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Desempenho Gerencial Escola Burocrática

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Apresentação em tema: "Desempenho Gerencial Escola Burocrática"— Transcrição da apresentação:

1 Desempenho Gerencial Escola Burocrática
Um dos traços marcantes das sociedades modernas é o seu caráter burocrático e limitado. Apesar da burocracia ter sido idealizada para normatizar e legalizar procedimentos de ordem administrativa, os sucessivos desdobramentos e desvirtuamentos de suas atribuições vieram a comprometer esses propósitos. Hoje, a máquina burocrática é lenta e ineficiente.

2 Desempenho Gerencial Surgiu do antagonismo entre a Teoria Clássica e a das Relações Humanas, que não conseguiam apresentar uma visão geral da organização. A burocracia surge da necessidade de criar um modelo organizacional com todos os aspectos organizacionais, fossem eles humanos ou estruturais. O pensamento administrativo de Taylor e Fayol, não atendeu a burocracia das Empresas como extensão da sociedade. A Escola da Burocracia preencheu a lacuna.

3 Desempenho Gerencial Max Weber
As empresas cresceram, tornando-se mais complexas, com maior número de tarefas interdependentes de outras tarefas. Os trabalhos de Weber, propõem um modelo de organização baseado na burocracia, imediatamente aproveitado pelas Empresas. Foi considerado o pai da Teoria Burocrática, cujo sentido não é aquele atribuído pejorativamente pela sociedade, mas o de efetivamente atender à organização formal dentro de padrões de racionalidade e eficiência.

4 Desempenho Gerencial Segundo Weber, a burocracia não é um sistema social, mas um tipo de poder. Por isso, para entendê-la, ele procurou estudar os tipos de sociedades e os tipos de autoridade. Tipos de Sociedade: Tradicional; Carismática; Legal, Racional ou Burocrática.

5 Desempenho Gerencial Teoria da Autoridade
Para cada tipo de sociedade teremos o tipo de autoridade, que segundo Weber, é a probabilidade de ser obedecido dentro de determinados grupos. Assim, há três tipos de autoridade legítima, que têm o apoio dos dominados: Tradicional: patriarca, patrimonialistas; famílias, clãs; Carismática: místicas, arbitrárias; partidos políticos; Legal, Racional, Burocrática: impessoal, racional; empresas, Exércitos.

6 Desempenho Gerencial Autoridade Tradicional
A obediência tem sua origem no respeito hierárquico, dos comandados às orientações que passam de gerações a gerações, crendo nas tradições que existem há muitos anos e na legitimidade dos que herdaram ou são indicados para exercer a autoridade. Sua legitimação está ligada, diretamente, à confiança na maneira tradicional de agir segundo os usos e costumes, associado ao pai de família, ao rei, etc...

7 Desempenho Gerencial Autoridade Carismática
A obediência tem sua origem na “devoção” ao líder por parte dos comandados, que aceitam as ordens como legítimas, porque vêem na figura do líder qualidades que lhe dão credibilidade e o fazem ser admirado. A autoridade está na própria pessoa do líder, não tendo base racional e não podendo ser delegada nem transferida para outra pessoa por nenhum meio, como a herança, associada ao líder social, político ou religioso.

8 Desempenho Gerencial Autoridade Legal, Racional ou Burocrática
A obediência tem sua origem no respeito dos comanda- dos à crença no direito de dar ordens que a figura da autoridade possui. Esse direito é limitado e estabelecido por normas aceitas pelos comandados, que as vêem como legítimas e lhes imputam uma dose de responsa- bilidade. Está baseada em leis que estabelecem direitos e deveres para todos os integrantes de uma sociedade ou organização, associado às organizações burocráticas.

9 Desempenho Gerencial Weber estudou as características da autoridade racional, ou seja, as características, da burocracia que estão presentes em todas as sociedades modernas, que se agrupam em três categorias: Formalidade; Impessoalidade; Profissionalismo.

10 Desempenho Gerencial Formalidade
A autoridade é definida pela lei, que busca sempre a racionalidade da coerência entre os meios e fins. Assim, a autoridade pressupõe o exercício de funções ou ativi- dades definidas por normas e regulamentos e que são distribuídas hierarquicamente dentro de uma escala de- terminada. Essa mesma lei cria figuras de autoridade que são responsáveis pela administração, como chefe, o magistrado ou o funcionário.

11 Desempenho Gerencial Impessoalidade
A obediência é determinada pelas leis, portanto as normas é que devem ser obedecidas, não as pessoas. Os membros de determinada organização obedecem ao chefe não por suas características pessoais, mas pela ordem impessoal (lei, norma ou regulamento) por ele representada.

12 Desempenho Gerencial Profissionalismo
O trabalho é executado por funcionários que se caracterizam pelo profissionalismo. Os funcionários da burocracia têm atribuições fixas e ordenadas, assim como seus poderes, direitos e deveres, que também são definidos por leis ou regulamentos predeterminados. O funcionário típico, é um especialista nas atividades do seu cargo, recebendo salário correspondente.

13 Desempenho Gerencial Quanto mais alto o cargo, maior o poder e maior o salá- rio, e esta deve ser a sua única ou maior fonte de renda. Ele está apenas ocupando o cargo, não é seu dono; seu mandato é indefinido e indeterminado, não havendo nenhuma regra que determine sua duração. É um profissional capacitado para o cargo e deve ser nomeado pelo superior hierárquico, tendo a possibilidade de seguir carreira na organização, mas sempre administrando-a em nome de terceiros.

14 Desempenho Gerencial O modelo burocrático de Weber foi profundamente
estudado e analisado em todos os seus fundamentos, buscando-se nele inspiração para uma nova teoria administrativa. Era um modelo que oferecia várias vantagens. Contudo, sua exacerbada racionalidade, a omissão das pessoas que participavam da organização e os próprios dilemas inerentes à doutrina, já apontados por Weber, constituem até hoje problemas de solução.

15 Desempenho Gerencial Robert K. Merton diagnosticou e caracterizou as
disfunções do modelo burocrático weberiano e notou que, em lugar da máxima eficiência pretendida, tais disfunções levaram à ineficiência da organização. Algumas destas disfunções: Internalização das diretrizes; Exibição de sinais de autoridade; Resistências a mudanças; Excesso de formalismo e papelada, dentre outros.

16 Desempenho Gerencial Vantagens da Burocracia Maior eficiência
Atendimento padronizado Divisão do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquização da autoridade Regra no procedimento mérito Especialização na administração Previsibilidade do funcionamento

17 Desempenho Gerencial Desvantagens Ineficiência Excesso de formalismo
Excesso de documentos (papéis, arquivos) Despersonalização do relacionamento Decisões muito padronizadas Inchamento do quadro profissional Alto grau de conformismo Atendimento ao público precário

18 Desempenho Gerencial Uma das principais críticas que se fazem à
Escola Burocrática é o excessivo racionalismo existente na organização de tipo burocrático, que desconsidera a natureza organizacional, procurando racionalizar tudo e todos, e também não considera o ambiente em que se insere, vendo-a como um sistema fechado.

19 Desempenho Gerencial A burocracia é uma forma de administração
sujeita ao exagero de regulamentos e controles, que podem tornar o sistema ineficiente em relação aos objetivos a alcançar Risco para a Empresa A burocracia é uma forma de administração sujeita ao exagero de regulamentos e controles, que podem tornar o sistema ineficiente em relação aos objetivos a alcançar Risco para a Empresa

20 Desempenho Gerencial Conseqüências do Sistema Burocrático
Processo Decisório: No sistema burocrático, as decisões estão centralizadas no topo da hierarquia. As regras têm prioridade sobre o conteúdo tratado. No conceito popular, as pessoas passaram a chamar de burocracia não o sistema, mas os seus defeitos.

21 Desempenho Gerencial Burocracia virou sinônimo de ineficiência,
excesso de regras e exigências que emperram soluções que poderiam ser obtidas prontamente. As medidas para desburocratizar estão sempre na pauta de prioridades, para que a empresa se veja aliviada dos excessos. A melhor forma de acabar ou diminuir a burocracia é delegar poder decisório aos subordinados.

22 Desempenho Gerencial Escola Estruturalista
Assim como a Burocrática, a Escola Estruturalista percebeu o conflito entre a Escola Clássica e a Escola de Relações Humanas. Procurou então determinar uma teoria mais abrangente, que levasse em consideração tanto a organização formal estudada pela primeira como a teoria informal estudada pela segunda. Era necessário ver a Empresa como uma organização complexa, com grande interação social, da qual fazem

23 Desempenho Gerencial parte vários grupos sociais, que nem sempre têm os mesmos objetivos que a organização. Outros fatores vêm da influência de outras ciências, principalmente da Sociologia, nos estudos das organizações. Entre os teóricos que trouxeram novas idéias, podemos destacar Levy Strauss, Karl Marx e Max Weber. A Escola Estruturalista se preocupa com o todo, com a interdependência entre as partes que formam o todo e que faz com que esse todo seja maior que a soma das partes.

24 Desempenho Gerencial A extrema rigidez da doutrina burocrática não tardou a incomodar os estudiosos da teoria administrativa, que passaram a buscar caminhos alternativos ao modelo burocrático. O estruturalismo surgiu como vertente ideal, por entender que as organizações são sistemas abertos e que a burocracia limita o universo de ação, estrangulando a capacidade criativa e produtiva.

25 Desempenho Gerencial A Escola Estruturalista estuda as organizações
concentrando-se principalmente em sua estrutura interna e em sua interação com outra organizações. Esta escola objetiva um estudo muito mais amplo das organizações, abordando aspectos até então tratados isoladamente em cada uma das teoria anteriores, Clássica, de Relações Humanas e Burocrática.

26 Desempenho Gerencial A Escola Estruturalista ampliou o conceito de
organização. Enquanto as Escolas Clássica e de Relações Humanas se preocuparam com as fábricas, a Estruturalista, além das fábricas, analisou empresas dos mais diversos tipos, como prestadores de serviços, comerciais, militares, religiosas, filantrópicas, etc....

27 Desempenho Gerencial Considerando-se principalmente as grandes
organizações, em razão de seu tamanho e complexidade, é evidente que não existem Empresas iguais, porém elas contam com certas características semelhantes, que possibilitam classificá-las em determinados tipos de organização. Amitai Etzioni assim, classificou:

28 . Organizações Coercitivas;
Desempenho Gerencial . Organizações Coercitivas; . Organizações Utilitárias; .Organizações Normativas PESQUISA

29 Desempenho Gerencial Um dos nomes da Escola Estruturalista, o cientista social Amitai Etzioni, acredita que as organizações são unidades sociais formadas para atingir objetivos específicos, caracterizadas por um conjunto de relações sociais criadas com a intenção de obter relações estáveis entre as pessoas, para alcançar os objetivos estabelecidos.

30 Desempenho Gerencial Modos de ver e conceber uma organização Racional
Natural

31 Desempenho Gerencial Racional: Vê a organização como um sistema
fechado, racional, buscando a certeza e a previsibilidade. Aspectos organizacionais são concebidos para atingir a mais alta eficiência, com ênfase no planejamento e no controle.

32 Desempenho Gerencial Natural:
Organização vista como um sistema aberto, um conjunto de partes independentes e interagentes, que possuem ligações entre si e com o seu ambiente. Seu objetivo é a sobrevivência e, por estar aberto à influência do ambiente, não existe certeza sobre seu funcionamento, pois o ambiente, normalmente, não é passível de controle, podendo tornar-se imprevisível, dando a característica da Empresa informal.

33 Desempenho Gerencial Amitai Etzioni, um dos que mais se destacou como
estudioso e escritor da Escola Estruturalista, formou-se em sociologia, no ano de 1958, em Jerusalém. Foi professor da Universidade de Columbia, EUA e autor de alguns livros. Destaca-se na sua obra a visão das estruturas – com o homem muito dependente delas. O ser humano acaba prisioneiro das organizações, pois depende delas para nascer, viver e morrer.

34 O estruturalismo vê a organização interagindo com o meio externo
Desempenho Gerencial EMPRESA AMBIENTE EXTERNO O estruturalismo vê a organização interagindo com o meio externo


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