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METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Apresentação em tema: "METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Disciplina: Concepções Teórico-Metodológicas da da Educação em Saúde e Enfermagem Ana Graziela Alvarez Fernanda Lapagesse Strauch Maura Fortes Braibante Kader Scheila Biachi Marques

2 HISTÓRICO Historicamente, a formação dos profissionais de saúde tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras, fragmentado e reducionista; Separou-se corpo da mente, a razão do sentimento, a ciência da ética, compartimentalizando-se, em busca da eficiência técnica; O processo ensino-aprendizagem, tem sido restringido, muitas vezes, à produção do conhecimento, no qual o docente assume um papel de transmissor de conteúdos, e ao discente cabe a repetição e retenção dos mesmos – EM UMA ATITUDE PASSIVA E RECEPTIVA, TORNANDO-SE EXPECTADOR, SEM A NECESSÁRIA CRÍTICA E REFLEXÃO. (Mitre et al, 2007)

3 Art.14 “A Estrutura do Curso de Graduação em enfermagem deverá assegurar:
I. a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo[...]” Art. 4 “A Formação do Enfermeiro tem por Objetivo Dotar o Profissional dos Conhecimentos Requeridos para o Exercício das Seguintes Competências e habilidades gerais: VI. Educação permanente: [...] os profissionais de saúde devem aprender a aprender a ter responsabilidade e compromisso com a sua aducação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais”. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, 2001

4 O QUE É METODOLOGIA ATIVA ?
Estão alicerçadas em um princípio teórico significativo: a AUTONOMIA de Paulo Freire; O processo ensino-aprendizagem é complexo, caráter dinâmico e não acontece de forma linear; Exige ações direcionadas para que o discente aprofunde e amplie os significados elaborados mediante sua participação (participação dos sujeitos) integralidade; Exige do docente a reflexão permanente, disponibilidade para o acompanhamento, que pressupõe a emergência de situações imprevistas e desconhecidas. (Mitre et al, 2007)

5 É necessária a incorporação efetiva da educação de adultos, na qual o que impulsiona a aprendizagem é a superação de desafios, resolução de problemas e a construção do conhecimento novo à partir dos conhecimentos e experiências prévias dos indivíduos. (Freire, 1996)

6 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
“Por que limitar-se a transmitir conhecimentos se os estudantes dispõem para isto, além da imprensa escrita, inventada há mais de 500 anos, outros meios de acesso às informações? Por que não privilegiar discussões em torno de temáticas levantadas junto aos alunos? Por que não prestigiar a aquisição de mentes criativas e inquiridoras, através de debates, de resoluções de problemas extraídos da própria realidade sócio-cultural?” (Balzan apud Cyrino, 2004)

7 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
Existem “papéis” inerentes ao educador e outros ao educando ? ? ? ? ? ? ? ?

8 De acordo com Nérici, 1977 (pg. 36)
Ponto de vista do professor Ponto de vista do educando Quem ensina? Quem orienta a aprendizagem? Professor A quem ensina? Quem aprende? Educando Como ensinar? Como orientar? Metodologia Quando ensinar? Quando orientar? Fase evolutiva educando O que ensinar? O que aprender? Conteúdo Para que ensinar? Para que aprender? Objetivos

9 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
Segundo Bordenave e Pereira (2002), o professor poderá tomar os seguintes “papéis”: Instrutor Concentrador no conteúdo Concentrador no processo de instrução Concentrador no intelecto do aluno Concentrador na pessoa total

10 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
Morin (2002) reflete que: Formar espíritos capazes de organizar seus conhecimentos em vez de armazená-los por uma acumulação de saberes; Ensinar a condição humana; Ensinar a viver; Refazer uma escola de cidadania.

11 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
“ ... oportunizador das experiências necessárias, suficientemente intensas e adequadas, capazes de despertar no aluno uma atitude investigativa para fundamentar sua investigação na realidade”. Reibnitz, Prado (2006)

12 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
PRÁTICA REFLEXIVA Estamos preparados para assumir este desafio? Qual foi a preparação que recebemos para assumir o papel de professor? As disciplinas pedagógicas podem dar conta dessa preparação?

13 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR Organizar e dirigir situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens; Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; Envolver os alunos na aprendizagem, conscientizando-os de sua reestruturação de compreensão de mundo;

14 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR Aprender a ensinar a trabalhar juntos; Dominar e fazer uso das tecnologias disponíveis no seu tempo; Vivenciar e superar conflitos éticos da profissão e administrar sua formação contínua e permanente; Administrar sua própria formação como um processo contínuo

15 METODOLOGIAS ATIVAS - ABP
* Desafio para avançar nos seus conhecimentos – diálogo transformador * Valorizar experiências concretas * Motivar prática e estímulo cognitivo * Estimulo do raciocínio - levantar hipóteses, comparar, analisar, avaliar... * O aluno deverá dominar a situação apresentada

16 Dentro das metodologias problematizadoras, a problematização e a aprendizagem baseada em problemas (ABP) são duas propostas distintas que “trabalham intencionalmente com problemas para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender” Berbel,1998. Apoiadas na aprendizagem por descoberta e significativa, ambas valorizam o aprender a aprender

17 PROBLEMATIZAÇÃO Fundamenta-se na relação dialógica entre educador e educando (processo emancipatório). Construção de conhecimentos a partir da vivência de experiências significativas. Apoiada nos processos de aprendizagem por descoberta, em oposição aos de recepção. Cyrino, 2004.

18 Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP
Visão construtivista do conhecimento Apoiada na teoria piagetiana da equilibração e desequilibração cognitiva (conflitos, problemas). Piaget, 1976 18

19 PROBLEMATIZAÇÃO ABP Problema mais abrangente
Problema é apresentado pelo professor - tutor Não tem risco de perder o foco da realidade Tem risco de perder o foco da realidade. Aluno assume paciente assumindo que ele tem um problema que encontrará a solução. questionar o quanto determinada experiência mudou a compreensão, a apreensão, as atitudes e o comportamento de cada um. Compreensão dos conceitos e mecanismos básicos da ciência Professor deve pesquisar, acompanhar e colaborar no aprendizado crítico do estudante (situações imprevistas) Professor-tutor prepara-se antecipadamente; seu trabalho refere-se mais a dar seqüência aos objetivos na discussão dos problemas.

20 PROBLEMATIZAÇÃO ABP Observação da realidade
Esclarecer os termos difíceis Identificação dos pontos-chaves Listar os problemas Teorização Discussão dos problemas (Brain storm) Hipótese de solução Resumir Aplicação Formulação dos objetivos de aprendizado Busca de informações Retorno, integração das informações e resolução do caso MAGUEREZ (1970), DIAZ-BORDENAVE & PEREIRA (1995) não há a pretensão de esgotar os temas discutidos...

21 Tanto a problematização como a ABP levam a rupturas com a forma tradicional de ensinar e aprender, estimulando gestão participativa dos protagonistas da experiência e reorganização da relação teoria/prática.

22 Evolução Tecnológica Trouxe transformações profundas na sociedade, exigindo também, mudanças frente à educação e a introdução de novas idéias, como a aprendizagem contínua, independente e personalizada; Vivemos em um novo período onde a informação é vista como algo com o qual qual as pessoas interagem; Estas mudanças estão causando impacto sobre a Educação, sendo ainda um desafio para professores e alunos.

23 O Construtivismo tem sido uma abordagem teórica mais utilizada para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados, principalmente em ambientes multimídia de aprendizagem; A flexibilidade dos recursos tecnológicos e informacionais permite a inserção de variadas metodologias educacionais, inclusive as metodologias ativas (Flávia Rezende, 2002).

24 Os ambientes de e-learning constituem uma das modalidades para aplicação de metodologias de ativas de ensino-aprendizagem; Materiais didáticos e-learning são utilizados para o ensino a distância (úteis também no ensino presencial), uma vez que o ponto crucial é a prática (a interatividade); Metodologias ativas = desafio ao professor e para o aluno

25 RCP e ABP Dissertação de Pedro Sardo (UFSC, 2007)
Disponível em:

26 Projeto LEVI – Laboratório de Ensino Virtual (UFGRS)
Disponível em:

27 Salas de aula virtuais

28 Virtual Nursing Education in
Second Life Disponível em:

29 Second Health – Emergency & Specialist Care
Disponível em:

30 Ausculta cardíaca Disponível em:

31 Ausculta Pulmonar (UNIFESP)
Disponível em: http//

32 Virtual Knee Surgery Disponível em:

33 “Não sabemos todas as respostas, mas sabemos o suficiente para iniciar mudanças”
Elisa Wolynec (2007)


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