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TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

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Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

2 Exercício de Negociação – O Sonho
Planejamento da Negociação O primeiro passo do Planejamento é uma correta definição do problema. Se você definir o seu real problema, as soluções aparecerão mais facilmente. O que você está realmente, interessado em resolver? Raramente um problema só tem uma solução. Use a sua criatividade e identifique todas as possíveis alternativas para resolver o seu problema. Liste-as.

3 Exercício de Negociação – O Sonho
Planejamento da Negociação Qual é a melhor alternativa que você possui para resolver o o seu problema? Se não for possível conseguir isso, qual das outras alternativas você vai tentar obter? Quando colocamos uma posição, numa mesa de negociação, ela é mais facilmente aceita pela outra parte, quando está baseada em critérios objetivos (leis, costumes, pesquisas, tabelas de preço, etc). Que critérios objetivos você vai usar para justificar a sua posição inicial?

4 Exercício de Negociação – O Sonho
Planejamento da Negociação Agora pense no outro lado: que dados você possui sobre o seu interlocutor? Informação é poder. Toda informação sobre o outro é fundamental para o sucesso da negociação. Preferencialmente, você deve levantar as informações antes da negociação. Você acha que tem informações suficientes para identificar os problemas e interesses dele? Se você acha que precisa de mais informações , planeje como vai pesquisá-las durante a negociação.

5 Técnicas de Negociação
Mesmo o melhor planejamento não garante o sucesso de uma negociação. Lembre-se: esteja sempre atento para “criar opções de benefícios mútuos”.

6 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por que negociar? INTERESSES CONFLITOS SOLUÇÃO A NEGOCIAÇÃO + Pessoais Comerciais Políticos Jurídicos Sociais Outros B

7 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
CONCEITOS “Negociação é o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências diferentes.” (Schermerhorn, 1999) “Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos.” (Neale; Chiavenato, 2004) A chave para qualquer negociação é que cada uma das partes deve tirar vantagens das concessões que se fazem.

8 Métodos de Negociação (FISHER; URY; PATTON, 1994)
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Métodos de Negociação (FISHER; URY; PATTON, 1994)

9 Barganha Posicional Baseado em Princípios AFÁVEL ÁSPERO Participantes amigos Participantes Adversários Participantes solucionadores de problemas Meta é o acordo Meta é a vitória Meta é um resultado sensato atingido de maneira eficiente e amigável Concessões para cultivar relacionamento Concessões como condição do relacionamento Separe as pessoas do problema Muda facilmente de posição Aferra-se a sua posição Concentre-se nos interesses e não nas posições Aceita perdas unilaterais para chegar a um acordo Exige vantagens unilaterais Invente opções de benefícios mútuos Insiste no acordo Insiste em sua posição Insista em critérios objetivos

10 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Etapas do processo de Negociação Planejamento: 1.1) Definição de Objetivos 1.2) Determinação da Margem de Negociação 1.3) Formulação de Hipóteses 1.4) Preparação do ambiente “Quebra de Gelo” 3) Exploração 4) Confronto 3.1) Apresentação da Proposta 3.2) Sabatina 3.3) Contraproposta 3.4) Acordo 5) Avaliação

11 1. Etapa de planejamento Estudar cuidadosamente todo o caminho a ser percorrido: coletando informações; realizando associações e; identificando táticas.

12 1.1. Histórico das negociações anteriores
Ao término de cada negociação realizar anotações associadas aos fatores mais importantes e passíveis de utilização: Interesses do nosso lado Interesses do outro lado Vantagens por nós oferecidas Vantagens recebidas

13 1.1. Histórico das negociações anteriores (2)
Conflitos verificados Termos gerais do acordo Características dos negociadores ( agressivos, egoístas, moderados, retraídos ) Dados gerais dos últimos acordos, inclusive de performance do outro lado em todos os sentidos

14 2. Etapa de execução Fase anterior : capacitação para o jogo.
Analogia: etapa de execução constitui o jogo propriamente dito

15 2.1. Contato inicial: estabelecimento do clima de negociação.
Perseguir e estimular o estabelecimento de um ambiente cooperativo. Sugestões: a partir do primeiro aperto de mão, ser atencioso com os demais participantes da reunião, preocupação com o conforto dos visitantes, lugar para sentar, papéis, lápis, água, café ou outro produto. Iniciar conversa com assuntos amenos. Transmitir segurança à outra parte, fundamental para gerar confiança em relação aos demais procedimentos.

16 2.2. Investigando os interesses e necessidades do outro lado.
Momento de confirmar a veracidade das hipóteses quanto aos objetivos dos outros negociadores. Sugestões: cautela para não revelar ao outro lado nada além do indispensável, fazer perguntas pertinentes à confirmação das premissas do nosso planejamento. Escutar mais e falar menos. Estabelecer correlação entre os interesses do outro lado e nossas prioridades.

17 2.3. Reavaliando a tática planejada.
A partir das novas informações disponíveis reorganizar a folha dos interesses harmônicos e conflitantes. Se as mudanças nos interesses forem relevantes - buscar novas alternativas.

18 2.4. Apresentando as nossas propostas
Expor um breve resumo das nossas conclusões quanto as razões e os objetivos por nós considerados representativos para ele. Apresentação clara e concisa Uso de argumentos objetivos Apresentação de argumentos subjetivos coerentes com o ponto de vista do outro. Audição atenta das objeções do outro.

19 2.4.1. Demonstração dos benefícios e vantagens.
Enfatizar os pontos principais, são mais importantes para a aceitação da proposta. Exposição clara dos benefícios com quantificação, concentrar neles a apresentação da proposta, fixando-os nas mentes dos ouvintes.

20 2.4.2. Superar obstáculos com serenidade.
Considerar legítimas e relevantes as objeções dos outros e procurar administrá-las cuidadosamente, para não inviabilizar o negócio. Se o impasse começar a comprometer o restante da negociação -> mudar o foco da discussão para outros tópicos, voltando ao problema atual em momento mais oportuno. Não transferir para as pessoas a pressão e o rigor que deve ser exercido exclusivamente sobre o ponto de divergência.

21 2.5. Fazendo o acordo A superação bem sucedida das etapas anteriores propicía como consequência lógica do processo a seleção de uma das alternativas já apresentadas. Indagar se todos compreenderam perfeitamente a proposta apresentada, as eventuais adaptações nela efetuadas, os benefícios e vantagens, assim como as responsabilidades assumidas. Convidar os participantes à celebração do acordo, perguntar se todos estão de acordo com a solução adotada.

22 2.5. Fazendo o acordo. (2) Nessa hora poderão surgir eventuais reivindicações de pequena monta: Demonstrar resistência -> para que o outro lado valorize a solicitação efetuada. Solicite um benefício -> buscar como contrapartida alguma vantagem adicional.

23 3. Etapa de controle Muitos negociadores julgam a obtenção do acordo ser o final do processo  erro que pode ocasionar grandes prejuízos em razão do descumprimento de compromissos assumidos. Deve ser executada por cada uma das partes. O follow-up dos itens acordados, por exemplo,é uma das fases mais importantes do processo.

24 3.1. Controle dos nossos compromissos no negócio.
Tudo o que propusemos realizar no acordo deve ser concretizado. Acompanhar no âmbito da nossa empresa, todas as providências, previstas em contrato. Entrar em contato imediato com os demais envolvidos no negócio, se por razões alheias à nossa vontade percebemos a impossibilidade de cumprir alguma cláusula do acordo.

25 3.2. Controle dos compromissos dos outros.
Vale o mesmo critério para o outro lado Fazer acompanhamentos periódicos para determinar se o grau de desenvolvimento é compatível com o que foi previsto. Vantagens para acompanhamento “in loco” Maior poder de pressão Detecção de falhas quando ainda podem ser corrigidas Interação entre as partes.

26 3.3. Registro dos resultados do acordo.
Efetuar o registro correspondente para o nosso banco de dados. Comparação entre as condições previstas e as execuções. Quesitos mais importantes: Cumprimento dos prazos propostos; Qualidade do material entregue ou do serviço prestado; Manutenção das condições previstas.

27 Técnicas de Negociação
A Preparação: Quem são as partes? Qual é a questão? O que se quer? O que as outras partes querem? Metas para o Negociador: O melhor acordo possível; Relacionamentos fortalecidos entre as partes; Aprender a cada negociação.

28 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Estilos e táticas

29 Princípios: Não reaja a provocações; Ganhe tempo para pensar;
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Princípios: Mantenha-se nas suas metas; Não reaja a provocações; Ganhe tempo para pensar; Não decida à mesa; Quebre condicionamentos; Esteja preparado; Surpreenda. Não rejeite, reformule; Declare seu interesse e não a posição; Ouça mais, fale menos; Use um parceiro; Faça intervalos/neutralize ataques; Crie credibilidade e opções.

30 Dicas práticas: “Don´t”: “Do”:
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Dicas práticas: “Don´t”: Não faça demasiadas concessões no início; Nunca diga “nunca”. Leve seu tempo para pensar nas coisas; Não ridicularize a outra parte; Não interrompa a outra parte; Não faça reuniões com mais de 2 horas. “Do”: Faça propostas com espaço para manobras; Tente descobrir qual é a posição da outra parte; Seja flexível para adaptar-se a situação; Extraído do site do Jornal Expresso, seção Caderno de Empregos. Link:

31 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Referências Bibliográficas FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como chegar ao Sim: a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1994 SCHERMERHORN, Jr., John R. Fundamentos do comportamento organizacional. Porto Alegre: Bookman,1999 CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. COSTA, Roberto F. Negociação para compradores. São Paulo: Edicta, 2003 SANER, Raymond. O negociador experiente. São Paulo: Ed. Senac., 2004


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