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Perfil e Competências do Coach

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Apresentação em tema: "Perfil e Competências do Coach"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil e Competências do Coach
CÉLULA DE TRABALHO Adriana Levy Isabel Cristina de Aquino Folli José Pascoal Muniz - Líder da Célula Marcia Madureira Ricardino Wilson Gonzales Gambirazi

2 1. Formação Acadêmica Formação Acadêmica: Superior
Premissa: Para ser Coach, as competências são mais importantes do que a área de formação.

3 2. Formação em Coaching Formação em Coaching : Programas específicos de formação em Coaching com carga horária mínima de 100hs. Premissa: Considerar os esforços focalizados especificamente no estudo e aprimoramento dos seus conhecimentos em Coaching.

4 3. Experiência 3.1. Coaching: Mínima de 100 horas em condução de processos de Coaching, remunerado ou pro bono, e preferencialmente ter sido supervisionado. Premissa: a experiência é fundamental. 3.2. Corporativa: Ter trajetória profissional corporativa mínima de 5 anos. Premissa: É imprescindível entender o ambiente corporativo (culturas, relações de poder, fluxos de comunicação etc.). Nesse ambiente está a maioria dos coachees|clientes. 3.3. Liderança: Mínima de 3 anos como líder ou como formador de pessoas. Premissa: Ser líder é ter a oportunidade de ser Coach.

5 4. Valores Definição: Os valores são princípios ou padrões que referenciam os comportamentos, julgamentos e decisões do Coach. 4.1. Ética e integridade A atuação do Coach deve estar vinculada aos padrões éticos previstos no Código de Conduta e Melhores Práticas do Administrador no Exercício da Atividade de Coaching (Resolução 3.617, de setembro de 2008 – hiperlink), garantindo atitude íntegra no exercício da atividade. 4.2. Respeito e interesse pelo ser humano O Coach deve buscar continuamente o entendimento do ser humano, suas motivações, necessidades, atitudes, potencialidades e limitações, respeitando suas características como ser único.

6 Competências Combinação de conhecimentos, habilidades e
atitudes que, transformados em comportamentos, viabilizam uma performance desejada.

7 Descrição das Competências

8 Competências 1- Relacionamento Interpessoal 2- Escuta ativa
3- Flexibilidade 4- Formulação de Questões 5- Feedback 6- Criar Consciência 7- Estabelecimento de Metas e Plano de Ações 8- Visão Organizacional

9 Competências do Coach 1- Relacionamento Interpessoal
Capacidade de estabelecer e manter uma relação baseada em confiança, respeito mútuo, receptividade e estímulo, para que o coachee possa expor suas questões, de forma aberta, honesta e confiante. Conhece, discute e acorda a operacionalização do processo de coaching, envolvendo logística e cronograma, definindo os papéis e responsabilidades do coach, coachee e demais envolvidos, quando for o caso. Estabelece e estimula o relacionamento sincero, flexível e seguro. Demonstra real e verdadeira preocupação com o futuro e o bem-estar do coachee, mostrando disponibilidade para suas questões. Demonstra respeito e entendimento pelas percepções do coachee, por seu estilo de aprendizagem e por sua forma de ser, sem julgá-lo. Fornece suporte contínuo e apóia novos comportamentos e ações, posicionando-se ao lado do coachee. Demonstra tato e confiança em lidar com emoções, mantendo-se isento, sem se deixar dominar ou confundir pelas emoções do cliente.

10 Competências do Coach 2- Escuta ativa
Capacidade de ouvir, perceber e entender, com isenção, a visão de mundo do coachee , suas crenças, valores e motivações, para tornar claro o real significado do que é manifestado. Reproduz o que ouviu, para certificar-se de que entendeu o que foi dito pelo coachee. Solicita exemplos reais e práticos das situações relatadas, buscando o entendimento e estimulando o coachee a ouvir a si próprio. Identifica o quadro de referências, valores e crenças do coachee para compreender sua visão de mundo. Estimula o coachee a diferenciar fatos de interpretações. Constrói com o coachee relação de confiança para manifestação clara de seus sentimentos e pensamentos. Demonstra compreensão e receptividade aos valores do coachee, mesmo que não concorde com eles, sem emitir julgamentos.

11 Competências do Coach 3- Flexibilidade
Capacidade de adaptar-se às diferentes variáveis do contexto e do coachee, em busca de novos caminhos e alternativas, com facilidade para adotar diferentes metodologias e ferramentas, mantendo sempre o foco no processo. Aceita, entende e explora dimensões e perspectivas diferentes das suas, potencializando o contexto. Ajusta seu comportamento à necessidade do coachee de forma espontânea. Recorre a diversos métodos e ferramentas para trabalhar com o coachee, buscando ser eficaz. Muda o curso ou a abordagem quando a situação requer. Aceita e trabalha bem com a diversidade cultural. Adapta-se aos níveis de ambigüidade e contradição do coachee.

12 Competências do Coach 4- Formulação de Questões
Capacidade de questionar com assertividade, estimulando o coachee a ampliar autoconsciência e aprendizagem, a diferenciar fatos de interpretações e a identificar obstáculos e alternativas que o conduzam à ação e à superação. Formula perguntas pontuais, precisas, objetivas e sucintas. Atua de forma inquisitiva, sempre que necessário, para ampliar a visão e promover aprendizagem. Questiona o coachee, levando-o ao reconhecimento de seus pontos fortes e fracos para expandir seu autoconhecimento e identificar questões prioritárias. Elabora questões abertas, que auxiliam o coachee a diferenciar fatos de interpretações. Estimula o coachee a definir metas e objetivos e a identificar obstáculos e alternativas para superá-los; Elabora perguntas que geram no coachee consciência, responsabilidade e ação em busca dos resultados esperados. Utiliza a paráfrase para se certificar do entendimento sobre o que é verbalizado pelo coachee. Estimula o coachee à mudança de pensamento e de comportamento, empregando perguntas orientadas para o futuro e ampliando desafios.

13 Competências do Coach 5- Feedback
Capacidade de comunicar, revelar e transmitir de forma eficaz as percepções sobre crenças, reações e comportamentos, ampliando a consciência do coachee sobre como está sendo visto e/ou entendido e contribuindo com os objetivos estabelecidos. Expõe suas percepções fundamentadas nas manifestações do coachee, atentando também para o não-verbal e ainda não percebido pelo coachee. Elabora o feedback de forma neutra, específica, aplicável, oportuna e direta, preferencialmente reforçado por exemplos. Evidencia os pontos fortes e os pontos de melhoria do coachee, ampliando sua autopercepção e autoconfiança. Mostra como os padrões de comportamento do coachee influenciam sua vida e os resultados obtidos, tanto positiva como negativamente. Mantém-se integro em suas percepções e colocações, não se deixando intimidar pelo título e/ou cargo do coachee, falando sempre o que precisa ser dito. Acompanha os resultados do feedback. Identifica e analisa com o coachee comportamentos antagônicos, mostrando inconsistências entre o que ele sente, pensa, fala e faz.

14 Competências do Coach 6- Criar Consciência
Capacidade de interagir com o coachee, ampliando possibilidades de entendimento das situações abordadas, mediante a análise dos fatos, sentimentos e emoções, sob diferentes perspectivas, conduzindo ao entendimento dos modelos mentais e padrões de comportamentos que influenciam seus resultados. Apóia a identificação de crenças limitantes, distorções, omissões e generalizações, para melhorar a capacidade de análise do coachee. Ajuda o coachee a desenvolver uma visão ampla, esclarecida, analítica e crítica de suas interações. Incentiva o coachee a reconhecer o impacto de suas ações no ambiente, nos seus relacionamentos e nos resultados de suas ações. Estimula a percepção de como o coachee se deixa afetar pelos acontecimentos, ampliando o entendimento de sua forma de interpretar fatos, gerar sentimentos e emoções. Dá suporte ao coachee para entender como processa os estímulos recebidos e qual o padrão de resposta predominante em suas ações. Estimula o coachee a assumir a sua parcela de responsabilidade, controle e influência diante dos acontecimentos.

15 Competências do Coach 7- Estabelecimento de Metas e Plano de Ações
Capacidade de consolidar e sintetizar informações, estimulando o coachee a estabelecer metas e objetivos consistentes e adequados, bem como a construir um plano de ações e assegurar sua responsabilidade pela implementação. Consolida as informações reunidas e estimula o coachee a estabelecer metas de desenvolvimento alinhadas às suas questões. Estabelece objetivos específicos, mensuráveis, relevantes, alinhados, realísticos e temporais, com ações pontuais, indicadores observáveis e prazos adequados. Monitora a evolução da implementação, estimulando o coachee a fazer ajustes no plano de ação, sempre que necessário. Ajuda a identificar e a ter acesso a diferentes recursos para o aprendizado, tais como livros, filmes, artigos, palestras, cursos, profissionais e outros.

16 Competências do Coach 8- Visão Organizacional
Capacidade para entender culturas e estruturas organizacionais, sistemas e processos, relações de poder, bem como as peculiaridades do segmento do negócio e os impactos desses elementos no contexto e nos relacionamentos interpessoais do coachee. Pede ao coachee para explicar seu contexto profissional, seu posicionamento relativo nos processos, principais papéis, responsabilidades e interfaces de relacionamento. Procura entender as peculiaridades do segmento e da organização onde o coachee atua, para visualizar suas práticas e modelos de gestão. Utiliza exemplos pertinentes, quando necessário oferecer referência comparativa à realidade do coachee. Faz referências conceituais, estimulando a opinião do coachee, visando evidenciar suas crenças, valores e padrões de julgamento. Analisa as práticas e a cultura organizacional, bem como os pontos de afinidade ou de discordância do coachee. Identifica as competências necessárias e acessórias demandadas pelas posições e organizações onde o coachee atuou, buscando focalizar suas áreas de força e de dificuldades.


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