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Direito à Informação em Saúde:

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Apresentação em tema: "Direito à Informação em Saúde:"— Transcrição da apresentação:

1 Direito à Informação em Saúde:
Problemas e Possibilidades da Internet André Pereira Neto

2 Apresentação Comunicação na Era Digital
O Paciente Informado - Problemas Nossa Proposta - Possibilidade

3 Comunicação na Era Digital

4 1. Comunicação na Era Digital
Como um homem se comunica(va)? Originalmente e atualmente… 1 se comunica com 1

5 1. Comunicação na Era Digital
Aos poucos o Homem construiu formas que fizeram com que… 1 se comunicasse com muitos 1 se comunica com muitos 1 Produz a Informação, Muitos Recebem

6 Com Gutemberg (1390/1468) pouca coisa mudou….
1. Comunicação na Era Digital Com Gutemberg (1390/1468) pouca coisa mudou…. 1 se comunica com muitos 1 Produz a Informação, Muitos recebem

7 1. Comunicação na Era Digital
Com a invenção do Rádio pouca coisa mudou 1 se comunica com muitos 1 Produz a Informação, Muitos recebem

8 1. Comunicação na Era Digital
Com a invenção da Televisão pouca coisa mudou 1 se comunica com muitos 1 Produz a Informação, Muitos Recebem

9 Com a invenção da Internet ocorre uma Revolução! (Pierre Levy)
1. Comunicação na Era Digital Com a invenção da Internet ocorre uma Revolução! (Pierre Levy) Muitos se comunicam com Muitos! Muitos produzem informação para Muitos, Muitos recebem e tambem produzem info. Uma liberdade angustiante! Pierre Levy

10 1. Comunicação na Era Digital
Alguém nesta sala pode imaginar sua vida HOJE sem a Internet?

11 1. Comunicação na Era Digital
Comparação entre a TV e a Internet: TV a Cabo com Transmissão Via Satélite: Informação e Lazer finitos em tempo real, Baixa interatividade Mídia Cara Internet: Informação e Lazer Infinitos em tempo real Possibilidade de Produção de Informação Interatividade e Relações Pessoais Mídia Barata Relações Comerciais

12 1. Comunicação na Era Digital
Internet no Brasil Ano Milhões 32, , , ,9 Exclusão Digital? Até quando?

13 1. Comunicação na Era Digital
ALGUNS ANÚNCIOS: A Rede Globo de Televisão vai falir! O Jornal O Globo vai deixar de ter o poder que tem! Os hábitos vão mudar? Francisco (10) e Eu (50) Francisco vai ler jornal de papel todo o dia pela manhã, como eu, quando tiver 50 anos? Será que estou doido?

14 1. Comunicação na Era Digital
Quanto tempo se passou entre cada inovação?

15 Paciente Informado

16 2. Paciente Informado O que você faz... Quando tem dúvida sobre algum diagnóstico? Quando tem dúvida sobre algum medicamento? Quando quer conhecer algo sobre saúde? Quando quer se atualizar sobre saúde?

17 Você viu? Deu no Fantástico!
2. Paciente Informado O que você faz para obter uma informação? Procura um colega? Liga a Televisão? Ouve rádio? Lê um Jornal? Você viu? Deu no Fantástico!

18 Resposta: Entra no “Dr. Google”
2. Paciente Informado Resposta: Entra no “Dr. Google”

19 O que ele vai encontrar quando acessar o Google?
2. Paciente Informado E se um alguem estiver interessado em saber mais informações sobre Rinite Alérgica, por exemplo? O que ele vai encontrar quando acessar o Google?

20

21 77.900 sites sobre Rinite Alérgica? Qual deles você ia acessar?
2. Paciente Informado sites sobre Rinite Alérgica? Qual deles você ia acessar? O primeiro Qual deles você deve confiar?

22 2. Paciente Informado Um artigo sobre o tema...
“Avaliação das informações sobre rinite alérgica em sites brasileiros na rede mundial de computadores (Internet)”. SILVA, Leonardo Victor España Rueda; MELLO JR., João Ferreira de  e  MION, Olavo. Profs. Fac. Medicina da USP Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2005, vol.71, n.5, pp

23 Foram analisados 173 sites brasileiros;
2. Paciente Informado Foram analisados 173 sites brasileiros; 84% foram reprovados em termos de QUALIDADE! 24,3% continham “informações inexatas”! Conclusão do Artigo “Tanto a qualidade em geral de grande parte dos sites brasileiros que abordam o tema "rinite alérgica", quanto à qualidade das informações por eles divulgadas, são insuficientes para satisfazer a médicos e pacientes”.

24 Vivemos um “Dilúvio de Informações”
PRIMEIRO PROBLEMA Vivemos um “Dilúvio de Informações” Pierre Levy – Cibercultura – Ed. 34 Responsabilidade na Fabricação de Sentido É isso que nos interessa! Colocar as informações que nos interessam em uma Arca

25 Restrita Ilimitada Segura Pouco confiável 2. Paciente Informado
Qual a diferença entre a informação que se obtinha antigamente e a informação que se obtém hoje? Restrita versus Ilimitada Segura versus Pouco confiável

26 Estas informações interferem na relação que o paciente tem:
SEGUNDO PROBLEMA Estas informações interferem na relação que o paciente tem: Com sua Doença; Com seu Corpo; Podem criar diferentes valores e comportamentos;

27 Estas informações interferem na relação que o paciente tem:
TERCEIRO PROBLEMA Estas informações interferem na relação que o paciente tem: Com o Tratamento e o Medicamento que está recebendo; Pode estimular o auto-cuidado e auto-medicação sem orientação

28 Estas informações interferem na relação que o paciente tem:
QUARTO PROBLEMA Estas informações interferem na relação que o paciente tem: Com o Médico e os demais profissionais de saúde

29 Paciente Informado e a Relaçao Médico-Paciente
Cria novo equilíbrio? Interfere na autoridade profissional?

30 Artigo de análise Bibliográfica
Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN   versão impressa Resumo GARBIN, Helena Beatriz da Rocha; PEREIRA NETO, André de Faria e GUILAM, Maria Cristina Rodrigues. A internet, o paciente expert e a prática médica: uma análise bibliográfica. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol. 12, no. 26, pp ISSN Artigo de análise Bibliográfica

31 Grande Repercussão! Jornal Nacional

32 Nossa Proposta

33 3. Nossa Proposta, aprovada pela FAPERJ
CRIAR o LISS Laboratório Internet, Saúde e Sociedade

34 3. Nossa Proposta Onde? No Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria Complementar aos Programas e Projetos do Centro de Saúde

35 Com o Comitê de Democratizaçao da Informática – CDI
3. Nossa Proposta Como? Com quem? Com o Comitê de Democratizaçao da Informática – CDI Escolas de Informação e Cidadania (EICs) Papel do CDI: Formar Instrutores Supervisionar Instrutores Orientação Pedagógica

36 Sala 28 da Antiga Escola Politécnica
3. Nossa Proposta Estrutura 1 Sala com 10 Computadores; 2 Instrutores selecionados na comunidade; Obs: Eles receberão formação e supervisão do CDI Sala 28 da Antiga Escola Politécnica Coordenação: Profa. Cristina Guilam Prof. André Pereira

37 3. Nossa Proposta 1. Objetivo do LISS:
Recomendar Sites de Saúde para Leigos Em Português Atualizados, de Qualidade, com Referência

38 3. Nossa Proposta Pressupostos:
Muitos brasileiros acessam a Internet para obter informações sobre Saúde; A maioria dos brasileiros Não dominam o Inglês; A maioria dos brasileiros tem pouco Tempo disponível ou nao tem Interesse em ler Livros ou Artigos Científicos; A maioria dos brasileiros tem dificuldades de discernir uma informação Atualizada e Correta de outra Ultrapassada e Errada;

39 Dinâmica 3. Nossa Proposta
1. Criar Indicadores de Avaliação de Sites de Saúde; 2. Convidar Especialistas nas respectivas áreas para avaliar os sites; 3. Convidar os Usuários do Centro de Saúde da ENSP para avaliar a legibilidade dos sites;

40 Centro de Credenciamento de Sites de Saúde
3. Nossa Proposta O LISS será um Centro de Credenciamento de Sites de Saúde Conteúdo – Pesquisadores Navegabilidade – Web Desingners Legibilidade – Usuários do LISS

41 Primeiro Problema: em Inglês
3. Nossa Proposta Existe uma outra proposta no ar - Medpedia Primeiro Problema: em Inglês

42 Qualquer pessoa, formada no campo biomédico, pode produzir conteúdo!
3. Nossa Proposta Existe uma outra proposta no ar - Medpedia Segundo Problema: Qualquer pessoa, formada no campo biomédico, pode produzir conteúdo!

43 3. Nossa Proposta Terceiro Problema:
Existe uma outra proposta no ar - Wikipedia Terceiro Problema: Qualquer pessoa pode pode produzir conteúdo!

44 3. Nossa Proposta Primeiro Diferencial do LISS Autoria com Referência
Professor – Pesquisador Qualificado O LISS apresentará uma Referência Qualificada e Identificada de Sites de Saúde NÃO VAI PRODUZIR CONTEÚDO!

45 Segundo Diferencial do LISS
3. Nossa Proposta Segundo Diferencial do LISS Contar com a avaliação dos usuários

46 Prestar um serviço INÉDITO no campo da saúde!
3. Nossa Proposta Terceiro Diferencial Vai disponibilizar os sites recomendados em uma Home Page exclusiva! Prestar um serviço INÉDITO no campo da saúde!

47 3. Nossa Proposta Segundo Objetivo:
Produzir Conhecimento sobre o Tema; Tres Projetos em Curso: Impacto da Internet na relação Médico-Paciente Análise de Comunidades Virtuais Criação de Indicadores de avaliaçao de sites de saúde

48 Próxima Atividade Curso Internacional Internet, Auto-Cuidado e Saúde
Apoio Vice Presidência de Ensino/FIOCRUZ Internet, Auto-Cuidado e Saúde Novembro e Dezembro de 2009

49 Direito à Informação em Saúde:
DE QUALIDADE

50 Obrigado apereira@fiocruz.br


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