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PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO À APRENDIZAGEM CONTÍNUA!

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1 PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO À APRENDIZAGEM CONTÍNUA!
 (31) ou

2 O que é? Como ajudar? DISCALCULIA :
 Profa. LUCÍLIA PANISSET TRAVASSOS. MSc.  XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

3 Para ficar por dentro… 1. Distúrbio X Transtorno X Dificuldade
3. Causas. 4. Características gerais. . 2. Definição de discalculia. 6. Processos matemáticos. 5. Fatores que interferem na aprendizagem matemática. 7. Problemas + freqüentes na discalculia. 7. Classificações das dificuldades. 9 & 10. O papel da escola e do professor na ajuda a alunos com discalculia.

4 DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
1. Distúrbio X Transtorno X Dificuldade TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM X Respostas inibidas em tarefas que exigem habilidade de leitura e memória de trabalho. Déficits em todas as medidas da habilidade de linguagem: fala, leitura e escrita.

5 DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
X TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM Disfunção frontal * (Falha na entrada do estímulo; falha na atenção seletiva; impulsividade; dificuldade visuomotora.) Disfunção parietal* (Falha na resposta ao estímulo; falha no processamento; falha na atenção sustentada; lentidão na leitura.) * *

6 Já a DIFICULDADE de APRENDIZAGEM...
É o mesmo que DIFICULDADE ESCOLAR. O problema NÃO é orgânico. É PEDAGÓGICO!

7 DISCALCULIA X ACALCULIA
Desordem neurológica específica, que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. Araujo (2006) PERDA da capacidade de executar cálculos e desenvolver o raciocínio aritmético. Roseli; Ardille (2002 ) mm

8 Do grego = dis, mal; do latin = calculare, contar.
DISCALCULIA DE DESENVOLVIMENTO Do grego = dis, mal; do latin = calculare, contar. Resultado: contando mal.

9 Transtorno de Aprendizagem da Matemática (Discalculia Escolar)
 Dificuldade específica do aprendizado da matemática. déficit na integração dos mecanismos do cálculo déficit na resolução de problemas.

10 DADOS MUNDIAIS PREOCUPANTES:
 30-60% dos alunos têm comprometimento acadêmico SEM ter dificuldade de aprendizagem.  Somente 10% das crianças com dificuldades de aprendizagem atingem escolaridade média.

11 2. DEFINIÇÃO DE DISCALCULIA:
A discalculia é um distúrbio que dificulta a aprendizagem, pois impede que o indivíduo compreenda os processos matemáticos, mesmo que ela tenha um QI normal ou acima do normal.

12 3. CAUSAS DA DISCALCULIA:
Os cientistas ainda estão procurando compreender as causas da discalculia. INDICAÇÕES de que é um impedimento neurológico congênito ou hereditário.

13 Outras causas podem ser:
LINGÜÍSTICA PSICOLÓGICA PEDAGÓGICA ou uma combinação destes fatores!

14 4. CARACTERÍSTICAS GERAIS :
DIFICULDADES COM: memória de curto prazo = prejuízo nas adições e subtrações. memória de longo prazo = prejuízo nas tabuadas e nos passos das operações matemáticas básicas. a formação de imagens mentais nos problemas matemáticos.

15 RESULTADOS DISSO: Lentidão extrema. Problemas com orientação espacial. Dificuldades para lidar com operações. Esquece o que é para fazer de lição. Dificuldade com aritmética mental. Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação de uma só vez.

16 • Falta de senso de direção (norte, sul, leste, oeste).
• Dificuldades freqüentes com os números, confundindo os sinais. • Falta de senso de direção (norte, sul, leste, oeste). • Inabilidade para dizer qual de dois números é o maior. • Melhor em assuntos que requerem a lógica mais que as fórmulas. Dificuldade com tarefas diárias. Problema para ler relógios analógicos. • Dificuldade com tempo conceitual e julgar a passagem do tempo.

17 Dificuldade mental de estimar a medida de um objeto ou de uma distância.
• Dificuldade de manter a contagem durante jogos. • Dificuldade nas atividades que requerem processar seqüencias (etapas) e sumário (leitura, escrita, sinalizar na ordem direta). Pode ter problema mesmo com uma calculadora. A inabilidade de compreender o planejamento financeiro ou incluir no orçamento. A circunstância pode conduzir em casos extremos a uma fobia da matemática.

18 5. FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA :
 Dificuldades para: a) FATORES COGNITIVOS • reter informações; • estabelecer relações; • entender os aspectos de uma situação; • tomar decisões e fazer julgamentos; • levantar hipóteses e concluir; • organizar; • transferir; • generalizar; • abstrair; • usar estratégias para resolução de problemas.

19 b) FATORES PSICOMOTORES
 Alterações em: conhecimento do esquema corporal; lateralidade; ritmo; percepção auditiva e visual; orientação espaço-temporal; coordenação visuo-motora; percepção do espaço gráfico.

20 baixo nível de concentração-atenção seletiva.
c) FATORES EMOCIONAIS  São comuns: impulsividade; imaturidade; insegurança; hiperatividade; baixo nível de concentração-atenção seletiva.

21  meio ambiente com inadequações: - rigidez, - muita cobrança,
d) FATORES AGRAVANTES  meio ambiente com inadequações: - rigidez, - muita cobrança, - falta de limites, - tensões, - conflitos… etc...  metodologia de ensino ultrapassada.

22 6. Processos matemáticos:
1. Conservação: uma quantidade de elementos sempre permanece igual, por mais que suas partes se distribuam no espaço ou adquiram formas variadas. 2. Interiorização: É a representação mental das ações concretas.  3. Reversibilidade: é a possibilidade do sujeito, fazendo uma operação inversa, voltar ao ponto inicial, não alterado.

23 7. CLASSIFICAÇÕES DAS DIFICULDADES :
1. Natural: • Conseqüência lógica, resultado da dinâmica da aprendizagem. • À medida que vão ocorrendo as aquisições, os erros vão se corrigindo naturalmente. 2. Verdadeira: O aluno não apresenta a evolução favorável que caracteriza a aprendizagem da matemática. A inteligência é normal, mas apresenta um ou vários transtornos, que não aparecem na aprendizagem de outras matérias. 3. Secundária: Aparece como sintoma de outro quadro caracterizado por um déficit global de aprendizagem.

24 8. PROBLEMAS MAIS FREQÜENTES:
Indivíduos com discalculia realmente não conseguem entender o que é pedido pela professora. • Não conseguem descobrir a operação necessária lendo um problema. Eles se complicam para diferenciar entre esquerdo e direito. É muito difícil para entenderem as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho. ???

25 EXEMPLOS: A) FALHAS NO PENSAMENTO OPERATÓRIO:
• Necessidade absoluta de concretizar as operações; • Impossibilidade de realizar cálculo mental; • Não compreensão dos conceitos das operações fundamentais da matemática; • Dificuldade no manejo da reversibilidade das operações; • Dificuldade para estabelecer as operações para resolução de problemas.

26 6+ 145 • Inversão na escrita dos numerais.
b) DIFICULDADES ESPAÇO-TEMPORAIS: • Inversão na escrita dos numerais. • Inversão na posição dos algarismos. • Falha na ordenação de colunas para montar o algoritmo 6+ 145

27 • Operar em ordem inversa (da esquerda para a direita)
54² 78 + 124 • Dificuldades para reconhecer e discriminar figuras geométricas.

28 3. Deficiência de atenção:
Pular passos de uma operação: x 12 68 • Errar sinais das operações: = 40 • Repetir um ou mais números numa série numérica: 1, 2, 4, 4, 5, 6, 7, 7, 8, 9, 10 • Intercalar um ou mais números não pertencentes à série: 2, 4, 5, 6, 8, 9, 10

29 4. Transtornos das estruturas operacionais:
Falhas no procedimento do “levar” e “pedir”, demonstrando não ter a noção do valor posicional do algarismo e a compreensão dos agrupamentos na base decimal: __ Mau encolunamento dos subprodutos: 24 x15 120 24+ 144

30 • Começar a operação multiplicando o primeiro número da esquerda do multiplicador. 351
x32 1053 702+ 8073 • Falhas no algoritmo da divisão.

31 5. Dificuldades na resolução de problemas:
a) Quanto ao enunciado do problema: Dificuldades de leitura. Dificuldade de compreensão da linguagem empregada, não pertencente ao vocabulário do aluno. Não entendimento da relação do enunciado com a pergunta do problema. b) Quanto ao raciocínio: • Dificuldade de representação mental não permitindo estabelecer as relações necessárias para a resolução do problema. c) Quanto ao mecanismo operacional: • Falhas nas técnicas operatórias. • Dificuldade de resolver a equação, ou sistema de equações montado para resolver o problema.

32 8. PROBLEMAS MAIS FREQÜENTES:
A criança não se interessa pela atividade pelo simples fato de não compreendê-la. Algumas vezes é entendido pelos pais e professores como preguiça. Auto-estima baixíssima. Ansiedade extrema. Depressão.

33  46% das crianças diagnosticadas com ansiedade ficam doentes por, pelo menos, 8 anos!
 65-85% dos presos na América do Norte e na Europa têm dislexia / discalculia ou TDAH.

34 9. O papel da escola : Adequar o meio acadêmico às necessidades individuais do aprendente, sempre que possível. Atuar junto à família, quando suas expectativas geram conflitos na aprendizagem. Encaminhar casos suspeitos de sofrerem de obstáculo funcional.

35 10. O papel do professor: Identificar o tipo de erro cometido nos processos de aprendizagem através de: Conhecer os fatores que interferem na aquisição dos conceitos matemáticos; Ter consciência dos problemas mais freqüentes na discalculia escolar.

36 Uma reflexão (quase) final…

37 PARA CONCLUIR... Se vocês só se lembrarem de uma coisa desta apresentação, guardem bem esta mensagem:

38 Recorde de público: 183.341 pessoas.
Esse total ainda é menor do que as crianças e os jovens que abandonam a escola brasileira anualmente, por terem dificuldades para aprender!… (MEC/2007)

39 A sociedade conta conosco para diminuir esta tragédia!

40 E ACREDITEM! PARA EDUCADORES, NADA É IMPOSSÍVEL!!!


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