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RELAÇÃO COM EMPREGADOS: CONFLITO O QUE É? O conflito acontece da interação de pessoas. Portanto, onde existe pessoas se comunicando e interagindo existe.

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1 RELAÇÃO COM EMPREGADOS: CONFLITO O QUE É? O conflito acontece da interação de pessoas. Portanto, onde existe pessoas se comunicando e interagindo existe conflito. Significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes e interesses antagônicos que podem chocar-se. CONFLITOS RESOLVIDOS ADEQUADAMENTE = MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS INOVADORAS. * CONFLITOS PARCIALMENTE OU INADEQUADAMENTE RESOLVIDOS= DESGASTE OU OPOSIÇÃO. * AUSÊNCIA DE CONFLITO= ACOMODAÇÃO, APATIA E ESTAGNAÇÃO.

2 CONDIÇÕES ANTECEDENTES DO CONFLITO Os conflitos são gerados porque existe: 1- DIFERENCIAÇÃO DE ATIVIDADE: formação de grupos com linguagem, objetivos e interesses próprios. 2- RECURSOS COMPARTILHADOS: os recursos são limitados e distribuídos entre as áreas. Assim, o aumento de uma parcela em uma área significa perda de parcela pela outra. 3- ATIVIDADES INTERDEPENDENTES: as atividades de cada grupo, são dependentes de outras e assim sucessivamente. Portanto, surge a oportunidade para ajuda ou prejuízo no trabalho do outro.

3 CONFLITOS Diferenciação de atividades Percepção de incompatibilidade de objetivos Recursos compartilhados Atividades interdependentes Percepção da oportunidade de interferência CONFLITOResultados Condições antecedentes Condições desencadeantes CONDIÇÕES ANTECEDENTES E AS PERCEPÇÕES RESULTANTES

4 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO Os administradores devem resolver os conflitos de 3 maneiras: -RESOLUÇÃO GANHAR/ PERDER: um parte é beneficiada em relação aos objetivos pretendidos e a outra fica frustrada. 2-RESOLUÇÃO PERDER/ PERDER: cada parte desiste de alguns objetivos,por meio de alguma forma de compromisso. -RESOLUÇÃO GANHAR/GANHAR: as partes conseguem identificar soluções bem sucedidas, sendo assim, os objetivos são alcançados pelas partes.

5 Resultantes do conflito RESULTADOS POTENCIALMENTE CONSTRUTIVOS RESULTADOS POTENCIALMENTE DESTRUTIVOS * Estimula o interesse e a curiosidade;* Provoca frustração, hostilidade e ansiedade; * Aumenta a coesão grupal;* Cria pressão para conformidade das pessoas; * Aumenta a motivação para a tarefa;* Provoca a dispersão de energia; * Desperta a atenção para problemas;* Produz ações de bloqueio e recusa a cooperar; * Testa e reduz diferenças de poder.Gera distorções perceptivas. Perda Submissão Nada Fraqueza Ganho Domínio Tudo Força Negociação A negociação na administração de conflito

6 REINVIDICAÇÕES NOS CONFLITOS TRABALHISTAS Dois sujeitos – as organizações x os sindicatos Antagonismo de interesses :grupo de trabalhadores x grupo de organizações. Os conflitos trabalhistas, retratam a luta contínua entre capital e trabalho.Envolvem vários tipos de reivindicações: a)Condições legais b)Condições econômicas c)Condições físicas d)Condições sociais e)Condições de representatividade no trabalho

7 REINVIDICAÇÕES NOS CONFLITOS TRABALHISTAS a)Condições legais : jornada de trabalho, contrato de experiência, condições de desligamento, etc. b)Condições econômicas: remuneração, índices de reajuste, horas extras,aumento de mérito ou de promoção, etc. c)Condições físicas: exposição a ruídos, agentes químicos, baixa ou elevada luminosidade, choques elétricos, uso de EPI(Equipamento de proteção individual),uniforme,etc d)Condições sociais: benefícios e serviços previstos ou não em legislação: restaurante no local de trabalho, locais de lazer, planos de saúde, creches, etc. e)Condições de representatividade no trabalho: comissões de fábrica –participação de empregados em decisões da empresa.

8 Convenção Coletiva ou acordo coletivo É o documento que formaliza os termos das negociações trabalhistas firmadas entre uma empresa e o(s) sindicato(s) dos empregados. Vigência da convenção- no máximo 2 anos Exemplo de convenção coletiva :Sindicato de fsa /2009 Todos os empregados do comércio de Feira de Santana, que exerçam funções típicas de comerciário, terão o piso salarial de R$ 500,00 (quinhentos reais). Parágrafo Primeiro: Ficam excluídos da obrigatoriedade de recebimento do piso acima estabelecido os "office-boys", faxineiros, serventes, embaladores, entregadores, ajudantes de depósito, ajudantes de caminhão e todos os empregados que não exerçam funções típicas de comerciário. Parágrafo Segundo: Para os empregados que não exercem funções típicas de comerciários, citadas exemplificativamente no parágrafo anterior, fica instituído o piso de R$ 480,00, (quatrocentos e oitenta reais), que só vigorará após os 03 (três) primeiros meses de trabalho na mesma empresa.


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