A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –"— Transcrição da apresentação:

1

2 LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Apresentação... LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR – Condição para favorecer o acesso à Cultura Escrita Abril/2007

3 Duração da Oficina: 3 horas
Objetivo: Discutir a relevância e a especificidade das situações de leitura em voz alta feita pelo professor como condição de acesso à cultura escrita;

4 Conteúdos específicos:
Função da leitura em voz alta feita pelo professor como condição para a formação de um leitor e escritor competente; Comportamento leitor; Condições didáticas que envolvem este tipo de atividade;

5 Contextualização da relevância da temática...
O que é o INAF?

6 Entrevistas domiciliares - questionários e testes práticos.
Desde Coleta de dados anuais – 2000 pessoas – 15 a 54 anos - residentes em zonas urbanas e rurais em todas as regiões do país. Entrevistas domiciliares - questionários e testes práticos. Definição de amostras - coleta de dados – processamento - especialistas do IBOPE - apoio à ação social realizada pelo Instituto Paulo Montenegro

7 Analfabetismo e Alfabetismo...
A definição de analfabetismo vem, ao longo das últimas décadas, sofrendo revisões significativas como reflexo das próprias mudanças sociais. Em 1958, a UNESCO definia como alfabetizada uma pessoa capaz de ler e escrever um enunciado simples, relacionado a sua vida diária. Vinte anos depois, a UNESCO sugeriu a adoção dos conceitos de analfabetismo e alfabetismo funcional. Portanto, é considerada alfabetizada funcional a pessoa capaz de utilizar a leitura e escrita e habilidades matemáticas para fazer frente às demandas de seu contexto social e utilizá-las para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.

8 Níveis de alfabetismo funcional...
Analfabeto - não consegue realizar tarefas simples que envolvem decodificação de palavras e frases; Nível 1 - Alfabetismo nível rudimentar: corresponde à capacidade de localizar informações explícitas em textos muito curtos, cuja configuração auxilia o reconhecimento do conteúdo solicitado. Por exemplo, identificar o título de uma revista ou, em um anúncio, localizar a data em que se inicia uma campanha de vacinação ou a idade a partir da qual a vacina pode ser tomada;

9 Nível 2 - Alfabetismo nível básico: corresponde à capacidade de localizar informações em textos curtos (por exemplo, em uma carta reclamando de um defeito em uma geladeira comprada, identificar o defeito apresentado; localizar informações em textos de extensão média); e Nível 3 - Alfabetismo nível pleno: corresponde à capacidade de ler textos longos, orientando-se por subtítulos, localizando mais de uma informação, de acordo com condições estabelecidas, relacionando partes de um texto, comparando dois textos, realizando inferências e sínteses.

10 Evolução dos níveis de alfabetismo - Leitura e escrita
Principais resultados do INAF Evolução dos níveis de alfabetismo - Leitura e escrita 2001 2003 2005 Dif Analfabeto 9% 8% 7% - 2pp Alfabetizado Nível Rudimentar 31% 30% - 1pp Alfabetizado Nível Básico 34% 37% 38% + 4 pp Alfabetizado Nível Pleno 26% 25% -

11 O que estes dados significam?
Análise de dados... O que estes dados significam? Qual é o papel da escola frente a eles?

12 O que o aluno aprende quando ouve a leitura feita por outro?
Questões sobre a temática... Para que se lê na escola? O que o aluno aprende quando ouve a leitura feita por outro? O que o aluno aprende quando lê por si só?

13 O que os alunos estão aprendendo durante a atividade?
Analise de situações didáticas em vídeo O que os alunos estão aprendendo durante a atividade? Quais as condições para que eles aprendam?

14 O que os alunos estão aprendendo durante a atividade?
Relações com texto de Emília Ferreiro: O que os alunos estão aprendendo durante a atividade? Quais são os saberes da professora? Quais as condições para que eles possam aprender?

15 O que o aluno aprende quando ouve a leitura feita por outro?
Retomada da discussão inicial Para que se lê na escola? O que o aluno aprende quando ouve a leitura feita por outro? O que o aluno aprende quando lê por si só?

16 Leitura compartilhadade um trecho do texto:
Sistematizando as discussões... Leitura compartilhadade um trecho do texto: “Discutindo um pouco a leitura em voz alta pelo professor”


Carregar ppt "LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google