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Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

3 Como fazer negócio com a China?
Oportunidade ou Ameaça ? Como fazer negócio com a China?

4 Política como alma da lei 1949-1978: “rule of man” renzhi zhuyi
A política esta à frente do sistema legal Apoio à codificação das leis = sinal de oposição ao sistema socialista “igualdade perante a lei” = benevolência para com os inimigos de classe Perseguição aos desafetos Excessos cometidos durante a Revolução Cultural As pessoas que faziam parte do partido-estado se colocavam acima das leis

5 Reformas de Deng 1978-hoje: “rule of law” fazhi zhuyi
O partido continua como força motriz do sistema Repensamento do papel das instituições legais a partir da sociedade Reconhecimento dos direitos do cidadão Governar o país por meio de um sistema legal cristalizado.

6 Deng “igualdade perante a lei”
“É melhor ter leis do que não tê-las, e é melhor se o processo (de fazê-las) for rápido do que lento” Traria estabilidade e previsibilidade às ações do Estado. Evitaria o perigo que o renzhi gerava ao centralizar o poder nas mãos de um ou de um grupo reduzido de líderes. Erradicação dos resquícios da Revolução Cultural, Reestruturação do sistema legal do país, Rápido desenvolvimento da economia

7 Necessidade Crescente internacionalização da economia
Predominantemente: área cível e comercial. Suas leis passaram a ter que seguir padrões internacionais, garantindo princípios da livre concorrência, contratos e propriedade intelectual. Formação de bons quadros com capacidade de compreender outros sistemas jurídicos.

8 Transição Falta de experiência e aplicação da lei
Prezavam a manutenção do poder do Partido Falta de profissionalismo tornou falha e ineficiente a análise dos sistemas jurídicos estrangeiros. As leis até então em vigor, feitas para uma economia planificada, tinham pouca utilidade no desenvolvimento de uma economia de mercado. Traria segurança institucional contra mudanças na liderança política, porém assegurando a influência do Partido.

9 Meio 2002: cerca de 200 juízes foram enviados a HK
8.500 freqüentaram cursos sobre litígios de comércio internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Pequim Abriu espaço para a crescente influência do direito romano-germânico, notadamente utilizado por Macau Assim como “common law”, cuja fonte principal de influência é Hong Kong. 1996: sancionada a lei sobre os advogados, que cria oficialmente essa profissão, significando um marco para o desenvolvimento do rule of law no país.

10 Hoje Três principais instituições envolvidas no processo de elaboração de leis: o Comitê Central, o Congresso Nacional do Povo e o Conselho de Estado e os ministérios O Partido ainda detém o poder. O processo de criação de leis parece estar bem mais democrático. Ainda é cedo para se afirmar com clareza se o Partido conseguirá ou não manter as rédeas de todo o sistema, principalmente com opiniões destoantes dentro de sua própria estrutura, e a dispersão do processo de formulação de regras.

11 Quadro dos profissionais
o número de advogados e juízes ainda é pequeno, 2002 :um juiz para cada sete mil habitantes, Um advogado para cada onze mil habitantes Tem mais juízes que advogados (esta profissão foi criada há apenas dez anos) há uma concentração de advogados nas cidades grande número de juízes e promotores tem formação limitada na área, governo começou a exigir que juízes, promotores e advogados fizessem exames conjuntos, numa tentativa de nivelar o conhecimento jurídico dos profissionais da área. baixos salários geram incentivos à corrupção.

12 Conclusão O sistema jurídico chinês parece ser um dos pilares de sustentação do poder do PCC sobre o país; Fazhi zhuyi, nos moldes ocidentais, traz sérios riscos àquela organização. Conflito: Trade off enfrentado pelo Partido, continuar as reformas, permanência no poder, sucesso econômico e a fragmentação gradual de sua liderança. Crescente uso da lei, aumentará a consciência do povo sobre sua relação com o Partido, as ações deste acompanhadas de forma mais clara. Resta saber como o PCC e as demais instituições do Estado se relacionarão entre si e com os chineses.

13 Importância da China PIB: cresceu 10,7% a/a, em 2006;
4ª maior economia mundial, reserva de US$ 1,03 trilhão; Taxa de juros interna: 2,52% a/a para empréstimos Consumo: 2º em petróleo, 1/3 de aço, 50% do cimento mundial; 450 das 500 maiores empresas do mundo estão na China; Entrada na OMC em 2001.

14 Exportação do Brasil? I Maioria de baixo valor agregado;
Exportador brasileiro precisa nomear uma empresa para importar com conta em moeda estrangeira para atuar como Agente de distribuição; Pequenas empresas: dificuldades para emissão de L/C; A China controla importação: Licenças, cotas, inspeção, qualidade e condições sanitárias.

15 Exportação do Brasil I Produtos difíceis de exportar: Fibra acrílica
Equip. de ar condicionado Compressor de ar Cereais Veículos e peças automotoras Borracha natural Fibra de poliéster Fio de poliéster Açúcar Tabaco e afins Óleos vegetais Pneus Vinhos.

16 Importação do Brasil I

17 Importação do Brasil II: Produtos
Diversificada, alto valor agregado; Produtos piratas: 25% do total exportado; Eximbank da China: visão política, com melhores taxas; 6 bancos comercias financiam exportação: taxas mais altas; Bancos estrangeiros: emitem L/C resgatáveis e L/C standing by. “Se inventamos o papel, a tinta, os fogos de artifícios e nunca recebemos um centavo de Royalties do Ocidente, por que teríamos que pagar pelo uso de invenções ocidentais?”

18 Importação do Brasil III Vantagens e Desvantagens
Produtos baratos da China - controle da inflação; Redução dos custos de investimento das indústrias; Produtos chineses: economia de US$ 600/ano para o consumidor norte-americano; Classe mais baixa: maior acesso a produtos, como DVD. Ameaça às indústrias locais. CAPITAL PARA ABRIR UMA TRADING NA CHINA: exportador, US$ ; importador com sócio chinês, US$ 1mi; importador sem sócio chinês, US$ 1,5mi. Desvantagens

19 Abertura econômica - início 1978
Princípios para incentivar a produção, investimento em: Infra estrutura: 5% do PIB; Energia: 30 novas usinas nucleares até 2016; Incentivo à exportação: juros baixos, outros incentivos ; Atração de empresas estrangeiras: tapete vermelho; Tecnologia: pagamento de até US$ 10 mi para levar um cientista à China; Alta tecnologia: exigência de que seja em joint-venture; Atualmente, 70/80% das exportações são realizadas por empresas estrangeiras; Investimentos estrangeiros em 2006: US$ 63 bi, 4 x mais que no Brasil.

20 Densidade demográfica

21 Áreas de Desenvolvimento
Indústria pesada, agricultura. Setor de minerais, turismo e petróleo, pecuária e ovicultura. Centro político, cultural, comercial, financeiro, agrícola. Agricultura, sericicultura, Cultura de pérola, piscicultura. Agricultura-Fruticultura, Horticultura, portos Porto, comércio,finanças, Logística,construção, Indústria em geral, petroquímica.

22 Facilidades para investimento estrangeiro
Isenção de IR de 15% por 2 a 5 anos; renovável 50%; Exportador pode ter restituídos 15%, 13% ou 5% do IR; Em 5 anos, pode haver reembolso de até 40% do investimento; Em 10 anos, pode haver devolução do imposto pago do 5º ao 10º ano; Imóveis: doação e 3 anos sem imposto, 1,2% do imóvel; Pessoa Física: desconto de US$ 500 da base de cálculo de IR. INCENTIVOS DEPENDEM DA ATIVIDADE E DA REGIÃO

23 11º Programa Qüinqüenal - 2006-2010 Assembléia Popular Nacional
Em 2005: tensões entre a população rural; rebeliões, 38 mi de pessoas; PRIORIDADE: reduzir a disparidade entre campo e cidade; investimento de US$ 42 bi em saúde, educação, previdência no meio rural; REDUÇÃO DA POLUIÇÃO: importação de tecnologia e equipamentos brasileiros; NOVAS FONTES DE ENERGIA: etanol em fase experimental; demora de 1 a 3 anos para maturação.

24 11º Plano Qüinqüenal - 2006-2010 Índices econômicos esperados:
PIB de US$ 3,2 tri, em 2010, e de US$ 4 tri, em 2020; PIB: crescimento de 7,5% nos próximos 5 anos; Sistemas de saúde: cooperativas, de 23% para 80%; População urbana: de 41% para 47%; Educação: de 2,7% para 5% do PIB; Previdência social urbana: 174 mi para 223 mi de pessoas. Fusão das 180 maiores estatais em apenas 80 Ex: Lenovo comprando PC da IBM. (IBM não é estatal) Aquisição de tecnologia e mercado. ???

25 Consumidor chinês Classe média: 1/5 da população;
Renda per capita urbana: US$ 1.300; rural: US$ 400; Taxa de poupança elevada: 50% PIB; Acesso restrito à saúde ; Vaidosos; (Cosméticos? Produtos de beleza? Supérfluos?) Apreciam gastronomia; Gostam de produtos de marca e de luxo; Alto poder aquisitivo  6 a 8 x maior que o Brasil; Necessidade de consumo por demanda reprimida.

26 Consumidor chinês Dificuldade de acesso à boa educação;
Menos de 10% da população tem seguro-saúde; Aposentadoria em implantação inicial: sustento dos pais idosos é obrigação filial; Pessoa/carro: 47 na China; 8 no Brasil e 1,2 nos EUA; Número de acidentes é grande; um fator: novos motoristas; Turismo: 31 milhões viajaram para exterior em 2005. Entrada de 250milhões de consumidores em 2005; Crescimento da demanda de energia, matérias-primas, alimentos, serviços, tecnologias; Aumento das vendas a varejo: 13% em 2005. Conclusão

27 Investimento no Brasil Visão chinesa
Projetos de matérias primas: apenas ferro, petróleo; Não tem política para investir em soja; Controle rigoroso de remessa de dólar para o exterior; Impressões negativas do Brasil: violência, CLT, instabilidade econômica, câmbio instável, imposto alto; Descrédito até de bons bancos tensões entre a população rural : BB, Itaú; (Itaú-BBA em Shanghai) Investimentos para apoiar exportação: Gree, Huawei, SVA; Investiu até hoje no Brasil apenas US$ 159 milhões.

28 Negociar com chinês é difícil! Por quê?
Comunicação com tradutor, perde o feeling; Em geral, não espere acordos rápidos; perguntas infindáveis; Negociadores exímios, com visão estratégica; Senso de oportunismo e sobrevivência, buscam vantagens; Preferem negociar com empresas do mesmo porte; Analisam e checam tudo que você fala; Em geral, respostas indiretas; Medem forças: decisão ocorre no último minuto; Ocidentais: menos pacientes, mais transparentes; em geral, não abertos para a cultura oriental. “Tempo é tempo” e “dinheiro é dinheiro”. Paciência é sinônimo de caráter forte;

29 Perfil de executivo chinês
50 anos, origem modesta; muitos não falam inglês; Participou e sobressaiu na revolução cultural; Pertence ao Partido Comunista; Centralizador, autoritário, arrogante, desconfiado; precisa de auto afirmação; Quer demonstrar o poder que detém; Nunca diz que não sabe; Excelente uso da neurolinguística; Usa o “Guanxi” (pistolão) para atingir objetivos; Em geral, acha que não precisa respeitar a etiqueta social dos estrangeiros; Comanda a reunião.

30 Negociando com chinês: desafios
Não demonstra interesse pelo produto ou serviço; Não demonstra emoção; sinal de autocontrole e virtude; Trata de explorar as mínimas contradições; Ceticismo e erros de percepção dele; Grupos diferentes de negociadores a cada reunião; Períodos longos de inatividade. Confiança: gentis, recíprocos, abertos a concessões mais fáceis; Confiança questionável: usam táticas manipuladoras e dissimuladas para obter vantagens; Sob pressão e em desvantagem, causam dificuldades; tratam de alterar acordos já firmados. Evolução da Negociação

31 Contrato: visão chinesa
Símbolo da harmonia das relações entre as partes; Nada do que está escrito no contrato é imutável; As coisas mudam, mas a confiança não; A relação é uma negociação contínua; os contratos devem ser modificados para ajustes (do meio???); Advogado, mal dos ocidentais (mas são cada vez mais numerosos na China); Encare o contrato como carta de intenções; Problemas: sentar-se frente-a-frente, ou solucionar através de “Guanxi” (pistolão); Como não há uma justiça capaz de ajudar (agora há), apoiar-se no confucionismo (já era): ganhar a longo prazo; Se levar advogado para reuniões, use consultor; Apenas uma pessoa assina dentro de cada empresa; Arbitragem em HK. Sugestões:

32 Sugestões Exportação: Alimentos; Cosméticos;
Serviços: saúde, educação, consultoria, marketing, Bom gosto: roupa, decoração, calçados, biquínis; Produtos: controle de poluição; Etanol: dentro de um a três anos; Ferro, soja, níquel, outros metais: difícil. Importação: Equipamentos, manufaturados, eletroeletrônicos, vestuário, calçados, brinquedos, etc. Meio: Presença de uma trading de confiança, que conheça os dois mercados e assuma o risco China; Investir em marketing. Ex: Tequila e cerveja Sol (do México), tabaco e castanha de caju (dos EUA), todos entraram na China.

33 Chaves para sucesso I “Guanxi”: complexa rede de relações indispensáveis ao funcionamento social, político e organizacional na China, um “intermediário” (pistolão) de confiança; Chinês gosta de fazer negócio com chinês; Não perguntam quem você é, mas quem você conhece ou a que grupo pertence; Visite a China em grupo; Evite profissionais menores de 35 anos; “Quebre o gelo” antes de iniciar o negócio (com banquetes); Preconceito contra mulher (é maior no Interior); Pesquise bem, conheça o mercado e o local; Conheça os programas do governo chinês; Contrate bons intérpretes; Invista na região litorânea: maior maturidade, menor risco.

34 Chaves para sucesso II MILAGRE NÃO EXISTE! Escolha do parceiro;
Nunca entre sozinho na China, alto risco; Não espere dos chineses um comportamento ocidental; busque entender a cultura chinesa; Projetos médios e grandes precisam de apoio político; PACIÊNCIA: em geral, contrato leva 6-18 meses. Jeitinho brasileiro não tem vez; mas, alguns setores já se agilizam; Sem conhecimentos apropriados, fazer negocio na China pode ser um convite ao fracasso. MILAGRE NÃO EXISTE!

35 Conclusão Dificuldades x potencialidades;
Poucas empresas grandes brasileiras estão na China; Se bem que importante, o mercado chinês ainda não é atacado com agressividade pelas empresas brasileiras; Intercâmbio cultural ainda muito restrito; Exportador brasileiro não investe, não tem persistência nem visão de longo prazo; Desafio do Brasil: diversificar a pauta de exportações; Governo brasileiro: discussão 1,1% da importação total da China: escovas, etc Planejamento econômico da China é mais maduro, flexível e eficiente que o do Brasil.Temos que aprender com ela; Trabalho de planejamento deve ser iniciado já, com participação de todos: empresários, governo,escolas; Visão de longo prazo e muita paciência.

36 Agradecimentos Referências Bibliográficas:
Sr. Chen Duqing - Embaixador da China no Brasil Sr.João Mendonça - Cônsul do Brasil em Shanghai Sr. Maurício Alvarenga - Trading Factum Mr. Wen Hou Ting e Tian Weimin - Tenwin Consultoria de Macau em Beijing Tendência Consultoria Referências Bibliográficas: The Chinese Century - Oded Shenkar; A Arte da Guerra: Suntzu Sun Pin; O renascimento do Império China - Cláudia Trevisan; Negócios com a China - Tom Chung; São Paulo, 28 de Fevereiro 2007.

37 Chao En Hung V. de Oliveira
SOLIDEZ CCTVM LTDA Chao En Hung V. de Oliveira


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