A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Luciana D. Thomaz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Luciana D. Thomaz"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Universidade Federal do Espírito Santo Secretaria de Ensino a Distância Colegiado do Curso de Licenciatura em Biologia - EaD PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA Profa. Dra. Luciana D. Thomaz

2 PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA
PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA OBJETIVOS: Contribuir para a formação docente, de qualidade, fundamentada na associação entre teorias e práticas, inclusive mediante à capacitação em serviço; contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas séries dos anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio.

3 Coordenação Geral: Luciana Dias Thomaz
PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA Coordenação Geral: Luciana Dias Thomaz Coordenadora de Tutoria: Valquíria Ferreira Dutra Designer: Paulo Fabris Secretário: Felipe Tavares Grillo

4 CARGA HORÁRIA: 3.505 (Três mil, quinhentos e cinco horas)
PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA CARGA HORÁRIA: (Três mil, quinhentos e cinco horas) Modalidade Semipresencial: encontros presenciais uma vez na semana durante 04 horas.

5 PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA
PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA Frequência A frequência às atividades presenciais do curso do curso é obrigatória (no mínimo 75%) com vistas ao cumprimento de toda carga horária prevista, caso o aluno tenha ausência devidamente justificada/documentada, esta deverá ser reposta no sistema de plantão.

6 Aproveitamento de Estudos
PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA Aproveitamento de Estudos A solicitação de aproveitamento de estudos será encaminhada ao mediante requerimento do aluno à Coordenação do Colegiado de Curso, no prazo a ser fixado pela mesma, fazendo-se a juntada do histórico escolar, ementas e programas das disciplinas que deseja dispensa.

7 Transferência de Curso para outra modalidade de ensino
PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA Transferência de Curso para outra modalidade de ensino Não será permitida a transferência de curso e de modalidade de ensino diferenciado, por se tratar de clientela especifica.

8 Cancelamento de disciplinas e trancamento de matrícula
PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA, MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA Cancelamento de disciplinas e trancamento de matrícula Não será permitido o cancelamento de disciplinas ou trancamento de matrícula, por se tratar de clientela especifica.

9 ESTRUTURA CURRICULAR Organização do Curso
= Núcleo de Disciplinas Pedagógicas = Núcleo de Disciplinas Específicas = Núcleo de Disciplinas Comuns Organização em módulos Períodos Semestrais

10 ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia de Aplicação da Grade Curricular Cada ano módulos (01/semestre) Cada semestre horas (em média) Estudos independentes referência básica o material impresso e o AVA Encontros presenciais

11 ESTRUTURA CURRICULAR Fase Presencial Encontros sistemáticos, via webconferência, com professores, tutores e alunos e, quando necessário, encontros presenciais nos polos com os alunos para estudos e trabalhos • As avaliações presenciais terão peso, mínimo, de 51% sobre as demais formas de avaliação

12 ESTRUTURA CURRICULAR Fase Não Presencial Estudos individuais ou coletivos, Prática de ensino, Estágio Supervisionado e Seminário temático orientados, Encontros agendados com os tutores presenciais Prática pedagógica orientada

13 ESTRUTURA CURRICULAR Organização do Currículo
Ciclo inicial disciplinas que tratam de “Grandes Temas em Biologia”, “Diversidade dos Seres Vivos” e “Dinâmica da Terra”. Disciplinas de cunho específico Formação pedagógica Desse modo, cada Módulo aborda: Estudos de formação Básica, Estudos de Formação Profissional e de Ciência aplicada à Biologia e de Formação Complementar

14 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

15 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

16 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

17 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

18 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

19 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

20 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

21 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

22 ESTRUTURA CURRICULAR Distribuição da Carga Horária do Curso

23 ESTRUTURA CURRICULAR Regulamento de Estágio Supervisionado Obrigatório 210 horas de estágio exigidas (Estágios I e II)

24 ESTRUTURA CURRICULAR Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso É um componente obrigatório da estrutura curricular do Curso de Biologia – Licenciatura Poderá ser desenvolvido individualmente ou em dupla, nos dois últimos módulos, em duas etapas semestrais sucessivas: TCC I e TCC II.

25 ESTRUTURA CURRICULAR Atividades Complementares Prática de estudos extracurriculares de natureza diversificada, visando à contínua inserção e atualização profissional. O que é considerado atividade complementar e como será calculada a carga horária?

26 Alguns exemplos:

27 ESTRUTURA CURRICULAR Orientação acadêmica É realizada por professores, tutores presenciais e a distância. São profissionais pós-graduados em Ciências Biológicas, que atuam diretamente com os alunos, seja nas orientações presenciais nos polos municipais ou na plataforma Moodle.

28 ESTRUTURA CURRICULAR Docentes A equipe acadêmica formada pelo corpo de professores da UFES é responsável pela elaboração do material didático, orientação e acompanhamento das áreas de conhecimento que constituem os eixos de formação do curso, apoiados em seu trabalho pelos tutores a distância e presenciais.

29 ESTRUTURA CURRICULAR Avaliação Primeiro nível
O acompanhamento nesse nível se dá por meio da tutoria presencial e da tutoria a distância: Acompanhamento das abordagens e discussões propostas no material didático, cumprimento das atividades propostas pelo professor, produção presencial e no AVA etc.

30 ESTRUTURA CURRICULAR Avaliação Segundo nível
Busca-se observar em que medida o aluno está acompanhando o conteúdo proposto. O aluno realiza, no mínimo, uma avaliação formal escrita e presencial. A avaliação de nível dois tem peso igual a 51% do valor da nota e será corrigida pelo professor especialista.

31 ESTRUTURA CURRICULAR Avaliação Terceiro nível
O aluno realiza estudos ou pesquisas, a partir de proposições temáticas relacionadas a questões educacionais, sobretudo ligadas ao cotidiano escolar. Os resultados desses estudos são apresentados nos seminários temáticos internos por disciplina, precedidos de planejamento e orientação.

32 ESTRUTURA CURRICULAR Avaliação
NOTA PARCIAL (NP)= Nível 1(29%) + Nível 2 (51%)+ Nível 3 (20%) Nota < 7, prova final (PF) ao término da disciplina Nota final = NP + PF > 5, Aprovado < 5, Repercurso Carga horária mínima de 75% de atendimentos presenciais no polo

33 ESTRUTURA CURRICULAR Material didático Biblioteca local;
Acesso via Web e presencial ao acervo da Biblioteca Universitária da UFES e a todos os portais da qual ela é assinante ou parceira; Material didático impresso para as disciplinas; referências, que estarão nas bibliotecas das unidades operativas e no AVA; Fazem parte também da dinâmica curricular: workshops, palestras, conferências e seminários.

34 SEJAM BEM VINDOS!!!


Carregar ppt "Profa. Dra. Luciana D. Thomaz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google