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Treinamento em Cascata – uma forma de garantir a eficácia dos processos de capacitação no mercado da Aviação.

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1 Treinamento em Cascata – uma forma de garantir a eficácia dos processos de capacitação no mercado da Aviação.

2 Características da aviação:
Mercado altamente dinâmico; Informações em excesso e muito voláteis; Comunicação difícil; Agilidade; Órgãos reguladores; Competitividade – excelência nos serviços; Tempo escasso.

3 Características dos alunos:
Público jovem; Segundo grau completo/cursando superior; Turn-over; Diversidade cultural.

4 Treinamento em cascata
Trata-se de uma forma de identificar deficiências, corrigi-las imediatamente, reciclar equipes e garantir a qualidade dos serviços com pouco investimento e ganho de escala. EDUCAÇÃO CORPORATIVA

5 Conceito: “Treinar o Treinador”; Envolver todos os níveis da cadeia hierárquica nos processos de capacitação.

6 Definição: 1º Iniciar as ações de treinamento com o topo da cadeia hierárquica. 2º Treinamento dos multiplicadores.

7 Objetivos Redução de custos, aumentando o número treinados;
Desenvolvimento e reciclagem contínuos das equipes, Otimização do trabalho dos líderes; Comprometimento de todos nos resultados; Melhoria do fluxo de comunicação; Aumento do conhecimento, motivação e consequentemente retenção de empregados; Agilidade em mensurar os resultados das ações de treinamento.

8 Aplicação

9 PONTOS FORTES: Envolvimento de vários níveis; Redução de tempo aulas presenciais Otimização dos investimentos; Possibilidade de aplicação prática da teoria; Maior absorção e retenção dos conhecimentos; Reciclagens contínuas e desenvolvimento das equipes; Desenvolvimento de líderes; Oportunidade de feedbacks contínuos e imediatos; Visualização imediata de qualquer falha no processo de capacitação.

10 PONTOS FRACOS: Contato menor com os últimos níveis da cadeia hierárquica; Os empregados não iniciam as atividades com todos os conhecimentos necessários; Dificuldade em controlar os treinamentos ministrados pelos líderes; Dificuldades de acompanhamento em curto prazo das informações transmitidas pelos líderes;

11 OPORTUNIDADES: Comprometimento dos vários níveis hierárquicos; Redução da carga-horária de treinamento na Academia; Empregados disponibilizados para a escala em menor espaço de tempo; Possibilidade de investimentos com mais atividades de capacitação; Melhoria nos processos de comunicação;

12 OPORTUNIDADES: Aumento da motivação e diminuição do turn-over; Melhoria nos níveis de eficiência operacional; Melhoria na qualidade dos serviços prestados; Facilidade em mensurar os resultados das ações de treinamento; Ganho de espaço na Academia devido à menor necessidade de utilização de salas de aula.

13 AMEAÇAS: Envolvimento insuficiente do Gestor (topo da cadeia hierárquica) no processo; Comprometimento insuficiente dos líderes-multiplicadores no processo de capacitação de seus liderados; Não cumprimento das orientações e procedimentos fornecidos pela Universidade corporativa aos líderes; Não realização dos feedbacks necessários por algum degrau da cadeia hierárquica;

14 AMEAÇAS: Dificuldade em controlar a quantidade de treinados e a veracidade destas informações; Dificuldade em controlar imediatamente a qualidade dos treinamentos ministrados pelos multiplicadores; Líderes com informações desatualizadas em relação às ministradas nos treinamentos; Falta de tempo devido à rotina aeroportuária.

15 Responsabilidades: Dos Gestores; Dos Multiplicadores; Da Academia

16 Indicadores de resultados:
Avaliação de reação dos alunos em relação aos: - Treinamentos ministrados pela Academia; - Treinamentos ministrados pelos líderes; - Suporte fornecido pelos líderes. Avaliação de retenção após o término do treinamento teórico na Academia;

17 Indicadores de resultados:
Avaliação de retenção após o período de treinamento in-loco; Nível de eficiência operacional individual; Nível de eficiência operacional de uma equipe; Turn over de uma equipe (este indicador deve ser utilizado em médio prazo)

18 Considerações finais e Conclusão

19 Treinamento convencional
Educação corporativa O aluno se dirige ao departamento de treinamento O instrutor se direciona a demanda Material disponibilizado impresso Material disponibilizado impresso ou eletrônico Retenção de atividades Delegação de tarefas Centralizado Descentralizado Treinamento comum para todos os empregados de uma mesma área Treinamento específico para as necessidades dos empregados Desenvolve as potencialidades natas Desenvolve habilidades inatas

20 Treinamento convencional
Educação corporativa Conteúdo é o que importa Conteúdo aliado às estratégias A atualização das informações é lenta A atualização das informações é rápida Instrutores resistentes as mudanças Instrutores resilientes Salas de aulas presenciais Treinamento híbrido: presencial e a distancia Redução de custos Investimento voltado para resultados

21 Obrigada!


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