Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenato Monteiro Alterado mais de 9 anos atrás
1
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
Escola Secundária Dr. José Afonso 2 de Março 2011 João Narciso
2
Educação de Adultos Dar resposta aos baixos índices de escolarização dos portugueses, através da aposta na qualificação da população. Quatro vertentes: - RVCC - Cursos EFA - Ensino Recorrente - Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação (DL 357/2007)
3
Cursos EFA Surgiram em 2000 Modelo aberto e flexível
Destinados a activos empregados e também desempregados, maiores de 18 anos.
4
TIPOS DE FORMAÇÃO DOS CURSOS EFA
DUPLA CERTIFICAÇÃO Escolar (B1, B2, B3 ou NS) Profissional (Nível 1, 2 ou 3) (4º nível de qualificação – Portaria nº 782/2009, de 23/7)
5
COMPONENTE DA FORMAÇÃO DE BASE
3 Áreas de Competências-Chave (cf. RCC-NS): Cidadania e Profissionalidade (CP) Sociedade, Tecnologia e Ciências (STC) Cultura, Língua e Comunicação (CLC) “áreas gémeas” Em regime co-docência “par pedagógico”
6
Núcleos Geradores / UFCD
CP (Ref. Formação) CP = 8 UC (Ref. CC) STC CLC STC = CLC = 7 UC Liberdade e responsabilidade democráticas Processos sociais de mudança Reflexão e crítica Processos identitários Deontologia e princípios éticos Tolerância e mediação Processos e técnicas de negociação Construção de projectos pessoais e sociais Direitos e Deveres Complexidade e Mudança Reflexividade e Pensamento Crítico Identidade e Alteridade Convicção e Firmeza Ética Abertura Moral Argumentação e Assertividade Programação Equipamentos – princípios de funcionamento Sistemas ambientais Saúde – comportamentos e instituições Relações económicas Redes de informação e comunicação Modelos de urbanismo e mobilidade Sociedade, tecnologia e ciência - fundamentos Equipamentos – impactos culturais e comunicacionais Culturas ambientais Saúde – língua e comunicação Comunicação nas organizações Cultura, comunicação e media Culturas de urbanismo e mobilidade Fundamentos de cultura língua e comunicação (Língua estrangeira – iniciação) (Língua estrangeira – continuação) Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST) Ambiente e Sustentabilidade (AS) Saúde (S) Gestão e Economia (GE) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Urbanismo e Mobilidade (UM) Saberes Fundamentais (SF)
7
Formação de Base Para cada área de Competência-Chave CP – 8 UFCD
STC – 7 UFCD CLC – 7 UFCD As competências de cada UFCD estão definidas a partir de 4 Domínios de Referência para a Acção (DRA)
8
Domínios de Referência
DR1 – Contexto Privado DR2 – Contexto Profissional DR3 – Contexto Institucional DR4 – Contexto Macro-Estrutural
9
Elementos de Complexidade
Cada DR tem 3 elementos de comple-xidade: Identificação (Tipo I) Compreensão (Tipo II) Intervenção (Tipo III)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.