A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 01 Prof. Fábio Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 01 Prof. Fábio Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 01
Prof. Fábio Diniz

2 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
GESTÃO DE PESSOAS

3 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Conhecer e entender a história com os fundamentos do sistema de Gestão de Pessoas. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

4 Fundamentos Abordados nesta Aula
Gestão de Pessoas: Definição e Histórico Função, Divisão e Ciclo do Sistema O Termo RH Gestão por Competência: Mapeamento, Subsistemas e alguns Benefícios Inteligência Emocional

5 O que é Gestão de Pessoas?
“O contexto da Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas dentro as organizações.” (Chiavenato, 2000)

6 Famoso quem?!

7 A área de Gestão de Pessoas é bastante recente:
Histórico A área de Gestão de Pessoas é bastante recente: As atividades de Recursos Humanos surgiram no início do séc. XX; O fortalecimento da área se deu no ano de 1990, bem como, a diversidade de nomes dadas pelas empresas ao termo RH;

8 Histórico Ao longo das três épocas, a área de ARH passou por três etapas distintas: Relações Industrias, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Considera-se que até então o modelo de gestão de recursos humanos mais praticado é aquele que tem ampla influência da Administração Científica de Taylor e da Escola das Relações Humanas.

9 Histórico Taylorismo:
Modelo de administração desenvolvido por Frederick Taylor, considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência a nível operacional.

10 Histórico Teoria (ou Escola) das Relações Humanas:
Conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a “Grande Depressão” (quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929). Todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. Trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

11 Histórico Teoria (ou Escola) das Relações Humanas:
O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização.

12 Quadro I: PARADIGMAS DE RECURSOS HUMANOS (pág. 37)
Histórico Quadro I: PARADIGMAS DE RECURSOS HUMANOS (pág. 37)

13 Quadro II: PERFIL DO PROFISSIONAL (pág. 37)
Histórico Quadro II: PERFIL DO PROFISSIONAL (pág. 37)

14 Gestão de Pessoas Gestão de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Gestão de Pessoas, ou ainda, Administração de Recursos Humanos, conhecidos pela sigla 'RH', é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.

15 Função do Sistema de Gestão de Pessoas
Selecionar, gerir, desenvolver, nortear e reter os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa/organização.

16 Divisão do Sistema de Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas divide-se em: PROVISÃO de RH: recrutamento e seleção; APLICAÇÃO de RH: integração, desenho e análise de cargos; DESENVOLVIMENTO de RH: treinamento e desenvolvimento organizacional;

17 Divisão do Sistema de Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas divide-se em (cont.): RECOMPENSAR pessoas: ascensão profissional e premiações; MANUTENÇÃO de RH: benefícios sociais e relações de trabalho; MONITORAÇÃO de RH: sistema de informação de RH (software). Ex.: Banco de Talentos.

18 Ciclo do Sistema de Gestão de Pessoas
Fonte Imagem:

19 O Termo RH ou Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato (2000) o termo pode se definir de três formas: RH como função ou departamento, uma unidade operacional (departamentalização); Como um conjunto de práticas dos Recursos Humanos: seleção, treinamento, segurança, higiene do trabalho, etc;

20 O Termo RH ou Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato (2000) o termo pode se definir de três formas (cont.): RH como profissão: profissionais que trabalham em papéis diretamente relacionado com recursos humanos.

21 Gestão por Competência
Vídeo Gestão por Competência Fonte:

22 Gestão por Competência
Visa instrumentalizar o departamento de recursos humanos e os gestores das empresas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas, com foco, critério e clareza. O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por Competência. Através da GC é realizada a entrevista comportamental, visando a identificar se o candidato possui o perfil ideal para a vaga de emprego.

23 Competência Competência: Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos. A definição de competência está baseada no: C.H.A.

24 Competência Conhecimento (Saber): Informação adquirida através de estudos ou pela experiência que uma pessoa utiliza. Habilidade (Saber fazer): É a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas exigidos pela empresa. Atitude (Querer fazer / Como fazer): Comportamento que envolve habilidades e traços de personalidade, relacionado com o querer fazer e a ação.

25

26 Gestão por Competências: Descrição do Perfil
Vídeo Gestão por Competências: Descrição do Perfil Fonte:

27 Subsistemas da Gestão por Competência
Mapeamento e Mensuração de Competências; Seleção por Competências; Plano de Desenvolvimento por Competências; Avaliação de Desempenho por Competências; Uso de Software na Gestão por Competências.

28 Mapeamento e Mensuração de Competências
Subsistemas da GC Mapeamento e Mensuração de Competências São identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a execução das atividades de um cargo ou função e mensurados os graus ideais para cada grupo de competências que uma pessoa que assuma o cargo ou função deve ter para atingir os objetivos da empresa.

29 Seleção por Competências
Subsistemas da GC Seleção por Competências São realizadas entrevistas comportamentais, visando identificar se o candidato possui o perfil ideal para a vaga de emprego. Antes devem ser identificadas as competências necessárias para determinada atividade.

30 Plano de Desenvolvimento por Competências
Subsistemas da GC Plano de Desenvolvimento por Competências Procura-se aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada empregado através de ações de desenvolvimento.

31 Avaliação por Competências
Subsistemas da GC Avaliação por Competências Também chamado de Avaliação de Desempenho, verifica se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores estão alinhados ao ideal exigido pelos cargos e funções. Estima o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador.

32 Uso de Software na Gestão por Competências
Subsistemas da GC Uso de Software na Gestão por Competências Um projeto de implantação de Gestão por Competências em uma empresa, demanda grande trabalho e dedicação da área de Recursos Humanos e gestores. A utilização de um sistema informatizado desde o início do processo facilita grandemente o gerenciamento e as chances de sucesso do projeto.

33 Alguns Benefícios da Gestão por Competências
Melhora o desempenho dos colaboradores; Identifica as necessidades de treinamentos; Alinha os objetivos e metas da organização e da equipe; Reduz a subjetividade na Seleção e Avaliação de pessoas; Analisa o desenvolvimento dos colaboradores;

34 Alguns Benefícios da Gestão por Competências
Enriquece o perfil dos colaboradores, potencializando seus resultados; Melhora o relacionamento entre gestores e liderados; Mantém a motivação e o compromisso; Extrai o máximo de produtividade de cada colaborador.

35 Inteligência Emocional
...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.” (Salovey & Mayer, 2000). Peter Salovey John Mayer FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

36 Gestão por Competência

37 Dicas do Professor Fábio
Momento DPF!! Dicas do Professor Fábio Saiba inglês! Trabalhe Network! “Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência.” Ayrton Senna

38 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
ATIVIDADE

39 ATIVIDADE EVITE REALIZAR A POSTAGEM DA SUA ATIVIDADE NO ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

40 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!!
FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

41 MOTIVACIONAL: À Procura da Felicidade
Vídeo MOTIVACIONAL: À Procura da Felicidade


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 01 Prof. Fábio Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google