A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis"— Transcrição da apresentação:

1 Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Dra. Paula Pogré PASEM/ UNGS

2 América do Sul: Os contrastes e as contradições
A América Latina é o continente com maior desigualdade social. Ampliou- se a cobertura em educação. Aumentaram as desigualdades na qualidade da educação. Um continente com uma profunda reflexão e ação no campo educativo e social As reformas, seus avanços e suas dívidas O desafio pendente, mudar o núcleo duro: a gramática escolar Como diminuímos a brecha entre o que sabemos e o que fazemos?

3 Três diferenças, a mesma escola?
o conhecimento As crianças e os jovens os mandatos

4 Pensemos na formação de professores

5 Isto nos obriga a uma dupla análise
Para que escola? Com que tipo de formação e em que instituição? Uma escola para todos e para cada uno. A redefinição da equidade e da qualidade No quadro do direito à educação e a construção da cidadania.

6 Muitos trabalhos.... alguns acordos
A formação docente está marcada por suas próprias experiências como aluno; começa com a entrada à instituição formadora, continua depois de formado, no processo de socialização profissional e se desenvolve durante toda a sua vida profissional. Não se trata somente de transmitir conceitos disciplinares atualizados e uma nova teoria de ensino. Busca-se a apropriação de concepções educativas reflexivas que gerem outras maneiras de ensinar e de agir no marco das instituições educativas. Busca-se formar um docente autônomo, capaz de trabalhar em equipe, com domínio disciplinar e um forte compromisso ético, técnico e político com os resultados da aprendizagem de seus alunos

7 Trinta anos de investigação , os temas em questão na formação docente
Em que tipo de instituição? A duração da formação Os conteúdos da formação A relação entre a teoria e a prática/o problema da “prática docente” A relação entre conteúdos disciplinares e pedagógicos. Os “novos estudantes”

8 Tendências Mais anos de estudo
A formação docente passa ao nível superior Maior ênfase na prática como parte da formação. Aumenta a quantidade de horas “no campo” Tentativa de superar propostas “aplicacionistas”

9 Algumas estratégias frente à necessidade de incluir os novos desafios à formação
Incorporação de oficinas e seminários na formação Proliferação das especializações e das pós-graduações Sensação de que nada é suficiente.

10 A educação superior, una educação para todos?
Os mandatos fundacionais Um sistema educativo baseado, para os setores menos favorecidos, com um “especial” componente meritório. “Mutar” para permanecer

11 Como diminuímos as brechas?
Quais são os desafios institucionais e pedagógicos para ampliar as condições de equidade no acesso ao conhecimento?

12 complexidade da prática
O que realmente importa que compreendam os futuros docentes na sua formação inicial? Pensar a proposta focalizando na aprendizagem. Instituições que sejam capazes de criar condições para aprender. a complexidade da prática docente

13 Três perguntas para repensar os desenhos da formação
O que deve compreender um futuro professor na sua formação inicial? Quais experiências deve transitar durante a formação para construir essas compreensões? Como eles e nos saberemos que estão sendo construídas as compreensões esperadas? Construir uma proposta curricular para a formação docente requer revisar quais desempenhos e experiências propomos aos docentes em formação.

14 O que aprender para poder ensinar?
Implica aprender além do que vai ensinar Implica transitar experiências múltiplas de apropriação Implica a construção da prática profissional

15 Outro currículo e outra instituição não se consegue por imposição, se constrói
O desenho curricular e o desenho organizacional da instituição formadora não são separáveis. A profissão docente é uma construção coletiva, não individual, portanto é necessário gerar oportunidades para formar esse “coletivo”.

16 Olhar para fora, olhar para dentro
Trabalhar junto com os níveis para os que se forma Trabalhar e investigar junto com as escolas é o que permite continuar formando. Uma instituição na qual todos estão comprometidos, em uma relação viva, com os “saberes de referência”.

17 Concluindo, algumas ideias para continuar pensando
Como propiciar o que deverá ser construído? Outro currículo, outra instituição / outra instituição, outro currículo “Nem à frente, nem atrás do sistema”. Instituições formadoras trabalhando junto com os níveis para os que formam. Repensar as propostas curriculares da formação no marco de repensar a proposta formativa geral e a proposta institucional.

18 Que tipo de mundo estamos ajudando a criar?
“Em cada minuto passado na escola vivemos não só esse minuto : também contribuímos para a criação de um mundo....” Raths, 1967 Que tipo de mundo estamos ajudando a criar?


Carregar ppt "Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google