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Criação de Marcas Corporativas

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Apresentação em tema: "Criação de Marcas Corporativas"— Transcrição da apresentação:

1 Criação de Marcas Corporativas
Criação Publicitária 2 Prof. Luciano Pedroza

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3 Design da Marca Identidade Corporativa
Símbolos, Logotipos, vitrines, stands, papelaria, fachada, rótulo, embalagem, etc. Funções: Transmitir significados denotativos imediatos; Transmitir valores conotativos, apelos emocionais, valores agregados.

4 Design da Marca Funções: Projetar (para o público interno) e Comunicar (público externo) seus objetivos, sua cultura e personalidade.

5 Design da Marca Necessidades:
Transformações e mudanças provocadas por fatores internos e externos. Interno: diversificação de atividades, planos de expansão... Externo: fusões, incorporações, mudança do nome da empresa, situações do mercado.

6 Etapas da Criação: Pesquisa e definição de diretrizes – contratação de consultores para realizar análises e recomendações;

7 Etapas da Criação: Pesquisa de diagnóstico e auditoria – trabalho de RP, consultando público interno e externo;

8 Etapas da Criação: Diretrizes do programa de identidade: resumo das informações sobre os negócios, personalidade e cultura da organização; definição de necessidades de comunicação, objetivos estabelecidos para a identidade.

9 Criação da Comunicação Visual
Definição: Um sistema de signos visuais e suas regras básicas de uso que caracterizam, distinguem e coordenam a identificação de uma empresa (Rezende, 1979).

10 Criação da Comunicação Visual
É composto por: Símbolo gráfico ou logotipo, tipologia e esquema de cores. Estes constituem a assinatura da empresa e são responsáveis pela identificação visual da organização.

11 Símbolos gráficos e Logotipos
Devem exercer o papel de agente unificador no contexto do programa de identidade.

12 Os Elementos Institucionais
1. Principais: logotipo e símbolo 2. Secundários: Cor(es) padrão Alfabeto padrão

13 Logotipo É a particularização da escrita de um nome.
Toda marca tem um logotipo. Um logotipo sempre tem letras.

14 Símbolo É um sinal gráfico que, com uso, passa identificar um nome, idéia, produto ou serviço. Qualquer desenho pode ser considerado um símbolo, se um grupo de pessoas o entender como a representação de alguma coisa além dele mesmo.

15 É como é chamada a combinação do logotipo com o símbolo.
Assinatura Visual É como é chamada a combinação do logotipo com o símbolo. Pode ser usada de uma única forma ou ter várias possibilidades de combinação, ora privilegiando o logotipo, ora o símbolo.

16 Cor Padrão Uma ou mais cores, que, sempre nos mesmos tons, são usados nas identidades visuais, são chamadas de cores padrão. Na maioria das vezes passam, com o uso, a ter mais reconhecimento do que o logotipo e o símbolo.

17 Alfabeto Padrão é aquele empregado para escrever todas as informações complementares numa identidade visual. Numa empresa, por exemplo, seria aquele usado para escrever os textos nos impressos administrativos, folhetos, catálogos. Ex.: Jornal.

18 Como criar um bom logotipo ou símbolo
Conceito – o desenho é compatível com o conceito que deve ser transmitido? Legibilidade – o desenho tem características óticas perfeitas? Personalidade – É original? Se destacará da concorrência?

19 Como criar um bom logotipo ou símbolo
Conteporaneidade – o desenho será bom daqui a uns três ou cinco anos ou está relacionado a algum modismo gráfico? Pregnância – é fácil sua memorização? Uso – o desenho é compatível com as aplicações pretendidas em termos de processos e custos?

20 CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
Sempre que o preço ou recursos disponíveis não permitam o uso de gigantografias, as construções geométricas das identidades visuais servem como referência para marcação de superampliações dos seus elementos para grandes superfícies.

21 ÁREA DE PROTEÇÃO Quando se projeta uma identidade visual, é aconselhável estabelecer uma área mínima de proteção em torno do logotipo e do símbolo. O objetivo dessa área é maximizar o impacto da identidade, evitando que outros elementos interfiram em sua visualização. Essa área de exclusão deve ser observada em relação a quaisquer elementos, outras marcas, textos, desenhos, etc.


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