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Melhores Práticas Voluntariado - CEAEC

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Apresentação em tema: "Melhores Práticas Voluntariado - CEAEC"— Transcrição da apresentação:

1 Melhores Práticas Voluntariado - CEAEC

2 Equipe Multidisciplinar
Patricia Wetzel Solange Biazon Ana Maria dos Remédios Rita Quaglia Márcio Schünemann

3 Materpensene Acolhimento, apoio ao Desenvolvimento e Acompanhamento ao Voluntário do CEAEC

4 Objetivos Acolher os intermissivistas voluntários
Integrar o voluntário à proéxis pessoal e grupal Estimular a pesquisa e docência conscienciológica

5 Objetivos Criar ambiente para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos voluntários Incentivar a produção de gescons Convivialidade Sadia

6 Processo: Acolhimento
Sub-Processo: Entrevistas Impressão do kit de entrevista (ficha de entrevista e questionário médico) Deixar na Recepção do CEAEC Recolher na recepção os kits preenchidos Checar questão AVA do voluntário interessado - CEAECNet Organizar agenda dos entrevistadores

7 Processo: Acolhimento
Agendar com o interessado, por fone ou pessoalmente Entrevista pessoal, com no mínimo 2 voluntários do setor Equipe de voluntários: 1 médico, 2 psicólogas, 1 pedagoga e 1 administrador

8 Processo: Acolhimento
Entrevista Avaliação Médica Perfil do Voluntário Explicar o Modelo de Gestão do CEAEC (Gestão por Processos e Organograma) Abrir o “cardápio” Direcionamento consensual

9 Processo: Acolhimento
Entrevista Assinar o termo de adesão ao voluntariado Solicitar fotos para o crachá e ficha Confeccionar o crachá, avisar por para a retirada na recepção Inserir dados do novo voluntário no CEAECnet

10 Processo: Acolhimento
Arquivar a ficha do voluntário no arquivo (pasta suspensa) Passar para a coordenação informando sobre o novo voluntário, interesse e contatos. Enviar de Boas Vindas para todos os coordenadores

11 Processo: Desenvolvimento
Workshop: Gerenciamento de Projetos 30/Set a 02/Out/ Prof. Marcelo Nachbar

12 Processo: Desenvolvimento
Heterocrítica de Obra Útil - O Quinto Poder 05 e 06 de novembro de 2011

13 Processo: Desenvolvimento
Apoio nas trocas de coordenações Mediação de Conflitos Estar atento às comunicações subjetivas para apoiar de forma assistencial Participação nas reuniões de Intervoluntariado na UNICIN e do comitê executivo do CEAEC Atender sob-demanda Ex. Recepção – Capacitação

14 Processo: Acompanhamento
3 primeiros meses do voluntário Apresentar o voluntário à equipe Manter contato como o coordenador do setor e novo voluntário Disponibilidade para mudanças, sugestões e críticas

15 Processo: Acompanhamento
Sub-Processo: Coaching Criar condições para que o voluntario e se sinta motivado e se desenvolva . Agilizar a integração do voluntario ao grupo e ao modelo de gestão do CEAEC Criar situações para a aprendizagem Incentivo à pró-atividade e inovação Ambiente de comunicação aberto, cosmoético e de inter-confiança para feedbacks

16 Processo: Convivialidade
Motivação-Trabalho-Lazer e Amizade Passeio Cataratas – Argentina – 03/Dez/2011

17 Processo: Convivialidade
Motivação-Trabalho-Lazer e Amizade Passeio Cataratas – Argentina – 03/Dez/2011

18 Processo: Convivialidade
Motivação-Trabalho-Lazer e Amizade Confraternização – Dez/2011 – Boas Vindas aos Alemães

19 Processo: Convivialidade
Motivação-Trabalho-Lazer e Amizade Comemoração – Equipe dos Laboratórios – Maio/2012

20 Desafios Otimizar a intercooperação através da amizade sincera e convivialidade sadia

21 I Encontro dos Voluntários
18/Jun/11 – Imersão Laboratorial 19/Jun/11 – Visão Integrada do CEAEC – Apresentação dos setores – Conquistas e Desafios - Local: Hotel Harbor Colonial 19/Jun/11 - Confraternização – Pizzaria

22 Processo: Funcionários
17 funcionários e 1 estagiário 28 entrevistas para diferentes setores (Últimos 12 meses) Mediação de conflito

23 Processo: Apoio Médico
Entrevistas para voluntários e funcionários Apoio à voluntários e Funcionários Orientações a voluntários sem plano de saúde Encaminhamento AVA quando necessário

24 Pontoações – 142 Entrevistas entrevistas por mês, 1 entrevista a cada 3 dias. 87 Entrevistas para voluntariado: Início: 03/05/2011 a 22/12/2011 – 54 entrevistas em 2011 Início: 01/01/2012 a 09/06/2012 – 33 entrevistas em 2012 27 Entrevistas para troca de função, desligamento, nova coordenação, assumir novas funções: 28 Entrevistas com Funcionários:

25 Pontoações 180 Voluntários Total 118 Administrativo 80 Pesquisa – Holociclo 20 Pesquisa e Administrativo 76 Tenepessistas ( Administrativo)

26 Pontoações Equipe de Funcionários junho/2012: Limpeza: 3
Infra-estrutura: 3 Financeiro: estagiária= 3 Portaria: 4 Recepção:2 Divulgação:1 Tertuliarium:1 Epicon:1 Total = 17 funcionários + 1 estagiário

27 Desafios Encontro e Imersão Laboratorial dos Voluntários do CEAEC – Próximas versões

28 Gestão por Processos Em geral, instituições estruturadas por função apresentam dificuldades de ver os vários processos que são desenvolvidos para atender às necessidades dos “Clientes” Visão de Processo Visão Funcional

29 Visão Tradicional x Visão por Processos
Sistema de trabalho que exige novas habilidades, maior autonomia e compartilhamento de responsabilidade; Sistema gerencial descentralizado estimulando a cooperação e comunicação direta; As decisões são baseadas nas necessidades dos alunos, Intermissivistas Quebra do paradigma da visão por função, passando para a visão do todo. GESTÃO POR PROCESSOS É UMA MUDANÇA de HOLOPENSENE 22

30 Obrigado


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