A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atuais Propostas Curriculares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atuais Propostas Curriculares."— Transcrição da apresentação:

1 Atuais Propostas Curriculares.
Anos 90 países integrantes do Mercosul, Portugal e Espanha possuem a mesma estrutura curricular na organização de documentos oficiais e a mesma terminologia pedagógica. Brasil: reformulações curriculares enfocando uma formação política que pressupunha o fortalecimento da participação de todos setores sociais.

2 Atuais Propostas Curriculares.
Foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN ), sob orientação internacional oriunda de pressupostos da psicologia da aprendizagem piagetiana. O objetivo é centrar-se na relação ensino e aprendizagem.

3 Atuais Propostas Curriculares.
Atualmente, a idéia de currículo é concebida em três dimensões: Currículo formal: criado pelo poder estatal. Currículo real: corresponde à realidade da sala de aula. Currículo oculto: constituído por ações que impõem normas e comportamentos vividos nas escolas, mas sem registros oficiais...

4 Atuais Propostas Curriculares.
De acordo com os currículos mais recentes, os conteúdos escolares correspondem à integração dos vários conhecimentos adquiridos na escola. Concebe-se como conteúdo escolar tanto os conteúdos explícitos de cada uma das disciplinas como a aquisição de valores, habilidade e competências que fazem parte da prática escolar.

5 Atuais Propostas Curriculares.
Métodos e tecnologias: os atuais métodos de ensino têm de se articular às novas tecnologias para que a escola possa se identificar com as novas gerações, pertencentes à cultura das mídias. Cultura da imagem x cultura letrada.

6 Atuais Propostas Curriculares.
Propostas curriculares de História. Passam a apresentar fundamentações sobre o conhecimento histórico e sobre os demais tópicos da disciplina. Procura-se diluir formas de resistência aos documentos oficiais. Redefinição do papel do professor: autonomia pedagógica.

7 Atuais Propostas Curriculares.
Fundamentação pedagógica baseada no construtivismo. Princípio que o aluno é sujeito ativo no processo de aprendizagem. Introdução dos estudos históricos a partir das séries iniciais de ensino.

8 Atuais Propostas Curriculares.
Propostas curriculares para os diferentes níveis: História para alunos de primeira a quarta série. Apresentar o conteúdo baseado em eixos temáticos. Tempo Histórico: antes/depois, conceito de geração e de duração (evitar ordem cronológica)

9 Atuais Propostas Curriculares.
História para aluno de 5º a 8º série. Basear-se em eixos temáticos ou temas geradores. Fornecer ao aluno uma visão de história como processo. A seleção de conteúdos deve ser por temas.

10 Atuais Propostas Curriculares.
Ensino Médio: Lei 9394/96 deve ser uma formação geral e propedêutica, tendo como objetivo central o preparo para o exercício da cidadania. Mantém a organização dos conteúdos por temas, porém com maior aprofundamento, ampliando a capacidade do aluno para o domínio de métodos da pesquisa histórica.

11 Atuais Propostas Curriculares.
Objetivos do Ensino de História: Contribuir para a constituição de identidades. ( formação da cidadania ). Contribuir para a formação intelectual do aluno: capacidade de observar, descrever, estabelecer relações entre passado-presente, fazer comparações e identificar semelhanças e diferenças entre os diversos acontecimentos.

12 Atuais Propostas Curriculares.
Temas para o Ensino de História: História temática ( produzida pelos historiadores) x história ensinada por eixos temáticos ( produzida pelos currículos escolares)


Carregar ppt "Atuais Propostas Curriculares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google