A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO 2014."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO 2014

2

3 CULTURA: MEMÓRIA E IDENTIDADE
O CONCEITO DE CULTURA ABARCA TODA MANIFESTAÇÃO QUE EMANA DAS TROCAS SOCIAIS E É TRANSMITIDA ATRAVÉS DAS GERAÇÕES. A LÍNGUA, A MÚSICA, A ARTE, O ARTESANATO, ENTRE TANTAS OUTRAS, SÃO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

4 CULTURA: MEMÓRIA E IDENTIDADE
HÁ AMPLA VARIEDADE DE MANIFESTAÇÕES – MÚSICA, DANÇA, OBJETOS DE ARTE, REPRESENTAÇÕES, ARQUITETURA, MONUMENTOS, ARTEFATOS –, COMO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL QUE CARACTERIZA AS DIVERSAS CULTURAS, IDENTIFICANDO-AS OU DIFERENCIANDO-AS NO QUE SE REFERE AOS MODOS DE PRODUÇÃO, DIFUSÃO E ACESSO A ESSES BENS.

5 CULTURA: MEMÓRIA E IDENTIDADE
RESPEITO AO PATRIMÔNIO DAS CULTURAS DE DIFERENTES REGIÕES E ÉPOCAS, E SUA VALORIZAÇÃO, COM O OBJETIVO DE DOCUMENTAR E PRESERVAR A DIVERSIDADE DESSES BENS E FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA QUE VALORIZE A PLURALIDADE CULTURAL.

6 FOLCLORE DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS:
CONJUNTO DE TRADIÇÕES, LENDAS OU CRENÇAS POPULARES DE UM PAÍS. DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS: SAMBA (samba-canção, samba-choro, samba de breque, samba de gafieira, samba carnavalesco) / MARACATU (manguebeat) / FREVO / FORRÓ / CATIRA (CAIPIRA) / QUADRILHA / CONGO (ÍNDIOS E NEGROS) / BUMBA MEU BOI / BUGIO (GAÚCHO) / FANDANGO (COLHEITA) / TAMBOR DE CRIOULA...

7 CULTURA AFRICANA E INDÍGENA
MEMÓRIA / RIQUEZA CULTURAL / PRESERVAÇÃO INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL / DIVERSIDADE PATRIMÔNIO (LENDAS / MITOS / RELIGIÃO / ARTE / COSTUMES / CULINÁRIA / VOCABULÁRIO)

8 BRASIL E ÁFRICA MISCIGENAÇÃO INFLUÊNCIA CULTURAL PARCERIA COMERCIAL
ARTES: pintura, escultura, arquitetura, dança, música... A Linguagem do corpo... As cores... LITERATURA: CABO VERDE / GUINÉ BISSAU / SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE / ANGOLA / MOÇAMBIQUE.

9

10 CULTURA INDÍGENA MISCIGENAÇÃO / INFLUÊNCIA CULTURAL;
DANÇAS / NATUREZA / LÍNGUAS VARIADAS; FOLCLORE / RECONHECIMENTO SOCIAL; ACULTURAÇÃO X PRESERVAÇÃO.

11 I N D I A N I S M O QUINHENTISMO ROMANTISMO MODERNISMO - SELVAGEM X
- INOCENTE - “VESTIDO” DE FÉ E CULTURA BRANCA. -SÍMBOLO NACIONAL; -VISÃO IDEALIZADA; HEROÍSMO; “BOM SELVAGEM”. CRÍTICA À IDEALIZAÇÃO; REFLEXÃO SOBRE A COLONIZAÇÃO; PARÓDIA.

12 QUESTÃO 01 – HABILIDADE 14 TEXTO I A dança e a música têm um papel fundamental e uma grande influência na vida social dos povos indígenas. O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos  costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria; para assinalar a puberdade de adolescentes ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outros flagelos. Disponível em: Acesso em 15/10/2012. (adaptado)

13 QUESTÃO 01 – HABILIDADE 14 TEXTO II
Para o artista plástico e grafiteiro Denis Sena, 29 anos, o graffiti tem crescido muito na cidade. "É uma arte que ainda é nova em Salvador, a cidade tornou-se plástica e isso é subversivo. Antigamente havia muito preconceito, chamavam você de pichador, era uma coisa pejorativa. Com a aceitação maior da arte de rua, fica mais fácil levar o nosso trabalho para outros espaços e gerar alternativas de renda para os grafiteiros", diz Sena, que é autodidata e pretende fazer um curso de design. Dentre os seus trabalhos, está um graffiti feito no navio do grupo ambientalista Greenpeace, que esteve em Salvador, e diversos painéis pela urbe, como o muro da Escola de Administração do Exército. Este ano, vai ministrar oficinas de grafitagem para cidadãos da terceira idade. (Disponível em: Acesso em 21/10/2012)

14 QUESTÃO 02 – HABILIDADE 16 GRITO NEGRO Eu sou carvão!
Eu sou carvão! E tu arrancas-me brutalmente do chão e fazes-me tua mina, patrão. E tu acendes-me, patrão, para te servir eternamente como força motriz mas eternamente não, patrão. Eu sou carvão e tenho que arder sim; queimar tudo com a força da minha combustão. Eu sou carvão; tenho que arder na exploração arder até às cinzas da maldição arder vivo como alcatrão, meu irmão, até não ser mais a tua mina, patrão. Eu sou carvão tenho que arder queimar tudo com o fogo da minha combustão. Sim! Eu serei o teu carvão, patrão.

15 QUESTÃO 04 – HABILIDADE 17 Hoje a professora voltou a falar da música de Beethoven. “Não é nem mais bonita nem mais feia do que a música que conhecem. Não falo dessa que vem da cidade, de Manaus ou de São Paulo, e que empurram dentro da cabeça de você adentro, não, porque essa não me interessa. O que desejo dizer é que a música de Beethoven não é nem melhor nem mais bonita que a que conheceram na pequena infância, nas aldeias indígenas. E devem se orgulhar da origem e da civilização de vocês”, explicou, segurando o giz com a mão esquerda. Olhou um por um olhos e continuou: “Beethoven é apenas diferente (...) OLIVEIRA NETO, Godofredo de. Ana e a margem do rio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 27 (fragmento).

16 COMPETÊNCIA 7 CONFRONTAR OPINIÕES E PONTOS DE VISTA SOBRE AS DIFERENTES LINGUAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPECÍFICAS.

17 GÊNEROS TEXTUAIS LÍRICO NARRATIVO DRAMÁTICO JORNALÍSTICO DIGITAL
são as diferentes formas de comunicação e expressão utilizadas numa sociedade / temporais / adaptados / inovados / Dividem-se em. NÃO-LITERÁRIOS LITERÁRIOS LÍRICO NARRATIVO DRAMÁTICO JORNALÍSTICO DIGITAL CHARGE/TIRINHA ...

18

19

20

21

22

23 ASSUNTO: INTERTEXTUALIDADE
É A RELAÇÃO ENTRE DOIS TEXTOS EM QUE UM “CITA” O OUTRO DE FORMA IMPLÍCITA OU EXPLÍCITA / DENOTA CONHECIMENTO DA CULTURA E DE COMO O SENSO COMUM INFLUENCIA NOSSA LEITURA DE MUNDO. PARÁFRASE: reproduzir um texto ou parte dele explicitamente, com outras palavras, sem que a ideia original seja alterada.  PARÓDIA: o texto original é retomado, de forma que seu sentido passa a ser alterado. Normalmente, a paródia apresenta um tom crítico, muitas vezes, marcado por ironia.

24

25

26

27 CLASSIFICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
TRADICIONAIS relacionadas a produtos impressos como livros, revistas e cartazes ELETRÔNICAS relacionadas a produtos com recursos audiovisuais como rádio, telefone e televisão DIGITAIS relacionadas à informática e à internet, com destaque para a world wide web MULTIMIDIALIDADE / INSTANTENEIDADE

28

29

30

31 N. T. I. C. s E SOCIEDADE POSSIBILITAM AGILIZAR, DIGITALIZAR E VEICULAR EM REDE O  CONTEÚDO COMUNICACIONAL. COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) / EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL) / CIBERESPAÇO / WEB (CELULAR, TV, TABLET...) / COMPARTILHAMENTO DE DADOS / MOBILIZAÇÃO SOCIAL / ENTRETENIMENTO... STEVE JOBS (IPAD / IPHONE) / DISPOSITIVOS MÓVEIS / ACESSO / INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA

32 AS REDES SOCIAIS CONSEQUÊNCIAS DO MAU USO:
ESTRUTURA SOCIAL COMPOSTA POR PESSOAS COMPARTILHAM DADOS, INFORMAÇÕES, INTERESSES NÍVEIS: RELACIONAMENTOS (FACEBOOK, WHATSAPP, ORKUT, TWITTER), PROFISSIONAIS (LINKEDIN), COMUNITÁRIAS (SOCIAIS, BAIRROS), POLÍTICAS... O BRASIL É O 1º PAÍS QUE MAIS ACESSA REDES SOCIAIS NO MUNDO (g1.com.br - 03/06/2012) CONSEQUÊNCIAS DO MAU USO: OFENSAS MORAIS / CIBERBULLYING / INSEGURANÇA / VIOLÊNCIA / FAKES / FALTA DE PRIVACIDADE ...

33

34

35 O EXCLUÍDO DO SÉCULO XXI
“A N A L F A B E T O D I G I T A L” O EXCLUÍDO DO SÉCULO XXI A QUESTÃO NÃO É MAIS APENAS SABER SE AS PESSOAS SABEM OU NÃO LER E ESCREVER, MAS TAMBÉM O QUE ELAS SÃO CAPAZES OU NÃO DE FAZER COM ESSAS HABILIDADES. É UM GRANDE FATOR DE EXCLUSÃO, QUE RESULTA EM SÉRIAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, JURÍDICAS E ECONÔMICAS. EDUCAÇÃO DIGITAL

36 ACESSO À INTERNET MAIOR ÍNDICE: São Caetano (SP) = 69% MENOR ÍNDICE:
Aroeiras (PI) = 0% NO BRASIL, 33% DAS PESSOAS TÊM ACESSO À REDE EM SUAS CASAS. ISSO O PÕE EM 63º LUGAR ENTRE OS 158 PAÍSES. Fonte: Maio/2012


Carregar ppt "REVISÃO 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google