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Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas

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Apresentação em tema: "Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas
José Meireles de Sousa Unidade de internacionalização

2 Temas a abordar Evolução do comércio exterior brasileiro
Reflexos na corrente de comércio do aumento das exportações Evolução da participação das pequenas e médias empresas no comércio exterior brasileiro Controle de mercado e crescimento sustentável Estratégias de acesso aos mercados internacionais para empresas de pequeno porte

3 O Brasil e o comércio internacional
Em 2007 5ª POPULAÇÃO MUNDIAL 9° PIB MUNDIAL 23° EXPORTADOR (US$ 161 bi) 27° IMPORTADOR (US$ 121 bi) Participação na Corrente de Comércio – 1,1% Fonte: Organização Mundial do Comércio – OMC (2008)

4 Balança Comercial Brasileira 1950 – 2007 (Us$ bilhões - FOB)

5 Variação (%) Anual das Exportações e Participação no PIB(%) 1950 - 2007
Fonte: MDIC (2008)

6 Participação do Brasil nas Exportações e Importações Mundiais (1950 – 2007)
Fonte: MDIC (2008)

7 Evolução da participação % do Brasil na corrente de comércio mundial
O Brasil e o comércio internacional Evolução da participação % do Brasil na corrente de comércio mundial Fonte: MDIC, 2008

8 O Brasil e o comércio internacional
Comparação da evolução das exportações brasileiras com as de países em desenvolvimento Fonte: UNCTAD Statistics, 2008

9 Exportação por valor agregado
Fonte: MDIC (2008)

10 Exportação brasileira por valor agregado a 2008 (Janeiro/Maio) Participação % sobre o Total Geral Fonte: MDIC (2008)

11 Os Dados da exportação de 2007
Exportações brasileiras – US$ 160,6 bi (var. 16,6%) Importações brasileiras – US$ 120,6 bi (var. 32,0%) Exportações brasileiras PRODUTOS 2007 (bi. US$) 2006 (bi. US$) VARIAÇÃO (%) Básicos 51.596 40.285 28,08% Semi manufaturados 21.800 19.523 11,66% Manufaturados 83.943 75.018 11,90% Op. especiais 3.310 2.981 11,04% TOTAL 16,58% Fonte: MDIC (2008)

12 Evolução do número de empresas exportadoras
A preparação da empresa brasileira para atuar nos mercados exteriores deve começar pela mudança cultural do empresariado

13 Pequenas e médias empresas exportadoras

14 Influência da taxa de cambio no desempenho das empresas exportadoras

15 A realidade dos novos mercados
Ponto vista empresas Antes: o jogo era visível e previsível Agora: o jogo é menos claro e imprevisível

16 A realidade dos novos mercados
Ponto vista dos consumidores Antes: limitação na escolha Agora: o mercado é o mundo O Novo Executivo

17 Objetivos prioritários para as empresas
Para as empresas se desenvolverem deverão transmitir valor para os consumidores Cultura de mercado do empresário Criação de espaço na mente do consumidor

18  Controlando os seus produtos até aos seus consumidores
Objetivos prioritários para as empresas  Controlando os seus produtos até aos seus consumidores Somente com o controle de seus produtos até ao mercado as empresas podem conhecer os seus consumidores, agregando valor e possibilitando o seu desenvolvimento Unidade de internacionalização

19 Os Dilemas das empresas brasileiras... no mercado nacional
Ou nos mercados internacionais? Mas... Crescer Crescer EXPORTAR OU INTERNACIONALIZAR ? Para sobreviver e se desenvolverem a maioria das empresas necessita de se INTERNACIONALIZAR, ou seja, estarem presentes nos mercados mundiais.

20 As soluções para o Desenvolvimento Uma proposta
A contribuição das empresas de pequena e média dimensão e do mercado internacional Unidade de internacionalização

21 As soluções para o desenvolvimento A situação atual das MPE’s
As pequenas empresas são impelidas a venderem os seus produtos a intermediários que exploram a sua mão de obra e as matérias primas nacionais. O esforço de atração de investimento produtivo sem prévia definição de política de desenvolvimento ocasiona a proliferação de intermediários (tradings e comerciais exportadoras) e a asfixia de pequenos produtores

22 Forças e Fraquezas das MPE´s Brasileiras
Fonte de matérias primas Custos acessível de mão de obra Elevada competência em indústrias tradicionais (calçado, vestuário) P&D avançada em setores específicos (agricultura, energia limpa, enriquecimento de urânio, aeronáutica, aeroespacial, medicina, entre outros) Cultura etnocêntrica Difícil no acesso a financiamentos Dificuldade na concretização de procedimentos de isenção de tributos Elevada burocracia Logística interna Imagem do país Auto-estima

23 Ameaças e Oportunidades das MPE´s Brasileiras
Concorrência chinesa e indiana Inflação Aumento de taxa de juro Valorização do real Novos mercados Valorização pelos consumidores dos produtos naturais Políticas de Desenvolvimento Produtivo Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – regulamentação do consórcio Decreto nº /05/2008 Estabilidade econômica Expansão dos centros de distribuição da APEX

24 As posturas estratégicas em mercado global
Inserção independente nas cadeias produtivas agregando valor aos consumidores e não somente valor aos produtos (Foco no mercado) Aumento de massa crítica pelo estabelecimento de consórcios de exportação Inovação de produtos, processos e negócios Exploração de tecnologias apropriadas Joint ventures com empresas distribuidoras de países desenvolvidos Licenciamento de marca ou patentes Franchising Exploração de nichos de mercado (produtos amazônicos, orgânicos, etc.) Industrialização e comercialização de produtos tradicionais Aproveitamento de êxitos brasileiros no mundo (esportivos, gestão, etc.)

25 Porquê apoiar a internacionalização
Apoiando a internacionalização, aumentamos o valor agregado das empresas e impulsionamos o crescimento. Aumentamos o volume faturado – pois transformamos – vamos mais além na cadeia de produção. Aumentamos o número de empresas e diversificamos os setores de atividade (transportes, serviços, financeiras,etc.) Desenvolvemos a nossa empresa e a comunidade. Aumentamos o emprego e a visibilidade da empresa. Todos ganhamos – Empresas, Pessoas e o Brasil.

26 José Meireles de Sousa / 2008
Ao apoiar o processo de internacionalização empresarial o IDORT contribui não só para o desenvolvimento da empresa brasileira mas também para o crescimento da riqueza para os brasileiros e Globais Soluções Inteligentes comprometidas com resultados José Meireles de Sousa / 2008 IDORT/SP - Av. Paulista, 1294 – 1º andar CEP – Jd. Paulista - São Paulo Tel: (11)

27 OBRIGADO!!!! José Meireles de Sousa


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