através do comprometimento de todos os nossos colaboradores com o processo de melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, viabilizaremos o fornecimento de nossos produtos de forma que satisfaçam as expectativas de nossos clientes. Visão Viabilizar a consolidação da empresa no seu segmento de mercado, através da fidelização da parceria com nossos clientes. Valores Assegurar a qualidade da Suzuki Motos no Brasil e buscar garantir o desenvolvimento da empresa através da produtividade e rentabilidade, valorizando sempre o trabalho em equipe.

6 Histórico A J Toledo Suzuki Motos do Brasil é uma empresa 100% nacional que detém o direito exclusivo da marca, fabricação e comercialização das motocicletas Suzuki para todo o território brasileiro. A empresa conta com o apoio tecnológico da Suzuki Motor Corporation, instalada em Hamamatsu, no Japão. Fundada em 24 de setembro de unidade fabril – Manaus e seu centro administrativo e de distribuição em Jundiaí, 50 km de São Paulo. Hoje, a empresa conta com mais de 400 colaboradores e produz 26 diferentes modelos de motocicletas e quadriciclos com a qualidade e garantia Suzuki. Processo de Comercialização Tem início com a vinda de suas partes e peças do Japão, pelo processo CKD (Completely Knocked Down - Completamente Desmontado). A fim de atender ao índice de nacionalização obrigatório e cumprir as normas do Processo Produtivo Básico (PPB), estabelecidas pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), na linha de montagem, são agregados às motocicletas componentes nacionais, sempre sob a orientação da Suzuki Motor Corporation. Atualmente a linha Suzuki é composta por 26 diferentes modelos que representam todas as categorias motociclísticas: desde as clássicas custons de alta cilindrada, até as superesportivas de competição, passando por scooters, streets e, também, os quadriciclos. E para facilitar o acesso a essa linha de produtos foi criado, em 1999, o Consórcio Nacional Suzuki, com a segurança e garantia que só um consórcio de fábrica pode oferecer.

7 Peças e Serviços Atender ao público consumidor apoiada na qualidade de seus produtos e no pós-venda seguro é uma das principais preocupações da J Toledo. Para tanto, a empresa dispõe de um vasto e completo estoque mundial de peças originais de reposição e zela pelo atendimento personalizado bem como a prestação de bons serviços realizados nas Autorizadas por mecânicos treinados na própria fábrica. Treinamentos A J Toledo oferece a seus concessionários cursos de especialização mecânica. Periodicamente os funcionários são treinados na sede da J Toledo a fim de potencializar seu atendimento buscando a melhor relação com o cliente e a qualidade dos produtos. Sempre que uma nova concessionária é aberta, os colaboradores também são treinados para garantir o padrão de atendimento e qualidade Suzuki em todo o território nacional. Equipe de Competições O sucesso dessa equipe atraiu ao longo desses anos a participação de outras grandes empresas co-patrocinadoras desse projeto, como Petrobras, Pirelli e Banco Safra. Responsabilidade Social Prezar pelos colaboradores também faz parte da filosofia da J Toledo. A empresa oferece cursos de segurança do trabalho e todo suporte necessário a fim de garantir o bem estar de seus funcionários.

8 Responsabilidade Ambiental Conforme a instrução normativa 127, de outubro de 2006, seguem conforme método descrito na NBR Parcerias O sucesso alcançado pela J Toledo nestes mais de 17 anos de existência, foi possível graças à determinação e esforço de seus colaboradores e concessionários, que têm contribuído para que cada vez mais pessoas possam usufruir da qualidade e tecnologia de ponta das motocicletas Suzuki. Em 2009, a empresa se associou à Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

9 Suzuki Ao final da década de 60, a contínua expansão da Suzuki levava-a ao primeiro lugar mundial entre os fabricantes de motos de dois tempos e a incentivava a entrar em outros setores : carros pequenos, motores náuticos e principalmente bicicletas Foi também a fase em que a empresa investiu maciçamente nos estudos sobre motos de maiores cilindradas, com resultados que compensaram o esforço: em 1970, 71 e 72. por exemplo, motocicletas Suzuki levantaram o Campeonato Mundial de Motocross na classe das 250 cm³. As importações para o Brasil se iniciaram no final da década de 60 com a importação dos modelos bicilíndricos "T", e seguiram com as monocilíndricas de pequena cilindrada da linha "A" e e a partir de 1971 a linha GT completa. A Fábrica Suzuki motos fábrica suas motos com o objetivo de atender o público consumidor, através da qualidade dos produtos e serviços. Assim como, zelar pelo atendimento personalizado satisfazer os desejos e necessidades do cliente que procura as motos Suzuki para comprar. A empresa também procura novos desafios, inovar e aperfeiçoar os produtos.motosqualidadeinovar Priorizar a satisfação de seus clientes também é uma preocupação da Suzuki. A empresa busca fazê-lo de maneira a oferecer total suporte desde a entrega dos produtos até a próxima compra do cliente. O uso da Internet como uma ferramenta de aproximação com os clientes também faz parte das ações da empresa: cadastros on-line permitem conhecer melhor o público a fim de melhor atendê-lo e satisfazer suas necessidades.

10 Sumário Executivo A Suzuki vai atacar novamente o mercado brasileiro, desta vez, com uma 250 cc que irá competir diretamente com outras streets, como a Yamaha Fazer 250, a Honda CB 300R, a Comet GTR 250 e a mais recente Kawasaky Ninja 250, entre outras. A nova moto Suzuki está equipada com motor mais potente, quatro cilindros e terá potência máxima, tamanho compacto e engenharia avançada. Profunda análise do ambiente fundamentam as estratégias de vendas e marketing Parcerias com outras montadoras reduzirão os custos produtivos e aumentarão o alcance dos produtos Suzuki A insuperável qualidade dos produtos Suzuki continuam sendo destaque neste novo produto

11 Análise do Ambiente: Fatores Econômicos -Crédito expandido, com várias linhas disponíveis; -Economia geral do Brasil em crescimento; -Crescimento geral da produção na Zona Franca de Manuas barateia os custos logísticos, pois as barcas dos sistema misto de logística (rodo-fluvial) estão sempre cheias e com freqüência alta de navegação; -Entrada da produção chinesa

12 Análise do Ambiente: Fatores Econômicos -Segmentação de vendas por cilindradas Fonte: Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas)

13 Análise do Ambiente: Fatores Sócio-Culturais -Faixa etária, escolaridade, sexo, razões para compra de motocicleta

14 Análise do Ambiente: Fatores Políticos Legais -Grande estabilidade legal no que diz respeito a mudanças legais, principalmente no código de defesa do consumidor, código civil; -Estabilidade também no que diz respeito a política de impostos

15 Análise do Ambiente: Fatores Tecnológicos -Domínio da tecnologia de injeção e partida (Injeção de combustível controlada e partida rápida); -Domínio da tecnologia de materiais (tanque de combustível é menor e mais estreito que o assento, estrutura mais leve e mais forte e com maior aerodinâmica); -Domínio da tecnologia de suspensão (suspensões completamente ajustáveis); -Domínio da tecnologia de motores e freios (Motor bicilíndrico em linha, freio a disco na frente e atrás)

16 Análise do Ambiente: Análise da concorrência -Mercado das streets -Yamaha Fazer 250 -Honda CB 300R -Comet GTR 250 -Kawasaky Ninja 250 -Traxx.

17 Análise do Ambiente: Análise da concorrência Fonte: Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas)

18 Análise do Ambiente: Análise da concorrência Fonte: Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas)

19 Análise Swot Swot e Cronograma

20 Definição do Público Alvo e Praça -Demográfico Pessoas do sexo masculino Idade entre 20 e 40 anos Classe A, B e C Curso superior completo -Psicográfico Pessoas dinâmicas, preocupadas com suas carreiras -Comportamental Pessoas que querem velocidade de deslocamento, com segurança e num equipamento bonito -Definição do público alvo Executivo Junior Profissionais recém formados Iniciando formação de família

21 Oportunidade: Suzuki e Yamaha Aquisição conjunta de componentes para produção; Compartilhamento de rede de assistência técnica e vendas.

22 Definição da marca

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24 Objetivos e metas -Objetivos -Ser atrativa para público mais jovem e fazer com que perdure fiel a marca; -Fornecer o melhor atendimento especializado por região,; -Garantir satisfação aos clientes; -Ser reconhecida pelo setor -Metas -Aumentar a clientela; -Aumentar a porcentagem do faturamento com relação ao ano anterior; -Obter conscientização de que o produto é econômico, seguro e lhe dá prazer.

25 Com certeza irá conquistar os olhares e o desejo de consumo de muita gente inseridas em um mercado que cresce a cada dia que passa, não só na Europa, como no Brasil, também. Para nossos centros urbanos, as streets dão show, tanto em manobrabilidade, como em economia e outras facilidades. Entre outras características que agradarão ao público-alvo, estão: painel em LCD, banco grande e assento traseiro mais confortável e um pequeno compartimento de armazenagem sob o banco. -Produto Estratégia de Marketing

26 -Preço Sugestão: R$ Praça Região Sul e Sudeste

27 Estratégia de Marketing -Promoção Campanha de marketing

28 Dados Bibliiográficos: Abraciclo, DVD prof. Dr. Jorge Guerra – Gestão do Produto R2, Suframa,


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