A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
Mestrando: Fausto Vieira Nachtigall Reflexão da Docência

2 Apresentação Quando iniciei as aulas com os alunos, logo me questionaram quanto a possibilidade de realizarem uma atividade experimental no laboratório. Expliquei que pelo conteúdo ser mais sobre o estudo de movimento, as atividades experimentais tornam-se um pouco “chatas”, mas se eles realmente quisessem realizar uma atividade experimental, poderíamos fazer a construção de um painel solar em momentos extra-classe.

3 Compreendendo os processos de transmissão de calor.
PAINEL SOLAR: Compreendendo os processos de transmissão de calor.

4 Objetivo geral: Compreender os processos de transmissão de calor por meio da construção de um painel solar. Objetivos específico: Estimular o aluno à pesquisa científica; Promover o trabalho em equipe; .Reconhecer a aquisição de conhecimento com a construção do painel solar;

5 Metodologia do trabalho
Onde: A atividade foi desenvolvida na Escola Bom Pastor, localizado no centro da cidade de Chapecó que possui aproximadamente 2500 alunos de ensino fundamental e médio divididos nos três turnos. Quando: A atividade foi desenvolvida em momentos extra- classe nas segundas e quartas feiras nos horários das 17:30 as 18:45. Foi planejado inicialmente cinco encontros, mas foram necessários oito períodos para finalizar a atividade. Com quem: Os alunos participantes da atividade são alunos de 1ª ano do ensino médio. Como a atividade foi realizada em horário extra classe, apenas alguns participaram, aproximadamente 12 alunos no inicio, e somente três ao final da atividade, dos quais, somente um, foi a todos os encontros.

6 Método dos Três Momentos Pedagógicos
1. Problematização inicial (PI): apresentação do tema; verificação do conhecimento prévio dos alunos; Postura passiva do Professor; 2. Organização do conhecimento (OC): Aprofundamento do estudo; Pesquisa em livros, revistas, sites... Postura ativa do Professor; 3. Aplicação do conhecimento (AC): Aplicação do conhecimento adquirido; - Verificação da aprendizagem do aluno; Abordagem de novas situações

7 Construção do Painel Solar
Matérias utilizado: garrafas pet (2l); cola quente (silicone); arame, bombas de água mineral (5l); manga transparente (6m); spray (cor preta) Montagem: Cortar o fundo das garrafas pet e esquentá-las o suficiente para que o fundo de uma garrafa caiba na outra, após, esquentar novamente, para que as garrafas fiquem presas uma na outra e por fim, selar o espaço da garrafa com o silicone. Com o spray, Pintar um dos lados dos litros já montados, e usar novamente o silicone para vedar os gargalos com as mangas. realizar o mesmo método ao ligar a mangas a bomba de 5 litros

8 1º Momento (PI): A pesquisa no laboratório de informática
Os alunos foram levados a sala de informática para pesquisarem sobre o aquecedor solar, como funciona e quais os processos envolvidos.

9

10 2º Momento (OC): Aulas Praticas
Os alunos foram levados ao laboratório de física onde foi realizado algumas experiências praticas com relação aos processos de transmissão de calor. 1: Esta atividade consiste em verificar a transmissão de calor pela irradiação, nesse caso, o interior da latinha possui, na vertical, um de seus lados pintado de preto, e do lado de fora da lata, dois palitos de fósforo grudados na lata por serra. Quando a chama da vela for acessa, essa irradiará calor que será absorvida mais rápido pela parte da lata pintada de preto, que consequentemente fará com que o fósforo, preso desse lado da lata pela serra, derreta primeiro derrubando o palito.

11 2: Nessa atividade, um garfo com duas pontas, uma de cobre e a outra de alumínio, são aquecidas em um ponto em comum, o melhor condutor de calor (cobre) fará com que a serra grudada na ponta dos garfos, derreterá primeiro.

12 3 e 4: esta atividade foi feita para mostrar a diminuição da temperatura do gelo ao acrescentar sal a este devido as moléculas deste atraem fortemente as moléculas de água, dificultando a organização dos cristais de gelo e, conseqüentemente, diminuindo seu ponto de congelamento.

13 5 e 6: com a mistura da atividade anterior, a aquecemos para mostrar que a temperatura de ebulição da água aumenta quando acrescentamos sal, isso por que, na água salgada, os íons Na+ e Cl- ocupam parte do espaço entre as moléculas de água. Conforme a temperatura aumenta, apesar de as moléculas de água de mexerem mais rapidamente, eles estão em menor número, então há menos colisões e a pressão do vapor é mais baixa em comparação com água pura na mesma temperatura. É preciso mais energia (temperatura) para a pressão do vapor de água salgada chegar até a pressão atmosférica e ultrapassá-la e começar a ferver.

14 3º momento (AC): Construção do aquecedor solar
Do quarto encontro em diante, os alunos fizeram a construção do aquecedor solar, usando para isso, garrafas pet de 2 litros, cola quente (silicone), canos de borracha transparente, arame, e um galão de cinco litros de água.

15

16

17 Conceitos Trabalhados
Na realização desta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de compreender os processos de transmissão de calor, durante toda a atividade realizada. Num primeiro momento, quando os alunos pesquisaram na internet , maneiras de construir um aquecedor solar, e quais os processos que envolviam no seu funcionamento, nesse caso, a convecção e a irradiação. Na segunda e terceira etapas quando realizaram as atividades no laboratório e viram algumas atividades praticas envolvendo os três processos (convecção, irradiação e condução), bem como a aplicação desses conceitos na construção do painel. E num pós encontros no qual o a aparelho funcionou, nesse caso, comprovando a eficácia dos processos de transmissão de calor

18 Considerações finais A atividade de construção do painel solar foi uma oportunidade de colocar em pratica os estudos realizados nas aulas de física, o que proporcionou ao aluno uma atividade diferenciada amplia seu conhecimento, dando um sentido real ao estudo realizado. O planejamento das etapas realizadas foi de fundamental importância, pois, ajuda o aluno a compreender e fazer as conexões necessária a aprendizagem.

19 Referencias: PIRTOCOLA, Mauricio. Física em contexto: pessoal, social e histórico: energia, calor, imagem e som / Mauricio Pietrocola pinto de Oliveira... Alexander Pogibin, Renata Cristina Andrade Oliveira, Talita Raquel Luz Romero. – 1. Ed. – São Paulo: FTD 2010 – (Coleção Física em contexto: pessoal, social, histórico; v. 1) DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. acessado em 20/11/2013. acessado em 20/11/2013. Balbinot, A. B.; Bulegon,A. M.; Teixeira, E. H.;Behar, P. A.;Castiglia,V. C. A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DO MODELO METODOLÓGICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Porto Alegre; UFRGS; V. 8 Nº 3, dezembro, 2010.


Carregar ppt "MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google