A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADOS UNIDOS. Colonização Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADOS UNIDOS. Colonização Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADOS UNIDOS

2 Colonização

3 Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária.

4 Colônias do Norte As Colônias do Norte, foram ocupadas por ingleses rejeitados e tentavam na América uma nova oportunidade. Assim, as propriedades eram de pequeno porte, com mão de obra familiar e produção voltada para o mercado interno o que acabou desenvolvendo uma economia local.

5 Colônias do Sul Já as Colônias do Sul não tiveram a mesma forma de ocupação do território. Nessa região as propriedades eram de grandes extensões com produções agrícolas tropicais que atendiam as necessidades da metrópole inglesa e com uso de mão – de – obra escrava.

6 A Guerra de Secessão Após a independência dos Estados Unidos as colônias do sul tentaram se separar das do Norte por não concordarem com as medidas implantadas pelo governo federal. A abolição da escravatura era um dos principais pontos de discórdia entre elas.

7 continuação Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

8 A Ocupação territorial Após a Independência os Estados Unidos iniciou sua expansão em direção ao oeste. Territórios foram comprados, outros simplesmente anexados; Foram feitos projetos de ocupação com doação de terras aos estrangeiros que quisessem desbravar o oeste norte – americano;

9 DESTINO MANIFESTO Projeto do governo americano que sustentava a “Superioridade norte – americana” como explicação para conquistas territoriais e sentimento de superioridade em relação a outros povos.

10 Expansão territorial norte - americana

11 Doutrina Monroe No final do século XIX com o imperialismo europeu na Ásia e África, os Estados Unidos desenvolveu um projeto de ampliar a influência econômica e política sobre o continente americano. Essa política norte – americana recebeu o nome de DOUTRINA MONROE.

12 A Ascensão da potência americana O crescimento da economia norte-americana foi propiciado por acontecimentos históricos como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) momento em que a Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento do PIB e se consolidando definitivamente como a maior potência mundial.

13 A indústria norte – americana Desde o processo de colonização, as atividades industriais estavam localizadas no Nordeste dos Estados Unidos. A presença de carvão mineral na região dos Grandes Lagos e de minério de ferro nos Apalaches foram fundamentais para o crescimento industrial.

14 A expansão da indústria Após a Segunda Guerra mundial as empresas norte – americanas se espalharam pelo mundo ampliando os rendimentos dessas empresas e fortalecendo ainda mais a economia norte – americana.

15 continuação Ao longo do século XX, novas áreas industriais foram formadas de acordo com as novas atividades industriais.

16 As novas áreas industriais As áreas de alta tecnologia, informática e comunicações se instalaram na costa oeste norte – americana

17

18 As novas áreas industriais As atividades aero – espaciais e de pesquisas como a NASA se encontram na porção sul, no Texas. A extração de Petróleo no Golfo do México também colaborou para o desenvolvimento do Texas

19 A Agricultura

20 Agricultura A agropecuária norte – americana é estruturada no que se denomina “BELTS”, isto é, extensas faixas de terras onde predominam um determinado produto agropecuário de acordo com as características climáticas e também do relevo. Possui uma alta mecanização e investimentos nas melhorias agrícolas

21 A Grande potência militar A participação efetiva dos Estados Unidos na II Guerra Mundial transformou – o em uma das grandes potências do mundo até os dias de hoje. Com o desenvolvimento da Guerra Fria os Estados Unidos investiu maciçamente na área militar intimidando frequentemente seu grande oponente da época, a URSS. Com o fim da URSS os Estados Unidos torna –se a principal superpotência detentora de enorme poder militar.

22 As regiões geoeconômicas Nordeste – região industrial mais tradicional dos Estados Unidos conhecida como Manufacturing Belt. Nessa região está situada a capital, Washington, e o principal centro econômico – financeiro do país, New York.

23 Planícies Centrais : Essa região é o grande celeiro agrícola norte – americano. A agricultura é altamente mecanizada.

24 Sul: Nessa região o turismo, as empresas aeroespaciais e a extração de petróleo são grandes destaques. Nos últimos tempos essa região recebeu o nome de SUN BELT justamente pelo crescimento de novos setores industriais e de alta tecnologia.

25 Costa Oeste : Além de desenvolver uma agricultura irrigada essa região tem ganho destaque em atividades dos setores de telecomunicações, informática e alta tecnologia graças ao Vale do Silício presente no estado da Califórnia, próximo a São Francisco.

26 Oeste: Nessa região se destaca a criação de gado, a irrigação no cultivo de frutas e hortaliças e a extração de minérios.


Carregar ppt "ESTADOS UNIDOS. Colonização Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google