A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO VAREJO José Roberto Resende – julho/09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO VAREJO José Roberto Resende – julho/09."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO VAREJO José Roberto Resende – julho/09

2 É um programa sistemático e ético para coletar, analisar e gerenciar informações externas que influam nos planos, decisões e operações de uma empresa. (PASSOS, Alfredo; 2005) INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ESTRATÉGICA

3

4 MUDANÇA NO PERFIL DO CONSUMIDOR Alta Baixa Importância da Diferenciação Sensibilidade a Preço Fiéis à Marca Otimizadores do Produto (racionais) Interessados em Preço Compradores de Conveniência Fonte: Palestra Gestão de Preços e Lucratividade – John Hogan

5 GIRO MARGEM VENDAS IMPACTO NO CAIXA APERTO NO CRÉDITO LUCRO INADIMPLÊNCIA CONCORRÊNCIA CICLO VICIOSO DO VAREJO

6 Internet TV Venda direta indústria Venda telefone Lojas eletrônicas Venda porta a porta Força dos hipermercados (não alimentos) Lojas temporárias (Casas Bahia) Vendas diretas empresas de cartões CONCORRÊNCIA

7 VAREJO EM MODO SOBREVIVÊNCIA Foco anterior  Expandir, abrir lojas Tático /Operacional mais importante do que o estratégico Foco atual  performar o máximo com os equipamentos atuais (lojas, equipe, processos, etc) Investimento apenas com retorno imediato, a curtíssimo prazo

8 QUEM É A SHOPPING BRASIL? SERVIÇOS Gestão de Preços promocionais: Monitoramento das ofertas em mídia impressa (jornal, encartes e tablóides). Perfil de Crediário: Monitoramento das taxas de juros e condições de pagamento anunciadas na mídia impressa e praticadas no ponto de venda. Gestão de sites de e-commerce e e-mail marketing: Monitoramento das estratégias e variáveis comerciais praticadas pelos principais sites de e-commerce. Pesquisa de Ponto de Venda: Monitoramento das estratégias promocionais referentes a preços, condições de pagamento, status promocionais, etc. Floor Share/Shelf Space: Análise da presença das marcas no PDV (mix de produto, quantificação por produto, etc). Comprador misterioso: Pesquisas no ponto de venda e por telefone. Simulação de compra por meio de comprador oculto, apurando preço, opções de parcelamento, fidelidade à marca, etc. Empresa de inteligência de mercado, especializada no monitoramento de preços e condições de pagamento do varejo.

9 CLIENTES VAREJO E ATACADO

10 CLIENTES INDÚSTRIA DE BENS DURÁVEIS

11 CLIENTES INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO

12 CLIENTES SERVIÇOS

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 Dispersão média TOP 50: 33,60% DISPERSÃO

23 EXEMPLO DE ELETRÔNICOS - TABLÓIDES R$ 1999,00 R$ 3214,80 Diferença: 61% CarrefourCredimóveis

24 EXEMPLO DE ELETRÔNICOS – INTERNET R$ 4183,14 R$ 7199,00 R$ 4183,14 Diferença: 72%

25 EXEMPLO DE ELETRODOMÉSTICOS – TABLÓIDES Diferença: 49% R$ 299,00 R$ 445,90 Casas BahiaArmazém Paraíba

26 EXEMPLO DE ELETRODOMÉSTICOS – INTERNET R$ 999,00 R$ 1519,00 Diferença: 52%

27 EXEMPLO DE INFORMÁTICA – TABLÓIDES Diferença: 52% R$ 459,00 R$ 699,00 TV LarFNAC

28 EXEMPLO DE INFORMÁTICA – INTERNET R$ 399,00 R$ 749,00 Diferença: 88%

29 EXEMPLO DE PORTÁTEIS – TABLÓIDES Diferença: 75% R$ 173,00 R$ 99,00 CarrefourLaser Eletro

30 EXEMPLO DE PORTÁTEIS – INTERNET R$ 49,00 R$ 129,00 Diferença: mais de 100% !!

31 COMPETITIVIDADE PREÇO À VISTA – ELETROELETRÔNICOS Nesta análise foram considerados anúncios válidos de 23 de junho a 22 de julho de 2009.

32 COMPETITIVIDADE MENOR PARCELA – ELETROELETRÔNICOS Nesta análise foram considerados anúncios válidos de 23 de junho a 22 de julho de 2009.

33 COMPETITIVIDADE PREÇO À VISTA – HIPERMERCADOS Nesta análise foram considerados anúncios válidos de 23 de junho a 22 de julho de 2009.

34 COMPETITIVIDADE PREÇO À VISTA – FARMÁCIAS Nesta análise foram considerados anúncios válidos de 23 de junho a 22 de julho de 2009.

35 COMPETITIVIDADE PREÇO À VISTA – ECOMMERCE Nesta análise foram considerados apenas dados do dia 28 de julho de 2009.

36 COMPLEXIDADE DO PREÇO Quantidade de parcelas Valor da prestação Prazo para pagamento da primeira prestação Formas de Pagamento Estímulo ao uso do cartão Exclusividade Valorização do produto Criatividade Características regionais Concorrência Brindes Imagem institucional Serviços

37 QUANTIDADE DE PARCELAS

38 VALOR DA PRESTAÇÃO

39 PRAZO PARA PAGAMENTO DA 1ª PRESTAÇÃO

40 FORMAS DE PAGAMENTO

41 ESTÍMULO AO USO DO CARTÃO

42 EXCLUSIVIDADE

43 VALORIZAÇÃO DO PRODUTO

44

45

46 CRIATIVIDADE

47

48

49 CARACTERÍSTICAS REGIONAIS

50 Fonte: SP – de 4 a 7/7/2008 Fonte: DF – de 1 a 7/7/2008 Fonte: SP – de 4 a 7/7/2008

51 CONCORRÊNCIA

52

53 IMAGEM INSTITUCIONAL

54 SERVIÇOS

55

56

57

58

59 Retomada do rumo Fonte: Revista Exame – 29/07/09

60 Volume de vendas no varejo Fonte: Revista Exame – 29/07/09

61 OBRIGADO! José Roberto Resende resende@shoppingbrasil.com.br (51) 3254-0011


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO VAREJO José Roberto Resende – julho/09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google