A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GENGIVITE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GENGIVITE."— Transcrição da apresentação:

1 GENGIVITE

2 Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, comprometendo um ou mais dentes. A gengivite é causada pela placa bacteriana, uma película incolor e pegajosa que se forma nos dentes. Se não for removida diariamente, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nelas contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes (periodonto) que promovem a sustentação, provocando reabsorção óssea, retração da gengiva e, conseqüentemente, mobilidade e perda dos dentes.

3 São três os estágios da gengivite:
Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança pra baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado é a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar e prevenir danos maiores.

4 Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, o paciente corre o risco de perder seus dentes.

5 Causas: A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada permitindo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, como por exemplo, o chumbo e o bismuto, ainda como, diabetes não controladas, alterações hormonais como puberdade, menopausa ou gravidez.

6 O estresse tem grande importância no aparecimento da doença, pois diminui a salivação e aumenta a acidez da boca. Estudos mostram que a gengivite e a periodontite estão relacionados a fatores genéticos. Quando esse tipo de quadro é diagnosticado pela história familiar, a atenção aos cuidados com a higiene bucal deve ser intensificada.

7 Sintomas: A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos, sendo que mais de 50% deles têm a doença, se for detectada no estágio inicial, a gengivite pode ser revertida, portanto, é importante ficar atento aos seguintes sintomas: Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas; Gengivas que sangram durante a escovação ou uso do fio dental; Dentes que aparecem mais longos devido à retração da gengiva; Secreção ao redor dos dentes e na bolsa gengival; Mau hálito constante na boca e o paladar fica alterado.

8 Tratamentos: Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso do fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajuda a evitar que a placa se forma. Uma limpeza profissional feita por um dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. O dentista faz a raspagem dos dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva, com líquido composto por sais. Essa raspagem é seguida de alisamento da raiz e polimento dos dentes para eliminar os focos de infecção.

9 A prescrição de antibióticos ou antiinflamatórios pode ser um recurso terapêutico importante em alguns casos. A cirurgia periodontal pode fazer-se necessária quando essas intervenções terapêuticas não surtem os efeitos desejados, devido à gravidade do caso.

10 Recomendações: Informar-se sobre a maneira correta de escovar os dentes. A boa escovação e o uso do fio dental são essenciais para manter a saúde bucal; Não esquecer que o cigarro também prejudica a gengiva e os dentes; Fazer uma dieta saudável e equilibrada, evitando alimentos e bebidas doces; Fazer visitas regulares ao dentista e sempre que notar mudanças no aspecto da gengiva.

11


Carregar ppt "GENGIVITE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google