A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO"— Transcrição da apresentação:

1 ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO
Geografia Homem & Espaço 9º ano - Unidade IV - África Capítulo 13 – África A influência externa Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO

2 Conflitos e tensões no mundo atual
Observe o mapa a seguir. Conflitos e tensões no mundo atual Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Atlas des relations internacionales, Hatier, Em: Christian Bouvet. Géographie Tales. Paris: Hachete Éducation, p.17 / ONU, 2001 / L’état du monde, 2005/ Ramses, Paris: Institut Français de Relations Internationales e Dunod. p

3 Conversa Em quais continentes há grande número de conflitos e tensões?
Em qual continente há maior número de conflitos entre grupos étnicos de um mesmo país? Refletindo sobre a resposta do item anterior, o que explica essa grande quantidade de conflitos entre grupos étnicos? Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

4 O neocolonialismo e a descolonização
Final do século XIX e início do XX Marcados pela disputa imperialista ENTRE Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Países industrializados, por novas fontes de matérias-primas e pela ampliação do mercado mundial. Novas necessidades criadas nessa etapa de desenvolvimento capitalista Levaram à partilha do território africano e de parte do asiático entre as grandes potências europeias, num processo conhecido por neocolonialismo.

5 Impérios Neocoloniais (final do séc. XIX e início do séc. XX)
Fonte: Manoel Maurício de Alburquerque e outros. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro: MEC, p (adaptado). Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

6 Quais potências controlavam o continente africano?
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

7 África Colonização tardia Processo de expansão do capitalismo.
Partilha do continente. No final da Segunda Guerra Mundial somente quatro países africanos eram independentes: Egito, África do Sul, Etiópia e Libéria. ACARRETOU Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Em boa parte, a desestruturação dos modos de vida e da organização política e administrativa dos povos autóctones. Independência, porém, apenas na esfera política, pois esses países se mantinham sob domínio econômico e militar da Inglaterra e dos Estados Unidos. A partir de 1950, teve início o grande movimento de descolonização da África.

8 Etapas da descolonização da África (século XX)
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: L’atlas du continent africain. Paris: Jaguar, p. 31 (adaptado).

9 As dificuldades pós-independência
Manter sua autonomia política e promover a independência econômica e social em relação às suas ex-metrópoles ou às grandes potências mundiais. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Na partilha colonial da África Não foi considerada nem respeitada a individualidade dos diversos povos africanos. Passou a ocorrer uma série de conflitos entre os diferentes grupos étnicos.

10 Conflitos Envolvem grupos étnicos rivais. QUE
Competem pelo poder central num país ou povos. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Separados por limites determinados pelas potências europeias. A busca pelo controle de trechos de território onde há abundância de recursos minerais; terras agricultáveis; condições favoráveis para a criação de animais; Também são elementos que contribuem para a intensificação e a continuidade dos conflitos.

11 Diante desse quadro: Governantes dos países africanos formaram, em julho de 2002, a União Africana (UA), em substituição à Organização da Unidade Africana (OUA). Com a proposta de: criar um Parlamento continental, um tribunal pan-africano, um Banco Central e um Conselho de Paz e Segurança. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Também fazem parte dos termos da proposta a integração econômica e uma possível união monetária.

12 Tropa de paz da União Africana.
Ali Musa ABDI/AFP/Getty Images Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Tropa de paz da União Africana.

13 Desafios à concretização das propostas da UA:
instabilidade política presente em muitos países; enorme quantidade de casos de Aids; situação de pobreza; baixo nível educacional e de desenvolvimento tecnológico; precária infraestrutura de transportes e telecomunicações da maior parte dos países africanos. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

14 O Brasil e os países africanos
Parcerias Que intensifiquem as relações econômicas com países subdesenvolvidos. Podem surtir resultados para a superação dos diversos problemas que os países africanos enfrentam, sobretudo os situados ao sul do deserto do Saara. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Experiências bem-sucedidas no Brasil nas áreas de saúde, no combate à fome e outras formas de assistência social Vêm sendo implementadas em países africanos.

15 Os interesses das grandes potências
Muitas vezes são encobertos pelos conflitos étnicos e as guerras civis. Sobretudo em relação aos recursos naturais existentes nos países africanos. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Exemplo: Região de Darfur No oeste do Sudão. Interesses dos EUA e da China Voltados especialmente para as reservas petrolíferas do país, entre outros recursos minerais.

16 Acordos de paz fracassaram.
O conflito iniciado em 2003, até o início de 2008 já havia provocado a morte de mais de 200 mil pessoas e a formação de mais de 2 milhões de refugiados. Acordos de paz fracassaram. A missão de paz da ONU, enviada no início de 2008, corria risco de fracassar também. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva A região de Darfur enfrentou secas prolongadas e o fracasso de políticas agrícolas implementadas pelo governo central. Grupos rebeldes de Darfur estruturaram um movimento separatista. A reação do governo veio com o apoio à milícia Janjaweed, que empreendeu uma verdadeira “limpeza étnica”, com destruição de aldeias, matança de milhares de agricultores, estupros em massa.

17 A solução definitiva para o conflito esbarra em vários problemas:
quantidade de milícias existentes, grande número de refugiados, crescimento dos grupos rebeldes, proliferação de armamentos na região, desinteresse do governo central, cujo presidente é um general que está no poder desde 1989. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Esse governo tem estreita relação com a China, que compra cerca de 60% do petróleo sudanês e vende armamentos para o Sudão.

18 Região de Darfur (Sudão)
Carlos Tadeu de Carvalho Gamba Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Folha de S.Paulo. São Paulo, 1º ago p.49.

19 Outro caso exemplar foi o que ocorreu em 1966, na Nigéria.
Situações semelhantes à de Darfur, após os processos de independência nos países do continente africano, são muitas. Outro caso exemplar foi o que ocorreu em 1966, na Nigéria. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Quando os ingleses, em 1960, estabeleceram as fronteiras da recém-independente Nigéria, dentro de seu território conviviam, aproximadamente, 250 etnias.

20 Desabrigados do conflito da região de Darfur (2008).
Jon Hrusa/epa/Corbis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Desabrigados do conflito da região de Darfur (2008).

21 A África no contexto da economia globalizada
Governos pós-independência De modo geral, marcados pelo autoritarismo e pela corrupção. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fatores que dificultaram as reformas nas estruturas políticas e socioeconômicas na maioria dos países africanos: disputas pelo poder entre grupos étnicos rivais; carência de recursos financeiros; economia fortemente voltada para a exportação; interesses econômicos e político-militares das grandes potências.

22 No contexto da economia mundial
Esse quadro Associado aos longos períodos de seca e à pressão demográfica sobre os recursos naturais Tem ocasionado em vários países situações de fome crônica e a disseminação de doenças. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva No contexto da economia mundial A maioria dos países africanos tem pouco a oferecer. Possuem basicamente matérias-primas minerais e agrícolas, cujos preços vêm caindo nos últimos 35/40 anos, com algumas exceções, como o petróleo.

23 Fome e miséria na África Negra.
Tom Stoddart/Getty Images Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fome e miséria na África Negra.

24 Educação Básica nos países africanos (2005)
Carlos Tadeu de Carvalho Gamba Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Revista National Geographic. Dossiê da Terra p. 31.

25 Conversa Em quantos países a frequência escolar é maior que 80%? Cite o nome de três países nessa condição. Como você avalia o número de países onde a frequência escolar é menor que 59%? Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

26 ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO
Geografia Homem & Espaço 9º ano - Unidade IV - África Capítulo 13 – África – A influência externa Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO


Carregar ppt "ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google