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COACHING Crismeri Delfino Corrêa

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Apresentação em tema: "COACHING Crismeri Delfino Corrêa"— Transcrição da apresentação:

1 COACHING Crismeri Delfino Corrêa crismeri@possibilita.com.br
FACULDADES PORTO-ALEGRENSES NÚCLEO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização em GESTÃO DE CAPITAL HUMANO (RH) COACHING Crismeri Delfino Corrêa (51)

2 Pessoa Marcante Marcou positivamente Marcou negativamente

3 O que é Coaching ?

4 TERMINOLOGIA BÁSICA COACHING: O processo de desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas para o coachee. COACH: O profissional que exerce o coaching (plural = coaches). COACHEE: O profissional que recebe o coaching (plural = coachees).

5 Processo de apoio e orientação através da educação contínua
O que é COACHING ? Processo de apoio e orientação através da educação contínua Buscando aprendizado sobre si; Explorando o seu potencial; Ajudando as pessoas a realizarem metas desafiadoras a médio e longo prazo; Reforçando atitudes que promovem comprometimento no processo de mudança. 1

6 O Coaching deve ajudar o coachee a ter:
Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades; Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida; Estrutura e foco; Feedback realista; Apoio. 2

7 Objetivo do COACHING ? Tem o foco em ajudar pessoas a avançar em relação às suas metas mais importantes, realizar seus objetivos e criar a versão do coachee da vida ideal e da carreira ideal O foco é nas possibilidades futuras e como transformá-las em realidade. Rhandy Di Stéfano 3

8 Por que COACHING ? Exigência do Mercado, maior produtividade e velocidade nas decisões; Adquirir conhecimento e experiência em menos tempo; Organizações achatadas, diminuição de níveis hierárquicos, necessidade de mais autonomia; Nível de influência é maior - não em poder de cargo e sim em poder pessoal; Espaço de aprendizagem; Delegação X Autonomia. 4

9 Por que COACHING ? Paradoxo da conectividade – conectado pela tecnologia e a vida mais desconectada; Cenário com forças em colisão: velocidade X sustentabilidade; continuidade X descontinuidade; mundialização Xregionalização; previsibilidade X imprevisibilidade,... Necessidade de adotar novos estilos de relacionamentos: clientes, fornecedores, colaboradores. Criar alianças para trabalhar de forma sintônica; Competência relacional e a inteligência social assumi um papel na gestão, envolvendo trocas; Conhecimento tem que fazer sentido. 4

10 COACHING Coaching é o processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de outra pessoa através da utilização ótima do seu potencial, com a finalidade de alcançar os resultados por ela almejados. O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas válidas, apenas das restrições do contexto em que atuam. Rosa Krausz 5

11 COACHING Desencadeia a autodescoberta;
Ajuda pessoas e grupos a se transformarem; Oportuniza uma reflexão da visão de mundo, valores e crenças; Aprofunda a aprendizagem; Incorpora novas habilidades e capacidades; Expandi a prontidão para agir de forma coerente e eficaz; Expandi a consciência. 6

12 Os 10 mitos do Coaching Ninguém pode definir o que o coaching...
Coaching é fazer as pessoas felizes… Coach é igual a mentor… Um coaching é alguém que se caracteriza para animar… O coaching demanda muito tempo… Coaching é um tipo de terapia… Coaching é uma receita para manejar todo o tipo de situação… Nem todas as pessoas estão em condições de receber coaching… As pessoas que se beneficiam com o coaching vão embora da empresa… O coaching não soma pontos nos resultados… 6

13 ESSÊNCIA DO COACHING Re-desenho de percepções - crenças / valores , assim recebe novas práticas = resultados 7

14 (Goldsmith , Lyons e Freas – Coaching – Exercício da Liderança)
Termo originário do esporte Apoio para atingir resultado Ajudar a melhorar e adquirir o necessário Permanência com a pessoa até atingir o resultado Coach – oriundo do francês - significa : “um veículo para transportar pessoas valiosas de um lugar para outro” . (Goldsmith , Lyons e Freas – Coaching – Exercício da Liderança) 8

15 PAPEL DO COACH Guiar e facilitar o aprendizado, não dar a solução;
Ajudar a fazer escolhas certas; Acreditar que as pessoas querem mudar e desenvolver-se.

16 Papel do COACH Promover o reconhecimento das forças e fraquezas;
Fazer perguntas; Apontar contradições; Estimular análise; Auxiliar nas considerações; Fornecer e interpretar de forma neutra as ações ou eventos passados.

17 COACH “Alguém que estimula a fazer aquilo que não queremos para que possamos nos tronar aquilo que queremos ser”. Rosa Krausz

18 REAÇÃO À MUDANÇA INDECISÃO INÉRCIA PROAÇÃO REJEIÇÃO
Nível de Consciência da Mudança Necessidade de Mudança

19 ZONA DE APRENDIZAGEM ZONA DE CONFORTO: acomodação
PÂNICO STRECH ZONA DE CONFORTO: acomodação ZONA DE STRECH: elasticidade, onde se aprende ZONA DO PÂNICO: Campo tenso de conduta NÃO SEI BRECHA QUERO SABER Sabe-tudo: pouca crença, não tem strech Aprendiz: Strech mais ampla

20 NÃO É COACHING . . . Não é Avaliação de Desempenho;
Não é disciplinador; Não é dar Conselhos ou impor soluções prontas; Não dar respostas - coach tem que fazer perguntas para entender as causas das dificuldades; Não é evento, é processo; Não é treinamento técnico; Não é delegação de tarefas.

21 Percepção

22 QUANDO SE INICIA O PROCESSO DE COACHING ????
ACORDOS Coach e a Organização Coach e a Pessoa Foco

23 CONTRATO DE COACHING - ETAPAS

24 MENTORING COUNSELLING ACONSELHAMENTO / COUNSELING
COACHING MENTORING COUNSELLING ACONSELHAMENTO / COUNSELING MENTOR / MENTORING Ajuda a guiar uma pessoa mais jovem, compartilhar a história da Organização, falar da cultura de sucesso, experiência que tem na organização. Oferece ferramentas no trabalho, redes de contato e recursos. Trabalha com o problema específico e pontual do cliente, enfocando sobre suas causas. Ocorre em momentos de stress ou situação crítica vivida pelo cliente.

25 COACHING NÃO É EVENTO É PROCESSO !!!
COMPLEXIDADE ESTRUTURA E FORMA MARCO DE TEMPO MUDANÇA Os temas e preocupações são mais complexos Os passos do processo são cíclicos e interativos Maior rentabilidade e impacto a longo prazo Consistente, profundo e duradouro Processo Os temas e preocupações são menos complexos Os passos do processo são lineares e seqüenciais Rentabilidade e impacto imediato e de curto prazo Repentina e imediata mudança superficial Evento

26 Confrontar desculpas, explicações e resistências
8 PASSOS DO COACHING 8 2 7 Persistir Definir o tema e as necessidades Clarificar as conseqüências , não castigar 1 3 Apoio Estabelecer o Impacto Confrontar desculpas, explicações e resistências 6 Iniciar um plano Obter um compromisso 4 5

27 COACHING O que motiva o processo de coaching é um problema , é o querer se desenvolver, ou seja, lacuna onde você está e onde você quer chegar. Tem que ter capacidade de identificar o problema. Colocar foco no que o coachee quer.

28 Coleta de Dados - Meta M A P A Meta - O quê? Valor – Por que?
O que tenho? O que tenho que melhorar? P O que os outros acham… que tenho? Que tenho que melhorar? A O que as pessoas já conseguiram? O que a empresa quer? Como é quem tem sucesso? O que tem no mundo?

29 Meta SMART Specific – Específica Measurable – Mensurável
Achievable – Alcançável Relevant – Relevante Time Bound - Temporal

30 PASSOS DA DEFINIÇÃO DE METAS:
Especificidade: Seu objetivo deve ser muito bem definido. Quanto mais específico for a definição do seu propósito, mais direcionado estará seu caminho. Mensurabilidade: Sua meta deve ser quantificável, objetiva e palpável. Exeqüibilidade: Uma meta tem que ser alcançável, possível, viável.

31 PASSOS DA DEFINIÇÃO DE METAS:
Relevância: A meta tem que ser importante, significativa, desafiadora. Lembre-se de que o bom não é bom onde o ótimo é esperado. Tempo : Aspecto mais negligenciado. Muitas metas são bem definidas, mensuráveis, possíveis e importantes, mas não estão definidas num horizonte de tempo.

32 FEEDBACK COMO INSTRUMENTO DE COACHING

33 DICAS PARA USO DE FEEDBACK EM COACHING

34 Organizações X COACHING
Desafio da empresa é FAZER ACONTECER! Saber fazer COMO COACHING A execução é a diferença do sucesso e do fracasso de uma empresa / líder Fazer acontecer é tarefa do líder O líder gasta 20% do seu tempo com pessoas Sucesso não é no plano estratégico e sim na capacidade de realizá-lo. Discurso = Prática COACHING Execução – Bossidy - Charam

35 Grande Desafio do Executivo
Capacidade de aprender a atuar num mundo em eterna mutação. “O verdadeiro sucesso dos gestores e líderes será determinado não por aquilo que eles sabem, mas pela rapidez com que aprendem.” Rosa Krausz 4

36 Líder Coach “Líderes que se desenvolvem como seres humanos, que expandem o auto-conhecimento e a inteligência social comprometem-se com o bem-estar dos seus colaboradores, da sua empresa, da comunidade e de outros sistemas sociais”. Rosa Krausz 4

37 PERGUNTAS DO GESTOR Será que estamos fazendo o que dissemos que faríamos? Temos implementado as estratégias que criamos? Contamos com as melhores pessoas?

38 COACHING - LÍDER Descobrir sua própria marca que lidera.
Ter perspectiva dos sistemas para não ficar perdido a padrões e processos da organização. Rever método de liderar baseado na capacidade de aproveitar cada momento - repassar cultura. Necessário : FIRMEZA + DEDICAÇÃO = equilíbrio PERGUNTAS : Qual seu objetivo em relação ao seu coachee? O que você tentaria conseguir? Como você saberia se está sendo eficiente?

39 CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS DE SUCESSO
Obtiveram , durante a carreira, muito feedback sobre suas competências Demitidos cedo de suas carreiras Aprenderam a fazer coisas de formas diferentes Tiveram vários Coaches ONDE VOCÊ APRENDEU ? 70% Exercendo a Função e em Projetos Especiais 20% Através de Gestores e Coaches graus 10% Com Autodesenvolvimento e Seminários

40 APLICABILIDADE DE COACHING

41 RESULTADOS DO COACHING

42 RESULTADOS

43 RESULTADOS DO COACHING PARA O GESTOR
Capacidade de lidar com ambiguidade da mudança; Maior conhecimento na resolução de conflito; Atitude de confiança; Assumir risco; Delegação; Capacidade de ouvir; Gestão do tempo; Capacidade de superar o medo da mudança, incluindo perda de poder.

44 precisa elaborar um plano de implementação.
A organização define uma estratégia e precisa elaborar um plano de implementação.

45 Quem sabe o que quer e onde quer chegar….
escolhe o caminho e o jeito de caminhar. Tiago de Mello

46 Todos esperam que os líderes mostrem quem são e que ofereçam o melhor de si ao cumprir seu papel. Eles são desafiados a liderar com autenticidade e a usar um EU mais integrado. Mary Beth O’Neill

47 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
”É tolice pensar que os livros mudam o mundo. Os livros não mudam o mundo; as pessoas é que mudam o mundo. Os livros só mudam as pessoas.” Caio Graco Coaching com PNL Joseph O’Connor & Andrea Lages Ed. Qualitymark Coaching Integral Martin Shervington Ed. Qualitymark Coaching: o Exercício da Liderança Marshall Goldsmith et alii Ed. Campus Coaching para Performance John Whitmore Ed. Qualitymark Coaching: Treinando Executivos Mary Beth O’Neill Ed. Futura Coaching Executivo Rosa Krausz Ed. Nobel Coaching e Aconselhamento Marianne Minor Ed. Qualitymark

48 Vídeo Lendas da Vida


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