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PublicouPedrohenrique Cubas Alterado mais de 9 anos atrás
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Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello210012991 Denise Collyer210017455 Henrique Rocha 210010986 Ilvanise Ramalho210014550 Martha Helena220002415 Rafael Cruz210015619 Professor: Martius Rodriguez y Rodriguez
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Agenda GC - O que é e qual a sua função Metodologia das Pessoas Metodologia dos Processos Metodologia Sistêmica Consolidação do processo de GC Definição dos Processos 1 e 2 Conclusões
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Gestão do Conhecimento - GC O que é GC ? Processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa; É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Qual é a função da GC ? Permite criar, reter, distribuir e aplicar informação com valor agregado.
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Definição do Processo 1 Armazenamento Digital de Dados Financeiros Registro digital, em sistema dedicado, dos demonstrativos financeiros recebidos para a análise de solicitações de limites de crédito para clientes; Permite que qualquer profissional de crédito da empresa, dentro da organização mundial, tenha acesso aos demonstrativos financeiros já analisados para a confecção de novas análises.
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Metodologia das Pessoas 1 Socialização Envio dos demonstrativos financeiros pela força de vendas para o analista de crédito Leitura dos balanços das empresas a serem analisadas Externalização: Registro dos dados financeiros extraídos dos demonstrativos recebidos em sistema específico Combinação: Disponibilização dos dados financeiros em sistema para a organização mundial de crédito Conhecimento Conceitual Conhecimento Sistêmico Conhecimento Compartilhado Conhecimento Operacional Internalização: Análise dos dados financeiros registrados por qualquer integrante da organização mundial de crédito
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Metodologia do Processo 1 Gestão do Conhecimento RETER APLICAR DISSEMINAR CULTURA LIDERANÇA TECNOLOGIA Recursos Usuários Especialistas Métodos ProcessosPessoas Tecnologia Decisores Competências CRIAR Identificar e desenvolver os conhecimentos necessários para a realização dos objetivos do negócio: 1.Demonstrativos Financeiros de clientes 2.Funcionários competentes na área de ánalise de risco Explicar e reter os conhecimentos dos processos chaves e projetos de negócio: 1.Sistema robusto para armazenar dados dos demonstrativos financeiros 2.Metodologia para padronizar a forma e os dados a serem inseridos no sistema Promover o ambiente propício para o compartilhamento, a colaboração e a aprendizagem: 1.As informações podem ser acessadas por toda organização mundial de crédito da empresa 2.Treinamento para a equipe utilizar as informações do sistema Utilizar práticas de gestão do conhecimento para aperfeiçoamento dos processos: 1. Os relatórios servem como ferramenta de análise 2. Criação de histórico dos demonstrativos financeiros analisados
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Definição do Processo 2 Controle de pedidos de linhas de crédito e classificação de risco de clientes Registro digital, em sistema específico, das análises de solicitações de limites de crédito e classificação de risco de clientes; Permite que qualquer profissional de crédito da empresa, dentro da organização mundial, tenha acesso à analises anteriores para avaliação de novas solicitações e reavaliação da classificação de risco de clientes.
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Internalização Reavaliação do limite e da classificação de risco de crédito Metodologia das Pessoas 2 Socialização Leitura de análises já feitas Externalização Registro de nova análise de limite de crédito e classificação de risco do cliente Combinação Disponibilização da análise de crédito feita, bem como da classificação de risco Conhecimento Conceitual Conhecimento Sistêmico Conhecimento Compartilhado Conhecimento Operacional
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Metodologia do Processo 2 Gestão do Conhecimento RETER APLICAR DISSEMINAR CULTURA LIDERANÇA TECNOLOGIA Recursos Usuários Especialistas Métodos ProcessosPessoas Tecnologia Decisores Competências CRIAR Promover o ambiente propício para o compartilhamento, a colaboração e a aprendizagem: 1.As informações podem ser acessadas por todos os funcionários da área de análise de risco (global) 2.Treinamento para a equipe utilizar as informações dos sistemas Utilizar práticas de gestão do conhecimento para aperfeiçoamento dos processos e fortalecimento das competências para ganhar vantagens competitivas: 1.Através da utilização do sistema específico de crédito são efetuadas novas concessões de crédito com base no risco zero, gerando novas informações aos analistas Identificar e desenvolver os conhecimentos necessários para a realização dos objetivos do negócio: 1.Informações financeiras fornecidas por toda rede global de analistas 2.Funcionários competentes na área de ánalise de risco Explicar e reter os conhecimentos dos processos chaves e projetos de negócio: 1.Sistema robusto para armazenar dados das informações financeiras da rede global de analistas 2.Metodologia para classifcar os riscos dos clientes gerando novas análises de rating e grupos de escalas
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Metodologia Sistêmica – Processo 1 e 2 Metodologia Sistêmica – Processo 1 e 2 Atuação Externa Atuação Interna Foco Estratégico Foco Operacional - + + + + Excelência em Inovação Excelência em Parcerias Excelência em Sustentabilidade Equipes Unidade Área de Negócio Empresa Fornecedores Parceiros Clientes Comunidades Sociedade Excelência Operacional Processo 1 Processo 2
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Consolidação do Processo de GC Criação e aquisição do conhecimento Organização e armazenamento de conhecimento A informação é retida no banco de dados da organização mundial Distribuição de conhecimento Conhecimento armazenado fica a disposição para novas avaliações e solicitações de crédito Aplicação de conhecimento Com base no registro digital (sistema específico) os analistas diminuem os maiores riscos de crédito A informação é criada no momento em que o analista imputa as informações financeiras dos clientes O quadro acima demonstra que os processos apresentados conseguem atender a todas as etapas para se obter uma eficiente GC.
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Tanto o 1º processo (armazenamento digital de dados financeiros), quanto o 2º processo (controle de pedidos de linhas de crédito e classificação de risco de clientes) são completos à luz das metodologias das pessoas e do processo (inexistência de gaps); Os processos funcionam através de sistemas desenvolvidos adequadamente, de acordo com as melhores práticas de gestão do conhecimento; Os sistemas devem ser constantemente monitorados e aprimorados, absorvendo novas funcionalidades que permitam a expansão do conteúdo (conhecimento) incorporado à organização por meio dos processos analisados (ex. histórico de inadimplemento nos créditos concedidos). Conhecimento é o principal fator de produção do século XXI “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” (Peter Drucker) (Peter Drucker) Conclusões
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