A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório"— Transcrição da apresentação:

1 Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
Prof Cláudio Cabral

2 Processo Decisório -Reflexões
“Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”. Sêneca “A maior dificuldade do mundo não é fazer com que as pessoas aceitem novas idéias, mas sim fazê-las esquecer as velhas”. John Maynard Keynes “Quando os ventos da mudança chegarem, não construa abrigos, construa cata-ventos”. Claus Möller

3 Previsões e Decisões -História
O fonógrafo ... não tem nenhum valor comercial” Thomas Edison, referindo-se à sua própria descoberta, em 1880 “Vôo com máquinas mais pesadas do que o ar é inviável e insignificante, se não impossível” Simon Newcomb, astrônomo de renome, em 1902 “Quem, diabos, vai querer ouvir um ator falar” Harry Warner, Warner Brother Pictures, 1927 “Creio que no mundo existe mercado para uns cinco computadores” Thomas J. Watson, Presidente da IBM, 1943

4 Tomada de decisão-Conceitos
“...A escolha racional, dentre alternativas disponíveis, de um curso de ação, que se faz presente em todos os níveis da organização (estratégico, gerencial e operacional).” “...Identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.”

5 Perspectiva de recompensa
Decisão - diagrama Frustração Irritação Percepção de diferença entre situação ideal e real Perspectiva de prejuízo Interesse Desafio Perspectiva de recompensa PROBLEMA OPORTUNIDADE DECISÃO

6 Níveis de Decisão Nível individual: as pessoas estão continuamente percebendo e analisando situações e tomando decisões a seu respeito. Nível organizacional: os administradores estão tomando decisões nos vários níveis organizacionais e incentivando as pessoas a fazê-lo também, focando as tarefas e as metas a alcançar.

7 Processo Decisório e os Níveis da Organização
Institucional: Objetivos estratégicos e alta direção. Gerencial: Objetivos táticos, Captação e aplicação dos diversos recursos. Operacional: Objetivos operacionais e execução de tarefas.

8 Elementos do Processo Decisório
O Tomador de Decisão: pessoa ou grupo de pessoas que pode optar entre alternativas. O Estado da natureza: condições de incertezas, riscos e certezas do ambiente. Objetivos: resultados que o tomador de decisão quer alcançar.

9 Elementos do Processo Decisório
Preferências: critérios utilizados para escolhas. Estratégia: curso de ação / caminho a ser seguido para alcance do objetivo. Situação: contexto que o tomador de decisão pode ou não ter ciência ou domínio. Resultado: consequência de seguir determinada estratégia.

10 FATORES QUE AFETAM O PROCESSO DECISÓRIO:
COMPORTAMENTO DO TOMADOR DE DECISÕES Tempo Ética Inteligência Informação Recursos Propensão ao risco Percepção Competências

11 Tipos de Ambientes para Decisão
Ambiente de Certeza: ocorre quando as informações são suficientes para predizer (ou aproximar) resultados de cada alternativa da estratégia adotada. Ambiente de Incerteza: quando não se pode predizer com certeza os resultados. Pode-se entretanto estimar probabilidades.

12 Dificuldades no processo decisório
Incapacidade de reconhecer problemas Interpretação diferente a partir do observador Decisão precipitada Avaliação prematura ou premissas insuficientes Excesso de confiança na experiência

13 Dificuldades no processo decisório
Comprometimento prematuro Incapacidade de definir prioridades Falta de tempo Falta de experiência Confusão entre informação e opinião.

14 Conclusão Para o alcançar bons resultados, o processo decisório, deve conhecer seus ambientes, fatores, dificuldades e motivadores, visando estruturar as melhores alternativas.

15 Obrigado Até a próxima aula


Carregar ppt "Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google