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Carlos Vergara Carlos Vergara (Santa Maria RS 1941). Gravador, fotógrafo e pintor. Na década de 1950, transfere-se para o Rio de Janeiro, e, paralelamente.

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1 Carlos Vergara Carlos Vergara (Santa Maria RS 1941). Gravador, fotógrafo e pintor. Na década de 1950, transfere-se para o Rio de Janeiro, e, paralelamente à atividade de analista de laboratório, dedica-se ao artesanato de joias, que são expostas na 7ª Bienal Internacional de São Paulo em 1963.

2 Vergara, Carlos, Envelope , 1973, guache sobre papel, 48 x 65 cm Coleção Gilberto Chateaubriand - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

3 Vergara, Carlos, Sem Título , 1976, Série Carnaval, Máscaras grafite, aquarela, guache, nanquim e metal sobre papel recortado e espelho, 49 x 68,5 cm, Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM RJ.

4 Rubens Gerchman (Rio de Janeiro RJ 1942 - São Paulo SP 2008)
Rubens Gerchman (Rio de Janeiro RJ São Paulo SP 2008). Pintor, desenhista, gravador, escultor. Em 1957, frequenta o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, onde estuda desenho. Faz curso de xilogravura com Adir Botelho (1932) e frequenta a Escola Nacional de Belas Artes - Enba, entre 1960 e 1961.

5 Lindonéia: a Gioconda do subúrbio, Rubens Gerchman

6 Gerchman, Rubens, La Television [Díptico] , ca
Gerchman, Rubens, La Television [Díptico] , ca. 1967, técnica mista sobre eucatex, 122 x 80 cm, Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, RJ)

7 Anna Maria Maiolino Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália 1942). Gravadora pintora, escultora, artista multimídia e desenhista. Muda-se em 1954, devido à escassez provocada pelo pós-guerra, para Caracas, Venezuela, onde estuda na Escuela de Artes Plásticas Cristóbal Rojas entre 1958 e 1960, ano em que transfere-se para o Brasil. Em 1961, inicia curso de gravura em madeira na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro, e integra-se à Nova Figuração, movimento de reação à abstração e tomada de posição frente ao momento político brasileiro.

8 Maiolino, Anna Maria, Rolinhos na Horizontal , 1993, gesso moldado 97 x 130 cm

9 Visita a 29ª Bienal de São Paulo, em 11/11/2010, no pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Instalação mesa, cadeiras, porcelana, terra, sementes, copos, talheres, video dimensões variáveis

10 ; Arroz e Feijão Obra de 1979 - 2007
da italiana Anna Maria Maiolino, em que os grãos germinam nos pratos durante a exposição. A instalação é tida como um dos principais trabalhos da artista.

11 Marcel Duchamp A obra de Picasso seria uma pintura- pintura, e a de Duchamp, ao contrário, seria uma não-obra, uma pintura-ideia. Ou seja, uma arte que desconstrói as próprias bases da percepção sensível imediata. Irving Penn, Marcel Duchamp, New York, 1948

12 READY-MADE O termo é criado por Marcel Duchamp ( ) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de Bicicleta).

13 DUCHAMP, Marcel. Ready-made, de 1912, (Roda de Bicicleta).

14 DUCHAMP, Marcel. Fonte (ready-made), 1917
DUCHAMP, Marcel. Fonte (ready-made), Porcelana, 61 cm (original perdido).Sidney Janis Collection, Nova York.

15 Outro de seus célebres ready-mades retificados é aquele em que toma uma reprodução da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci ( ), e acrescenta à imagem um bigode, um cavanhaque e letras que permitem, quando lidas em francês, a formação de uma frase obscena L.H.O.O.Q..

16 “Uma parte significativa da arte de Duchamp é debochada e licenciosa.”
Marcel Duchamp, L.H.O.O.Q Fonética: "elle a chaud au cul“, ou “Ela tem o rabo quente”. Museum of art Philadelphia, USA

17 Marcel Duchamp, Rapaz triste dentro de um trem, 1911.
Guggenheim Collection.

18 tabuleiro de xadrez, apresentado e concebido pelo colega artista,
Pode-se considerar a obra de Duchamp de várias maneiras. Pode-se julgá-la cômica, horrível, instrutiva ou os três. Nos encontramos em um mundo cada vez mais reestruturado pela dominação das formas visuais e, particularmente, pela fotografia. O que a arte da Duchamp sugere é que esta mudança da forma das imagens que se constituem progressivamente no nosso entorno arrasta consigo uma mudança na estrutura dominante da representação. Marcel Duchamp com tabuleiro de xadrez, apresentado e concebido pelo colega artista, Max Ernst.

19 Performance – forma de arte que combina elementos do teatro, da música e das artes visuais. Tem relação com o happening (os dois termos são as vezes usados como sinônimos), mas difere deste por ser em geral mais cuidadosamente planejada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores.

20 Happening (“Acontecimento”). Forma de espetáculo, muitas vezes cuidadosamente planejado mas quase sempre incorporado algum elemento de espontaneidade, em que o artista executa ou dirige uma ação que combina teatro e artes visuais. Allan Kaprow ( ) foi pintor estadunidense, assemblagista e um dos pioneiros no estabelecimento dos conceitos de performance. O termo happening foi cunhado por Allan Kaprow em 1959 e tem sido usado para designar uma multiplicidade de fenômenos artísticos.

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23 A ideia do happening está ligada ao princípio da participação do espectador.

24 Assemblage Termo cunhado na década de 50 por Jean Dubuffet, denotativo de obras de arte elaboradas a partir de fragmentos de materiais naturais ou fabricados como o lixo doméstico. O termo é usado também para fotomontagem e até instalações.

25 Tony Gragg, Novas pedras- os tons de Newton, 1978, Plastic
Tony Gragg, Novas pedras- os tons de Newton, 1978, Plastic. Loaned by Arts Council Collection, Southbank Centre, Londres.


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