A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello210012991 Denise Collyer210017455 Henrique Rocha 210010986 Ilvanise Ramalho210014550.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello210012991 Denise Collyer210017455 Henrique Rocha 210010986 Ilvanise Ramalho210014550."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello210012991 Denise Collyer210017455 Henrique Rocha 210010986 Ilvanise Ramalho210014550 Martha Helena220002415 Rafael Cruz210015619 Professor: Martius Rodriguez y Rodriguez

2 Agenda GC - O que é e qual a sua função Metodologia das Pessoas Metodologia dos Processos Metodologia Sistêmica Consolidação do processo de GC Definição dos Processos 1 e 2 Conclusões

3 Gestão do Conhecimento - GC O que é GC ? Processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa; É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Qual é a função da GC ? Permite criar, reter, distribuir e aplicar informação com valor agregado.

4 Definição do Processo 1 Armazenamento Digital de Dados Financeiros Registro digital, em sistema dedicado, dos demonstrativos financeiros recebidos para a análise de solicitações de limites de crédito para clientes; Permite que qualquer profissional de crédito da empresa, dentro da organização mundial, tenha acesso aos demonstrativos financeiros já analisados para a confecção de novas análises.

5 Metodologia das Pessoas 1 Socialização Envio dos demonstrativos financeiros pela força de vendas para o analista de crédito Leitura dos balanços das empresas a serem analisadas Externalização: Registro dos dados financeiros extraídos dos demonstrativos recebidos em sistema específico Combinação: Disponibilização dos dados financeiros em sistema para a organização mundial de crédito Conhecimento Conceitual Conhecimento Sistêmico Conhecimento Compartilhado Conhecimento Operacional Internalização: Análise dos dados financeiros registrados por qualquer integrante da organização mundial de crédito

6 Metodologia do Processo 1 Gestão do Conhecimento RETER APLICAR DISSEMINAR CULTURA LIDERANÇA TECNOLOGIA Recursos Usuários Especialistas Métodos ProcessosPessoas Tecnologia Decisores Competências CRIAR Identificar e desenvolver os conhecimentos necessários para a realização dos objetivos do negócio: 1.Demonstrativos Financeiros de clientes 2.Funcionários competentes na área de ánalise de risco Explicar e reter os conhecimentos dos processos chaves e projetos de negócio: 1.Sistema robusto para armazenar dados dos demonstrativos financeiros 2.Metodologia para padronizar a forma e os dados a serem inseridos no sistema Promover o ambiente propício para o compartilhamento, a colaboração e a aprendizagem: 1.As informações podem ser acessadas por toda organização mundial de crédito da empresa 2.Treinamento para a equipe utilizar as informações do sistema Utilizar práticas de gestão do conhecimento para aperfeiçoamento dos processos: 1. Os relatórios servem como ferramenta de análise 2. Criação de histórico dos demonstrativos financeiros analisados

7 Definição do Processo 2 Controle de pedidos de linhas de crédito e classificação de risco de clientes Registro digital, em sistema específico, das análises de solicitações de limites de crédito e classificação de risco de clientes; Permite que qualquer profissional de crédito da empresa, dentro da organização mundial, tenha acesso à analises anteriores para avaliação de novas solicitações e reavaliação da classificação de risco de clientes.

8 Internalização Reavaliação do limite e da classificação de risco de crédito Metodologia das Pessoas 2 Socialização Leitura de análises já feitas Externalização Registro de nova análise de limite de crédito e classificação de risco do cliente Combinação Disponibilização da análise de crédito feita, bem como da classificação de risco Conhecimento Conceitual Conhecimento Sistêmico Conhecimento Compartilhado Conhecimento Operacional

9 Metodologia do Processo 2 Gestão do Conhecimento RETER APLICAR DISSEMINAR CULTURA LIDERANÇA TECNOLOGIA Recursos Usuários Especialistas Métodos ProcessosPessoas Tecnologia Decisores Competências CRIAR Promover o ambiente propício para o compartilhamento, a colaboração e a aprendizagem: 1.As informações podem ser acessadas por todos os funcionários da área de análise de risco (global) 2.Treinamento para a equipe utilizar as informações dos sistemas Utilizar práticas de gestão do conhecimento para aperfeiçoamento dos processos e fortalecimento das competências para ganhar vantagens competitivas: 1.Através da utilização do sistema específico de crédito são efetuadas novas concessões de crédito com base no risco zero, gerando novas informações aos analistas Identificar e desenvolver os conhecimentos necessários para a realização dos objetivos do negócio: 1.Informações financeiras fornecidas por toda rede global de analistas 2.Funcionários competentes na área de ánalise de risco Explicar e reter os conhecimentos dos processos chaves e projetos de negócio: 1.Sistema robusto para armazenar dados das informações financeiras da rede global de analistas 2.Metodologia para classifcar os riscos dos clientes gerando novas análises de rating e grupos de escalas

10 Metodologia Sistêmica – Processo 1 e 2 Metodologia Sistêmica – Processo 1 e 2 Atuação Externa Atuação Interna Foco Estratégico Foco Operacional - + + + + Excelência em Inovação Excelência em Parcerias Excelência em Sustentabilidade Equipes Unidade Área de Negócio Empresa Fornecedores Parceiros Clientes Comunidades Sociedade Excelência Operacional Processo 1 Processo 2

11 Consolidação do Processo de GC Criação e aquisição do conhecimento Organização e armazenamento de conhecimento A informação é retida no banco de dados da organização mundial Distribuição de conhecimento Conhecimento armazenado fica a disposição para novas avaliações e solicitações de crédito Aplicação de conhecimento Com base no registro digital (sistema específico) os analistas diminuem os maiores riscos de crédito A informação é criada no momento em que o analista imputa as informações financeiras dos clientes O quadro acima demonstra que os processos apresentados conseguem atender a todas as etapas para se obter uma eficiente GC.

12 Tanto o 1º processo (armazenamento digital de dados financeiros), quanto o 2º processo (controle de pedidos de linhas de crédito e classificação de risco de clientes) são completos à luz das metodologias das pessoas e do processo (inexistência de gaps); Os processos funcionam através de sistemas desenvolvidos adequadamente, de acordo com as melhores práticas de gestão do conhecimento; Os sistemas devem ser constantemente monitorados e aprimorados, absorvendo novas funcionalidades que permitam a expansão do conteúdo (conhecimento) incorporado à organização por meio dos processos analisados (ex. histórico de inadimplemento nos créditos concedidos). Conhecimento é o principal fator de produção do século XXI “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” (Peter Drucker) (Peter Drucker) Conclusões


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello210012991 Denise Collyer210017455 Henrique Rocha 210010986 Ilvanise Ramalho210014550."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google