A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro: Estratégias de leitura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro: Estratégias de leitura"— Transcrição da apresentação:

1 Livro: Estratégias de leitura
Autora: Isabel Solé Tradução: Claúdia Schilling Capítulo 1º: O Desafio da Leitura

2 → A autora irá expor sua concepção de leitura, que compartilha com diversos autores.
→Abordará as funções da leitura, centrada como objeto de conhecimento e instrumento para realizar novas aprendizagens. → Explicitará as relações entre leitura, aprendizagem e a compreensão.

3 O QUE É LER? Codificar e Decodificar. É um processo de interação e envolvimento entre o leitor ativo e o texto. Implica existir um objetivo para guiar a leitura. Sempre lemos para alcançar alguma finalidade.

4 →Finalidades e objetivos:
- Lazer; - A busca de satisfazer-se; - Obter informações sobre algum fato; - Confirmar ou refutar conhecimentos prévios; - Aplicação de informações obtidas; - Seguir uma pauta ou instruções para realização de atividades diversas.

5 → Os objetivos devem ser levados em consideração quando se trata de ensinar a ler e a compreender o que está lendo. → Um mesmo texto gera interpretações diferentes, dependendo da finalidade e do objetivo que o leitor busca na informação. → Cada leitor constrói um significado e sentido. → Mesmo que o autor já o tenha dado, a construção do leitor depende de seu envolvimento com o texto, a partir de seus conhecimentos prévios, expectativas e objetivos.

6 →Contos, romances, relatórios diversos, enciclopédias, jornais, bulas, receitas, extratos e boletos bancários, contas cotidianas... →São textos variados que nos oferecem diferentes possibilidades e limitações para transmitir informações, que através da forma e organização de sua escrita nos leva a conhecer seus conteúdos para melhor compreensão das informações que nos querem transmitir. → Numa perspectiva interativa, a leitura é um processo pelo qual se compreende a linguagem escrita e essa compreensão intervêm tanto em sua forma e conteúdo tanto o leitor em suas expectativas e conhecimentos prévios.

7 → Para ler há a necessidade de forma simultânea de:
— Manejar com agilidade as habilidades de decodificação; — Fazer chegar ao texto nossos objetivos e experiências prévias, havendo um envolvimento de previsão e conclusão de forma contínua das idéias oferecidas pelo texto. → O processo de leitura pressupõe modelos hierárquicos ASCENDENTE: Quando o leitor perante o texto considera seus componentes (letras, palavras, frases...) levando-o a compreender o que lê, atribuindo grande importância às habilidades de decodificação, uma não está desconectada da outra ( compreensão da decodificação).

8 DESCENDENTE: Afirma o contrário, O leitor não procede dos componentes, mas de seu conhecimento prévio e seus recursos cognitivos para estabelecer antecipações sobre o conteúdo do texto. Quanto mais informação possuir sobre o tema/conteúdo do texto, menos precisará se fixar no mesmo para conseguir interpretá-lo ou compreendê-lo. Enfatiza o reconhecimento global das palavras em detrimento da habilidade de decodificação. → Assim o processo de LEITURA INTERATIVA, Não se centra exclusivamente no texto ou no leitor, mas atribui importância ao uso que o leitor faz de seus conhecimentos prévios para compreender o texto. Quando este se situa diante do texto, seus elementos geram expectativas em diferentes níveis, a informação se processa e funciona como entrada para um nível seguinte.


Carregar ppt "Livro: Estratégias de leitura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google