A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014 Módulo III Principais resultados da rede Interpretação dos resultados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014 Módulo III Principais resultados da rede Interpretação dos resultados."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014 Módulo III Principais resultados da rede Interpretação dos resultados

2 Alguns exercícios para reflexão sobre o uso dos dados

3 Exercícios Propostos 1) Participação Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? 1.1) Acima de 80%.

4 Exercícios Propostos 1) Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? 1.1) Acima de 80%.

5 Exercícios Propostos 1) Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? 1.1) Acima de 80%. Nessa situação, podemos generalizar o resultado encontrado para o resultado da turma. Ação: Como possibilitar a participação de mais alunos nas próximas avaliações? Ação: Como permanecer com uma participação significativa (acima de 80%) nas próximas avaliações?

6 Exercícios Propostos 1) Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? 1.2) Abaixo de 80%. Após discutir estratégias de intervenção para resultados acima de 80%, vamos discutir estratégias para resultados abaixo de 80%. Essas estratégias são diferentes?

7 Exercícios Propostos 1) Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? 1.2) Abaixo de 80%. EtapaEscola Estudantes Previstos Estudantes Efetivos Percentual de Participação 2º ANOESCOLA 129921973.2 4º ANOESCOLA 129920066.9 2º ANOESCOLA 26350.0 4º ANOESCOLA 24375.0

8 Exercícios Propostos 1) Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? 1.2) Abaixo de 80%. Nessa situação, temos que considerar: A)O número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola na etapa avaliada. B)O número de alunos frequentes na escola é menor que o dado apresentado nesta avaliação.

9 Exercícios Propostos 1) Observe a participação dos estudantes na escola. 1.2) Abaixo de 80%. A) O número de alunos previstos é o número de alunos que frequentam a escola. o Reflexão: Por que alunos frequentes na escola não fizeram a avaliação externa? o Ação: O que fazer para aumentar a frequência desses alunos na avaliação?

10 Exercícios Propostos 1) Observe a participação dos estudantes na escola. 1.2) Abaixo de 80%. B) O número de alunos frequentes na escola é menor que o dado apresentado nesta avaliação. Por que o número de alunos frequentes na escola é menor que aquele que consta no documento informado ao CAEd?

11 Exercícios Propostos Por que o número de alunos frequentes na escola é menor do que aquele que consta no documento informado ao CAEd? B.1) Os alunos mudaram de escola. Reflexão: Por que os alunos mudaram de escola?

12 Exercícios Propostos Por que o número de alunos frequentes na escola é menor que aquele que consta no documento informado ao CAEd? B.1) Os alunos mudaram de escola. Reflexão: Por que os alunos mudaram de escola? B.2) Os alunos são matriculados, mas não frequentam a escola. Reflexão: Por que os alunos não frequentam a escola? Ação: O que podemos fazer para aumentar a frequência desses alunos na escola? Esses questionamentos e planos de intervenção extrapolam os limites da avaliação externa e podem auxiliar o trabalho dos gestores.

13 2) Proficiência 2.1) Observar os resultados da escola no 9º ano ao final de 2013 – avaliado pelo Saepi. Exercícios Propostos AvaliaçãoEtapaEscolaEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Saepi9º ANOESCOLA 1SAÍDA269.2Adequado

14 2) Proficiência 2.1) Observar os resultados da escola no 9º ano ao final de 2013 – avaliado pelo Saepi. Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela escola. Esses resultados estão adequados para essa etapa? Como tem sido o trabalho realizado pela direção e coordenação em relação ao planejamento escolar? Quais intervenções podem ser realizadas, pelos gestores, com o intuito de melhorar o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes? Exercícios Propostos Percebemos que a resposta para essa última pergunta não se limita aos resultados do SAEPI 9ºEF e pode ser relacionada com os resultados do SAETHE

15 2) Proficiência 2.2) Comparar os resultados do 9º ano ao final de 2013 – avaliado pelo Saepi – com os resultados alcançados pela escola no 8º ano no início de 2014 – avaliado pelo Saethe, fazendo apontamentos ao observar a proficiência média dos estudantes nessas avaliações. Exercícios Propostos

16 2) Proficiência 2.2) Comparação Exercícios Propostos AvaliaçãoEtapaEscolaEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Saethe8º ANOESCOLA 1ENTRADA216.3Básico Saepi9º ANOESCOLA 1SAÍDA269.2Adequado

17 2) Proficiência 2.2) Comparação Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela escola. O que é possível observar na comparação entre as duas avaliações? Exercícios Propostos

18 2) Proficiência 2.2) Comparação Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela escola. O que é possível observar na comparação entre as duas avaliações? Quais as habilidades desenvolvidas pelos estudantes que realizaram a avaliação no início do 8ª EF e quais as habilidades que esperamos que eles desenvolvam até o final do 9ºEF? Exercícios Propostos

19 2) Proficiência 2.2) Comparação Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela escola. O que é possível observar na comparação entre as duas avaliações? Reflexão: A direção e a coordenação deveriam ser mais ativas em relação ao planejamento escolar? Os gestores devem continuar com as mesmas estratégias para os próximos ciclos de avaliação ou modificar as ações implementadas na escola? Ação: Para alcançar melhores resultados, que reflitam no desenvolvimento dos estudantes, quais ações podemos promover nos próximos dois anos na escola? Exercícios Propostos

20 2) Proficiência 2.3) Comparar os resultados do 9º ano ao final de 2013 – avaliado pelo Saepi – com os resultados alcançados pela escola no 4º ano no início de 2014 – avaliado pelo Saethe, fazendo apontamentos ao observar a proficiência média dos estudantes nessas avaliações. Exercícios Propostos

21 2) Proficiência 2.3) Comparação Exercícios Propostos AvaliaçãoEtapaEscolaEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Saethe4º ANOESCOLA 1ENTRADA599.8Abaixo do Básico Saepi9º ANOESCOLA 1SAÍDA269.2Adequado

22 2) Proficiência 2.3) Comparação Podemos refletir em relação a um intervalo ainda maior, do 4º EF ao 9º EF, pensando em intervenções realizadas em diversas etapas, passando pelo 5º, 6º, 7º e 8º anos. Exercícios Propostos

23 2) Proficiência 2.3) Comparação Podemos refletir em relação a um intervalo ainda maior, do 4º EF ao 9º EF, pensando em intervenções realizadas em diversas etapas, passando pelo 5º, 6º, 7º e 8º anos. Em um período mais longo, os resultados demoram um pouco mais para aparecer, mas as intervenções podem ser mais significativas. Ações: Para os alunos que ainda estão no 4º EF, quais ações podem ser pensadas, desenvolvidas e implementadas pela direção e coordenação, ao longo de um período maior, para o melhor desenvolvimento dos estudantes ao chegar no 9º EF? Exercícios Propostos Como as escala de 4º e 8º são diferentes, ficaremos atentos ao percentual de alunos alocados nos 4 padrões.

24  Como tem sido o trabalho em relação às metodologias e às práticas pedagógicas? Reflexão: Os resultados alcançados são influenciados pelas práticas pedagógicas aplicadas ou não pelos professores na escola? Ação: Como a coordenação e/ou a direção podem trabalhar com os professores metodologias e práticas pedagógicas possibilitando o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes? Como os professores podem refletir sobre sua prática pedagógica? Exercícios Propostos

25 2) Proficiência 2.4) No início do 8º ano EF: Com o auxílio da escala de proficiência, observe o nível em que a escola está alocada e aponte as habilidades desenvolvidas em relação a cada competência da escala. Os alunos alcançaram, em média, as habilidades esperadas no desenvolvimento deles para essa etapa de escolaridade? Exercícios Propostos

26 AvaliaçãoEtapaEscolaEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Saethe8º ANOESCOLA 1ENTRADA216.3Básico

27

28 Exercícios Propostos Utilização dos meios e recursos de divulgação Entrar no Portal da Avaliação! http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/ É só buscar pelos resultados do SAETHE e SAEPI!

29 Selecionar o projeto Exercícios Propostos

30

31

32 Avaliação educacional em larga escala www.caed.ufjf.br eaecap@caed.ufjf.br

33 Saethe - 2014 Principais resultados

34 Participação Rede Municipal EtapaLocalização Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação 2º ANO URBANA5.5474.81586,8 RURAL73764587,5 GERAL6.2845.46086,9 4º ANO URBANA5.9795.32089,0 RURAL84377591,9 GERAL6.8226.09589,3 8º ANO URBANA4.7054.12087,6 RURAL77969088,6 GERAL5.4844.81087,7

35 Cortes dos padrões de desempenho Padrões de Desempenho de Língua Portuguesa Etapa de EscolaridadeAbaixo do BásicoBásicoAdequadoAvançado 2º ano EFaté 400400 a 500500 a 600acima de 600 4º ano EFaté 600600 a 650650 a 750acima de 750 8º ano EFaté 200200 a 250250 a 300acima de 300 Padrões de Desempenho de Matemática Etapa de EscolaridadeAbaixo do BásicoBásicoAdequadoAvançado 2º ano EFaté 350350 a 450450 a 550acima de 550 4º ano EFaté 450450 a 550550 a 650acima de 650 8º ano EFaté 225225 a 275275 a 325acima de 325

36 Resultados Alcançados Rede Municipal

37 Proficiências Médias - 2014 Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

38 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

39 10 melhores resultados Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaEscolaLocalização Proficiência Média LESTEESCOLA MUNICIPAL ANTONIO TERTORURAL757,1 LESTEESCOLA MUNICIPAL NOE FORTESURBANA688,3 SULESCOLA MUNICIPAL JOAO PAULO IRURAL680,2 SULESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ALCIDES LEBREURBANA661,7 SULESCOLA MUNICIPAL LUIS FORTESURBANA625,3 LESTEESCOLA MUNICIPAL DEOCLECIO CARVALHORURAL622,9 LESTEESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIAURBANA621,1 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL CORONEL PEDRO BORGESRURAL617,8 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL VINICIUS DE MORAESURBANA607,9 SULESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR BENJAMIM SOARES CARVALHOURBANA605,5

40 Proficiências Médias - 2014 Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

41 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

42 10 melhores resultados Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaEscolaLocalização Proficiência Média LESTEESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIAURBANA643,4 LESTEESCOLA MUNICIPAL ANTONIO TERTORURAL583,9 SULESCOLA MUNICIPAL SERAFIMRURAL539,2 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL CORONEL PEDRO BORGESRURAL537,7 SULESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR MATEUS RUFINOURBANA529,1 LESTEESCOLA MUNICIPAL GURUPA DE CIMARURAL527,5 SULESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ALCIDES LEBREURBANA521,7 SULESCOLA MUNICIPAL LUIS FORTESURBANA521,1 NORTEESCOLA MUNICIPAL CAJAZEIRASRURAL518,6 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSISURBANA517,6

43 Proficiências Médias - 2014 Língua Portuguesa – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

44 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

45 10 melhores resultados Língua Portuguesa – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaEscolaLocalização Proficiência Média LESTEESCOLA MUNICIPAL ANTONIO TERTORURAL785,8 LESTEESCOLA MUNICIPAL TEODORO MACHADO COELHORURAL694,6 NORTEESCOLA MUNICIPAL AURINO NUNESRURAL689,1 SULESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR MATEUS RUFINOURBANA687,1 SULESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR BENJAMIM SOARES CARVALHOURBANA683,5 LESTEESCOLA AGRICOLA SANTO AFONSO RODRIGUEZURBANA678,4 LESTEESCOLA MUNICIPAL SANTA TERESARURAL676,3 SULESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE AREA LEAO MELORURAL672,8 SULESCOLA MUNICIPAL IRMA DULCEURBANA671,2 LESTEESCOLA MUNICIPAL TAPUIARURAL670,0

46 Proficiências Médias - 2014 Matemática – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

47 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

48 10 melhores resultados Matemática – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaEscolaLocalização Proficiência Média LESTEESCOLA MUNICIPAL ANTONIO TERTORURAL650,9 SULESCOLA MUNICIPAL IRMA DULCEURBANA626,1 SULESCOLA MUNICIPAL SERAFIMRURAL597,4 SULESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR MATEUS RUFINOURBANA584,7 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL LIMOEIRORURAL580,5 LESTEESCOLA MUNICIPAL GURUPA DE CIMARURAL578,7 SULESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA PAZ INICIALURBANA574,5 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSISURBANA571,2 LESTEESCOLA MUNICIPAL LAURINDO DE CASTRORURAL571,2 LESTEESCOLA MUNICIPAL MARIO FAUSTINOURBANA570,4

49 Proficiências Médias - 2014 Língua Portuguesa – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

50 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Língua Portuguesa – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

51 10 melhores resultados Língua Portuguesa – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaEscolaLocalização Proficiência Média NORTEESCOLA MUNICIPAL AMBIENTAL 15 DE OUTUBROURBANA245,7 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL ARTHUR MEDEIROS CARNEIROURBANA245,6 LESTEESCOLA AGRICOLA SANTO AFONSO RODRIGUEZURBANA245,2 LESTEESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MARCILIO FLAVIO RANGEL DE FARIASURBANA243,7 SULESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA PAZURBANA241,8 LESTEESCOLA MUNICIPAL NOE FORTESURBANA241,6 LESTEESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO PRADOURBANA240,2 LESTEESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANOEL PAULO NUNESURBANA239,9 NORTEESCOLA MUNICIPAL CONSELHEIRO SARAIVARURAL237,3 LESTEESCOLA MUNICIPAL TIO BENTESURBANA235,7

52 Proficiências Médias - 2014 Matemática – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

53 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Matemática – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

54 10 melhores resultados Matemática – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaEscolaLocalização Proficiência Média LESTEESCOLA AGRICOLA SANTO AFONSO RODRIGUEZURBANA254,3 LESTEESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MARCILIO FLAVIO RANGEL DE FARIASURBANA242,4 NORTEESCOLA MUNICIPAL CONSELHEIRO SARAIVARURAL241,5 LESTEESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR VALTER ALENCARURBANA241,1 LESTEESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO PRADOURBANA239,6 SULESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA PAZURBANA237,8 LESTEESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANOEL PAULO NUNESURBANA236,1 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL ARTHUR MEDEIROS CARNEIROURBANA234,7 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOAO PORFIRIO DE LIMA CORDAOURBANA233,9 SUDESTEESCOLA MUNICIPAL BARJAS NEGRIURBANA232,8

55 Resultados Alcançados por Zona Rede Municipal

56 Participação por Zona 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaLocalização Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação LESTE URBANA1.2121.05186,7 RURAL40535186,7 GERAL1.6171.40286,7 NORTE URBANA1.4971.28485,8 RURAL726488,9 GERAL1.5691.34885,9 SUDESTE URBANA98589090,4 RURAL11110090,1 GERAL1.09699090,3 SUL URBANA1.8531.59085,8 RURAL14913087,2 GERAL2.0021.72085,9

57 Participação por Zona 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaLocalização Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação LESTE URBANA1.3541.21689,8 RURAL41538592,8 GERAL1.7691.60190,5 NORTE URBANA1.6941.50688,9 RURAL929097,8 GERAL1.7861.59689,4 SUDESTE URBANA94687492,4 RURAL13713195,6 GERAL1.0831.00592,8 SUL URBANA1.9851.72486,9 RURAL19916984,9 GERAL2.1841.89386,7

58 Participação por Zona 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal ZonaLocalização Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação LESTE URBANA1.1981.05588,1 RURAL47941787,1 GERAL1.6771.47287,8 NORTE URBANA1.13595584,1 RURAL595389,8 GERAL1.1941.00884,4 SUDESTE URBANA85775488,0 RURAL656498,5 GERAL92281888,7 SUL URBANA1.5151.35689,5 RURAL17615688,6 GERAL1.6911.51289,4

59 Proficiências Médias por Zona Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

60 Proficiências Médias por Zona Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

61 Proficiências Médias por Zona Língua Portuguesa – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

62 Proficiências Médias por Zona Matemática – 4º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

63 Proficiências Médias por Zona Língua Portuguesa – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal

64 Proficiências Médias por Zona Matemática – 8º Ano do Ensino Fundamental Rede Municipal


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014 Módulo III Principais resultados da rede Interpretação dos resultados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google