A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA ORGANIZACIONAL FACILITADORA OU OBSTÁCULO À GESTÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL FACILITADORA OU OBSTÁCULO À GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL FACILITADORA OU OBSTÁCULO À GESTÃO
Palestrante Cid Nardy

2 TIPOLOGIAS CULTURAIS DIMENSÕES ESPAÇO PROCESSOS INTERNO PESSOAIS
IMPESSOAIS EXTERNO CID NARDY

3 VARIÁVEIS SIGNIFICATIVAS PARA A ABORDAGEM
1. PODER 2. ESTILO / LIDERANÇA. 3. CRENÇAS / IDEOLOGIAS. 4. COMUNICAÇÕES / LINGUAGEM / DIFUSÃO. 5. MISSÃO / OBJETIVOS. 6. RESISTÊNCIA / APOIO ÀS MUDANÇAS. 7. INOVAÇÃO / CRIATIVIDADE / TECNOLOGIA. 8. APRENDIZADO / DESENVOLVIMENTO. 9. HIERARQUIA / ESTRUTURA ORGANIZACIONAL / PAPÉIS. 10. RELACIONAMENTO / AFETIVIDADE / ESPÍRITO DE CORPO. 11. PRESSUPOSTOS BÁSICOS JUSTIÇA / DIGNIDADE / ÉTICA / PREMIAÇÃO E PUNIÇÕES / HONESTIDADE. 12. RITUAIS. 13. ORDEM E ORGANIZAÇÃO INTERNA. 14. PRODUTIVIDADE / DESEMPENHO. 15. RECOMPENSAS / “COMPENSATIONS”. 16. QUALIDADE 17. ASPIRAÇÕES 18. COMPETÊNCIA 19. MEIOS / ESTRATÉGIAS. 20. COMPETITIVIDADE / AJUSTAMENTO AO MEIO EXTERNO. CID NARDY

4 TIPOLOGIAS CULTURAIS ESPAÇO PROCESSOS INTERNO PESSOAIS IMPESSOAIS
PERSONALISTA CORPORATIVA PROCESSOS PESSOAIS IMPESSOAIS CONSTRUTIVISTA ADAPTATIVA EXTERNO CID NARDY

5 DESCOBERTA DAS PESSOAS CID NARDY, GEORGELAND E BETH JARMAN
CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES CRESCIMENTO FASE I FASE II FUNDAÇÃO DIVISÃO EMPREENDIMENTO FUNCIONAL DO INVENÇÃO TRABALHO FASE III FASE IV EXPLORAÇÃO NORMALIZAÇÃO SOBREVIVÊNCIA VISÃO PASSA A SER PARA REVISÃO DOS VALORES REPLICAÇÃO FOCO DA VISÃO FORA DESCOBERTA DAS PESSOAS GERENCIAMENTO DEFINIDA PELO INOVAÇÃO CRESCIMENTO COMPETITIVIDADE EMPREENDEDOR BUSCA DE RESULTADOS TRANSFORMAÇÃO FOCO DA VISÃO LÍDER “DESMONTE DA APRENDIZADO PARA DENTRO CENTRALIZADO NOVOS MODELOS MENTAIS PODER ESTRUTURA” - UEN/DIVERSOS REINVENÇÃO DA EMPRESA CENTRALIZADO ADAPTAÇÃO AO MEIO EXTERNO REDUÇÃO DE CUSTOS, ESTRUTURAS REVISÃO DE PROCESSOS INOVAÇÃO PODER CENTRALIZADO ADAPTAÇÃO: CURVAS "S" TEMPO CID NARDY, GEORGELAND E BETH JARMAN CID NARDY

6 ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL
EMPRESA EMPREENDEDOR / LÍDER  IDÉIAS, SONHOS, DETERMINAÇÕES VALORES CRENÇAS  INDIVÍDUOS  IDÉIAS, SONHOS, DETERMINAÇÕES, HABILIDADES, TALENTOS RECURSOS: FÍSICOS TECNOLÓGICOS PROCESSOS FINANCEIROS + ACIONISTAS + STAKE HOLDERS PRODUTOS E SERVIÇOS ATIVOS OBJETIVOS / REAIS CULTURA ORGANIZACIONAL SUBJETIVOS / SIMBÓLICOS CID NARDY

7 FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL ADAPTAÇÃO EXTERNA E SOBREVIVÊNCIA
FUNÇÕES INTERNAS FUNÇÕES EXTERNAS INTEGRAÇÃO INTERNA ADAPTAÇÃO EXTERNA E SOBREVIVÊNCIA 1. LINGUAGEM COMUM E CATEGORIAS CONCEITUAIS 1. MISSÃO E ESTRATÉGIAS 2. METAS 2. FRONTEIRAS GRUPAIS E CRITÉRIOS PARA INCLUSÃO E EXCLUSÃO 3. MEIOS 4. AFERIÇÃO DOS RESULTADOS 5. CORREÇÕES DE CURSO 3. PODER E STATUS 4. INTIMIDADE, AMIZADE, AMOR 5. PREMIAÇÕES E PUNIÇÕES 6. IDEOLOGIA E RELIGIÃO CID NARDY

8 ATIVOS EMPRESARIAIS OBJETIVOS (REAIS / MATERIAIS / VIRTUAIS SUBJETIVOS
(SIMBÓLICOS / NÃO MATERIAIS) FÁBRICAS IMAGEM: EQUIPAMENTOS DE MARCA. EDIFICAÇÕES DE PRODUTO. PROCESSOS DE EMPRESA / CORPORAÇÃO. POSICIONAMENTO SOFTWARES: PERSONALIDADE (EMPRESA, MARCA, PRODUTO). SISTEMAS SITES CONFIANÇA PRODUTOS / NEGÓCIOS BASEADOS EM SOFTWARES. CONFIABILIDADE VALORES (JUSTIÇA, HONESTIDADE ETC). PROPAGANDA VEÍCULOS VALOR DA MARCA (PARTE). TÍTULOS / VALORES. CULTURA DINHEIRO CLIMA / AMBIENTE DE TRABALHO. VENDAS / PDV. LUCRO SHARE OF MIND ESTOQUES. HERÓIS / ANTI-HERÓIS. MARKET SHARE. MITOS RITOS PRODUTOS / EMBALAGEM. SÍMBOLOS VALOR DA MARCA (PARTE). CID NARDY

9 INTERFERE NA LEITURA DOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO DA EMPRESA
INTERNO – CONSEQÜÊNCIAS VISÃO VALORES PRÁTICAS GERENCIAIS ESTILOS COOPERAÇÃO / CONFLITO LIDERANÇA PRÁTICAS OPERACIONAIS HABILIDADES COMPETÊNCIAS ATITUDES USO DE RECURSOS RESISTÊNCIA / ADESÃO A INOVAÇÕES FORMAS E TIPOS DE RELACIONAMENTOS MOTIVAÇÕES CRIATIVIDADE ESTRUTURA EFICÁCIA PRODUTIVIDADE CLIMA RESULTADOS PRESENTE E FUTURO DA ORGANIZAÇÃO CID NARDY

10 INTERFERE NA LEITURA DOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO DA EMPRESA
EXTERNO – CONSEQÜÊNCIAS VISÃO DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO MISSÃO DA EMPRESA IDENTIFICAÇÃO: DE OPORTUNIDADES / RISCOS NECESSIDADE DE INOVAR POLÍTICAS PROCEDIMENTOS PROCESSOS RELACIONAMENTOS COM MERCADO CLIENTES FORNECEDORES OBJETIVOS PROSPECTS ESTRATÉGIAS DINÂMICA EMPRESARIAL RESULTADOS PRESENTE E FUTURO DA ORGANIZAÇÃO CID NARDY

11 IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL
... PROPORCIONA CONSISTÊNCIA PARA UMA ORGANIZAÇÃO E PARA AS PESSOAS. ... PROPORCIONA ORDEM E ESTRUTURA PARA AS ATIVIDADES INTERNAS DE UMA ORGANIZAÇÃO: ... ESTABELECE OS PADRÕES DE RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS. ... ESTABELECE FRONTEIRAS E REGRAS BÁSICAS. ... ESTABELECE PADRÕES PARA A COMUNICAÇÃO. ... ESTABELECE CRITÉRIOS PARA A ENTRADA E PERMANÊNCIA DAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO. SCHINNEIDER, W

12 IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL
DETERMINA AS CONDIÇÕES PARA A EFETIVIDADE DOS PROCESSOS INTERNOS: ... ESTABELECE AS CONDIÇÕES PARA PREMIAÇÕES E PUNIÇÕES. ... ESTABELECE PRIORIDADES FRENTE ÀS EXPECTATIVAS. ... É FUNDAMENTAL PARA A EFICÁCIA DA ORGANIZAÇÃO. ... É FUNDAMENTAL PARA A PRODUTIVIDADE DA ORGANIZAÇÃO. SCHINNEIDER, W

13 IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL
... INFLUENCIA FORTEMENTE COMO A ORGANIZAÇÃO É ESTRUTURADA. ... FIXA O ESTILO DE GERENCIAMENTO DA ORGANIZAÇÃO. ... INFLUENCIA O CARÁTER DOS INDIVÍDUOS DA ORGANIZAÇÃO. ... DETERMINA A NATUREZA E O USO DO PODER. ... LIMITA AS ESTRATÉGIAS. SCHINNEIDER, W

14 INTERFERÊNCIA DA CULTURA “ENTENDER” O QUE É IMPORTANTE
RELAÇÕES B 2 B CULTURA 1 NEGOCIANDO COM CULTURA 2 DIFERENTES FORMAS DE: VISÃO / VALORES 1 VISÃO / VALORES 2 “LER” O AMBIENTE “VER” O MUNDO “ENTENDER” O QUE É IMPORTANTE PREÇO QUALIDADE X PERFORMANCE CERTIFICAÇÃO MODERNIDADE DESIGN X FUNCIONALIDADE SOFISTICAÇÃO CID NARDY

15 INTERFERÊNCIA DA CULTURA “ENTENDER” O QUE É IMPORTANTE
RELAÇÕES B 2 B CULTURA 1 NEGOCIANDO COM CULTURA 2 DIFERENTES FORMAS DE: VISÃO / VALORES 1 VISÃO / VALORES 2 “LER” O AMBIENTE “VER” O MUNDO “ENTENDER” O QUE É IMPORTANTE BUROCRACIA ORGANIZAÇÃO X CONFIABILIDADE AGILIDADE MIOPIA MARKETING X PERDA DE FOCO PERDA DE IDENTIDADE CID NARDY

16 INTERFERÊNCIA DA CULTURA “ENTENDER” O QUE É IMPORTANTE
RELAÇÕES B 2 B CULTURA 1 NEGOCIANDO COM CULTURA 2 DIFERENTES FORMAS DE: VISÃO / VALORES 1 VISÃO / VALORES 2 “LER” O AMBIENTE “VER” O MUNDO “ENTENDER” O QUE É IMPORTANTE CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DOS VALORES PARTILHAMENTO DOS VALORES PRODUTIVIDADE X MOTIVAÇÃO INTERNA ALINHAMENTO ESTRATÉGICO VISÃO DE RISCO / OPORTUNIDADE CONFIANÇA NA LEITURA DO AMBIENTE COMPETITIVIDADE X AQUIDADE / PROFUNDIDADE NA LEITURA DO AMBIENTE CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO INTERNA CID NARDY

17 MODELO DE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL
VISÃO / MISSÃO PRÁTICAS OBJETIVOS VALORES ESTRATÉGIAS CRENÇAS FERRAMENTAS RESULTADOS CULTURAIS ESTRATÉGICOS INFLUENCIADORES CID NARDY


Carregar ppt "CULTURA ORGANIZACIONAL FACILITADORA OU OBSTÁCULO À GESTÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google