A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÂO DOS COMUNICANTES DE HANSENÍASE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÂO DOS COMUNICANTES DE HANSENÍASE"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÂO DOS COMUNICANTES DE HANSENÍASE

2

3 AVALIAÇÃO DOS COMUNICANTES DE HANSENÌASE INCLUI: Esclarecer: a) a importância do seu exame para diagnóstico precoce, b) a forma de transmissão da doença. História Completa: a) Ocupação e Atividades Diárias. b) Queixas do Comunicante. c) Orientação sobre a dose de reforço da BCG.

4 AVALIAÇÃO DOS COMUNICANTES DE HANSENÌASE INCLUI:
Exame Físico Completo. a) Inspeção da Pele. b) Palpação dos Nervos Periféricos. c) Observação da musculatura das mãos e pés. d) Teste de Força Muscular. e) Teste de Sensibilidade. ANTI PGL1.

5

6

7 PALPAÇÃO DE NERVOS TÉCNICA:
Explicar ao paciente o exame que vai ser realizado. Avaliador de frente para o paciente. Paciente com braço ou perna a ser examinado relaxado e posicionado Acompanhar o trajeto do nervo acima e abaixo da área inicialmente palpada (Obs: Palpar com cuidado, não tocando com muita força). Verificar: queixa de dor espontânea no trajeto do nervo. queixa de choque ou dor à palpação no trajeto do nervo. simetria (comparar sempre o lado direito com o esquerdo). tamanho. forma. consistência (duro ou mole). presença de nódulos.

8 PALPAÇÃO DO NERVO RADIAL

9 PALPAÇÃO DO NERVO ULNAR

10 PALPAÇÃO DO NERVO MEDIANO

11 PALPAÇÃO DO NERVO FIBULAR

12 PALPAÇÃO DO NERVO TIBIAL

13 Teste de Sensibilidade
Sensibilidade Térmica, Dolorosa e Tátil. Demonstrar o teste para o paciente utilizando uma área da pele com sensibilidade normal. Tapar a visão do paciente com uma barreira ou solicitar ao paciente que feche os olhos. Testar os pontos previamente determinados.

14 CONDUTA QUANDO ENCONTRAMOS LESÕES CUTÂNEAS SUGESTIVAS DE HANSENIASE.
Exames complementares: Baciloscopia Biópsia de lesão cutânea para exame histopatológico Quantificação do anticorpo anti-PGL-1 Exames gerais e sorologias

15 CONDUTA QUANDO ENCONTRAMOS ALTERAÇÕES DA SENSIBILIDADE OU NA PALPAÇÃO DO TRAJETO DE NERVO PERIFERICO. Avaliação da neurologia US nervo Eletroneuromiografia


Carregar ppt "AVALIAÇÂO DOS COMUNICANTES DE HANSENÍASE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google