A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução"— Transcrição da apresentação:

1 Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução
Palestrantes : Isamir Machado de Carvalho Maria das Graças C. De Oliveira Setembro/2005

2 Sumário Política, Conceito, Segurança, Papéis e Responsabilidades e Práticas da GCO O que é um Portal intranet? Implantação Objetivos Vantagens Implementação Funcionalidades Instrumentos e Ferramentas Lições Aprendidas Evolução Alguns Resultados

3 Missão do Serpro Prover e integrar soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações para o êxito da gestão das finanças públicas e da governança do Estado, em benefício da sociedade.

4 Política da Gestão do Conhecimento
Visa a preservação do conhecimento organizacional necessário ao funcionamento da empresa, à prestação dos serviços aos Clientes, à continuidade dos negócios e à vantagem competitiva.

5 Conceito Gestão do Conhecimento :
É a capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. (Terra, 2000)

6 Segurança O Conhecimento é protegido pela :
Política Serpro de Propriedade Intelectual Política Serpro de Segurança, Programa de Segurança e Norma de Classificação da Informação Controles de acesso aos sistemas e procedimentos de backup presentes nas soluções tecnológicas Código de Ética envolve empregados, fornecedores e clientes, inclusive com cláusulas de confidencialidade

7 Papéis e Responsabilidades
Diretoria: Aprova a política GCO Coordenação da Gestão do Conhecimento Organizacional : Orientação e implementação das práticas alinhadas à Política GC Superintendência de Produtos e Serviços Sistemas Corporativos - SUPSC: Apoio tecnológico aos instrumentos e ferramentas Unidades Organizacionais: Liderança: Garante o cumprimento da política de GC Comitê de Representantes de GC: Disseminadores e Facilitadores Gestores de Conteúdo: Especialistas dos Ramos e Assuntos Empregados: Contribuidores de conteúdos dos Assuntos (registram, compartilham e reutilizam conhecimentos)

8 Práticas Uso do Portal Corporativo Serpro Gestão por Competências
Mentoring Uso do Portal Corporativo Serpro Comunidades Serpro de Conhecimento Universidade Corporativa Serpro Melhores Práticas Propriedade Intelectual Narrativas Fóruns Virtuais ou Presenciais Benchmarking

9 O que é um Portal intranet ?
Pode ser entendido como uma ferramenta tecnológica utilizada para apoiar a Gestão do Conhecimento Organizacional.

10 Implantação do Portal intranet
1999 – Estudos sobre requisitos e práticas de excelência no mercado 2001 – Implantação do Portal intranet utilização da plataforma Microsoft ( ferramenta pioneira no mercado) parceria para testar a aplicação integração de várias ferramentas Visual basic, asp, web-storage exchenge 2000, certificação digital, active direct, xml, componentização. Ferramentas de Segurança: Active direct e Certificação digital.

11 Objetivos do Portal intranet
. Garantir ponto único para acesso a Informações, Aplicações e Serviços . Tornar disponível ferramentas de comunicação . Melhorar a reutilização do conhecimento . Promover a colaboração . Melhorar o gerenciamento do capital humano: gestão por competências

12 Vantagens do Portal intranet
O Portal permite que as informações da Empresa estejam: - Arquivadas Organizadamente - Compartilhadas pelos empregados - Recuperadas com facilidade - Podem ser reutilizadas a qualquer momento - Preservadas para o futuro

13 Implementação do Portal intranet
- Realização de Palestras e Seminários na Sede e Regionais (troca de experiências); - Treinamento de Representantes de GCO e Gestores de Conteúdo para uso da ferramenta de contribuição e aprovação; - Monitoramento das dificuldades de acesso e uso; - Identificação de melhorias; - Interação e divulgação com órgãos externos e parceiros: IPEA, CÂMARA, ESAF, ENAP, EMBRAPA, TCU, CEB, BB, BC Ministérios, PRODASEN, CORREIOS, FIOCRUZ, DATAPREV, TJRJ, CJF, ANVISA, dentre outros.

14 Funcionalidades do Portal intranet

15 Funcionalidades do Portal intranet

16 Funcionalidades do Portal intranet
- Agência Serpro de Notícias . Notícias internas e externas e principais veículos de divulgação - Ambiente de Colaboração . Formulário de Contribuição . Comunidades de Prática . Comentar Conteúdo . Chat e Forum - Ferramenta de Pesquisa . Simples; Avançada; Navegação na Base Serpro de Conhecimentos; Internet

17 Funcionalidades do Portal intranet
- Centro de Documentação e Informação (conteúdos externos) -Comunicação Formal e Informal - Ensino a Distância; - Sistema Perfil; - Sistemas e Sítios Internos; - Acesso aos Bancos BB, CEF e Real - Árvore e Base Serpro de Conhecimentos (conhecimentos e conteúdos internos)

18 Funcionalidades do Portal intranet

19 Funcionalidades do Portal intranet

20 Funcionalidades do Portal intranet

21 Funcionalidades do Portal intranet

22 Instrumentos e Ferramentas do Portal intranet
Portal Corporativo Serpro Sistema Perfil Base Serpro de Conhecimento Árvore Serpro de Conhecimento Macro-processos, Temas, Ramos e Assuntos

23 Lições Aprendidas - Solução muito avançada e pesada para boa parcela de equipamentos de usuários (baixa performance). Cascateamento de equipamentos - Adoção da Certificação Digital como experiência piloto para segurança de acesso gerando dificuldades e resistência pela não adoção do SENHA REDE (sistema padrão para reconhecimento e validação dos usuários, adotado há mais de 20 anos, com cpf e senha). Utilização do acesso alternativo com nova senha

24 Lições Aprendidas - Persistência da cultura de páginas das unidades organizacionais Possibilidade de acesso pelo Portal intranet - Redução significativa do número de acessos ao Portal e contribuições na Base (fase de migração de plataforma). Estímulo direcionado e orientado Adequação permanente da Árvore Serpro de Conhecimentos - Manutenção e implementação comprometidas pela descontinuidade do contrato de parceria com a Microsoft. Atendimento emergencial com equipe interna Busca de nova solução tecnológica para o Portal intranet

25 Evolução Em 2004 Criação do Comitê Permanente de Gestão do Portal Corporativo Serpro Grupo de Trabalho inter-áreas com objetivo de reorientar os Portais Internet e Intranet e migração para software livre. . O Portal Internet já foi migrado em 2004 (Zope e Plone) . O Portal Intranet está em fase de desenvolvimento

26 Evolução . As etapas realizadas pelo Comitê foram:
- formatação do conteúdo corporativo e das páginas das unidades - definição de mapas de conteúdo e gestores das páginas - definição dos níveis de acesso aos splots de informações das páginas - definição de prioridades de desenvolvimento das páginas

27 Proposta para o novo Portal Intranet
Evolução Proposta para o novo Portal Intranet

28 Alguns Resultados Em 2005 Índice de conhecimentos individuais atualizados no Sistema Perfil: 79% Conhecimentos institucionais na Base Serpro de Conhecimento: 6335 Índice atualização da Árvore Serpro de Conhecimento: 75% Gestão do Conhecimento Organizacional

29 Obrigada pela atenção ! Contato: e
Telefone: (06) e Telefone: (61)


Carregar ppt "Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google